Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Wesley Devai Rocio

PS para trabalhos gráficos???

Recommended Posts

Galera, eu tenho uma dúvida cruel, eu gosto de trabalhar com PS, eu faço tudo em PS, o que eu fizer em PS é melhor para mim, tenho mais facilidade... Tem problema eu mandar para gráfica os trabalhos em psd??? Porque o povo de gráfica só gosta de arquivo em formato vetorial? Pô o que eu faço em photoshop quando imprimo na minha impressora fica 10?! Isto é frescura deles ou eu estou fazendo algo errado?? :blink:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, eu tenho uma dúvida cruel, eu gosto de trabalhar com PS, eu faço tudo em PS, o que eu fizer em PS é melhor para mim, tenho mais facilidade... Tem problema eu mandar para gráfica os trabalhos em psd??? Porque o povo de gráfica só gosta de arquivo em  formato vetorial? Pô o que eu faço em photoshop quando imprimo na minha impressora fica 10?! Isto é frescura deles ou eu estou fazendo algo errado?? :blink:

<{POST_SNAPBACK}>

Olá!

Vou tentar ser breve, primeiramente temos que saber a diferença entre vetor e bitmap, sabendo a diferença você vai ver que a gráfica não prefere vetores e sim arquivos com alta qualidade. É legal da uma olhada os modos de impressão e cores que nós trabalhamos em casa no (micro-RGB) e os modos de cores que a gráfica trabalha (papel-CMYK)

Cada gráfica trabalha de um jeito, aconselho ligar para gráfica onde vai mandar seus trabalhos e pergunta que extensão eles preferem, arquivo aberto ou arquivo fechado, e assim vai...

Todo os seus trabalhos em Photoshop que você for mandar para gráfica mande em 300 DPI, tem que fazer o serviço do inicio em 300 dpi, não adianta começa em 72dpi e no final aumentar para 300.

Aqui no fórum imasters você encontrara todas suas duvidas, não irei responder porque o assunto e longo, mais vai em busca que você vai acha tudo.

Desculpa se compliquei :huh:

Compartilhar este post

Link para o post

beleza... eu acho que me precipitei postando isto aí... desculpe... eu já achei no fórum varias coisas sobre o assunto... O problema é que aqui na minha cidade o pessoal das gráficas olham de cara feia quando você manda em formato diferente de programas em vetor... Aqui tudo mundo usa o corel para estas coisas... Mas se eu mandar em 300 dpi tá beleza? mesmo sendo em psd ou tiff?

Compartilhar este post

Link para o post

beleza... eu acho que me precipitei postando isto aí... desculpe... eu já achei no fórum varias coisas sobre o assunto... O problema é que aqui na minha cidade o pessoal das gráficas olham de cara feia quando você manda em formato diferente de programas em vetor... Aqui tudo mundo usa o corel para estas coisas... Mas se eu mandar em 300 dpi tá beleza? mesmo sendo em psd ou tiff?

<{POST_SNAPBACK}>

Que isso cara não tem necessidade das desculpas, você postou sua duvida, só falei pra você procura no fórum porque sua duvida abrange vários assuntos.

Se o pessoal da gráfica falo pra você que pode ser Tiff ou PSD, sem problemas só não esqueça 300dpi. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

tem varios topicos pelo forum mais só resaltandocuidado com as cores tb..... pq usuarios caseiros na maioria trabalham com RGB e muitas graficas trabalham com CMYK.. o que acontece entao ?qndo tu mandar imprimir o trabalho as cores irao sair meio diferentes do que estava na tela !!!e bixo eu mando pras graficas tudo em jpg mesmo (c/ 300 dpi claro ehehhe)

Compartilhar este post

Link para o post

cara o negocio eh oi seguinte...num manda PSD nao você corre o risco dos caras mudarem teu trabalho...somanda TIF, em CMYK e 300 dpi como ja foi dito por nossos estimados colegas...e outra coisa...se quiserem tipo CDR...importa o TIF no Corel e manda...

na verdade, quando a grafica eh pequena eles gostam do corel porque eh mais simples para a saida de filme do que os arquivos PS (TIF, JPEG), tem uns trambiques, muitas vezes nem fazem fotolito, tiram as copias numa laser sem vergonha num laser film e acham que fica bom...sou contra isso extremamente.

os arquivos do PS dificultam essa gambiarra...pois eles nao tem como mudar as cores para aproveitar os laser films e tem que gastar mais com o fotolito.

dá pra usar JPG...mas na minha opiniao ele perde um pouco em relação ao TIF...

outra coisa se você fizer a arte em RGB e quando terminar mudar para CMYK...você vai ter um trabalho de quinta...vai dar problema de encaixe na hora do cara imprimir...quanto ao fundo tudo bem...mas o stextos devem ser adicionados num arquivo em CMYK e finalizado em CMYK...ou o PRETO que seria K=100, sairá nas 4 cores e você vai ter um festival de cores em volta do seu texto...rebaixando o nivel do teu trabalho em muito.

Espero ter ajudado

Falow...

Shiper

Compartilhar este post

Link para o post

Pô entaum na minha cidade os caras das gráficas são mestres nessa trambiques ai Shiper, todas as gráficas (sem nenhuma exeção) soh aceitam arquivo em formato CDR...ja fui em mais de 30 gráficas aqui e eh tudo igual..hehe....formato CDR e tudo em Curvas..hehehe..eh triste...

Compartilhar este post

Link para o post

Aí Shiper brigadão!!! Como Dieef5 falou aqui tb deve acontecer a mesma coisa eheheh.... Só aceitam CDR e tudo em curvas, mas a proxima vez que eu for levar algum trabalho eu vou bater o pé pra ver o q q dá eheheheheh valeu mesmo!!!

Compartilhar este post

Link para o post

aki nao... meu pai enviou os arquivos tanto em .psd quanto em jpg e os caras nem xiaram... mas eu tb me preocupei antes na qualidade do arquivo mandei em alta resolução pra eles dai nao teve problema... T+ aee galera !!

Compartilhar este post

Link para o post

aki nao... meu pai enviou os arquivos tanto em .psd quanto em jpg e os caras nem xiaram... mas eu tb me preocupei antes na qualidade do arquivo mandei em alta resolução pra eles dai nao teve problema... T+ aee galera !!

Compartilhar este post

Link para o post

masi tipo wesley..... que tipo de impressao na grafica você mandou fazer tb ??em plotter (akele material de faixas e tal)eu posso estar equivocado ou totalmente errado... mais acho que depende do tipo de trabalho eles exigem tipo CDR ou aruivos que armazenem as camadas separadas pq a maquina so funciona assimtipo um amigo meu tem uma sei la o nome PLOTARIA aehaiehae.... ele so faz faixas, banners, letreiros luminosos e tal... e plotter funciona da seguinda maneira...camada de cores sobre camadas de coresele nao imprime...ele pega tipo um desenho...tem la... a roupa vermelha e o bone vermelho ..... ele poe tipo uma folha de plotter da cor vermelha e a maquina corta no formato ...e depois ele tem que ir montando saca....camada sobre camadaentao a pessoa tem que OBRIGATORIAMENTE mandar em cdr pois ele pegatipo a imagem separa em partes por cores..e manda plottar....pq se ele pegasse um jpg..puts nao ia consegui fazer isso nunca.... e iria ter que redesenhar tudo isso no corel...digo corel pq é o mais conhecido... masi qualquer outro que separe por camadas(layer) as cores, ou seja, photoshop e outros do mesmo tb..... ele me disse que jpg nao funfa pra plotter...somente pra impressao adesivahaeheaheaheha meio complicado... vai sabe....!! digo o que vi e o que ele me disse pois nunca trampei com plotagem... o maximo que faço é criar e mandar pra empresa que plota !

Compartilhar este post

Link para o post

masi tipo wesley..... que tipo de impressao na grafica você mandou fazer tb ??

em plotter (akele material de faixas e tal)

eu posso estar equivocado ou totalmente errado... mais acho que depende do tipo de trabalho eles exigem tipo CDR ou aruivos que armazenem as camadas separadas pq a maquina so funciona assim

tipo um amigo meu tem uma sei la o nome PLOTARIA aehaiehae.... ele so faz faixas, banners, letreiros luminosos e tal... e plotter funciona da seguinda maneira...camada de cores sobre camadas de cores

ele nao imprime...ele pega tipo um desenho...tem la... a roupa vermelha e o bone vermelho ..... ele poe tipo uma folha de plotter da cor vermelha e a maquina corta no formato ...e depois ele tem que ir montando saca....camada sobre camada

entao a pessoa tem que OBRIGATORIAMENTE mandar em cdr pois ele pegatipo a imagem separa em partes por cores..e manda plottar....

pq se ele pegasse um jpg..puts nao ia consegui fazer isso nunca.... e iria ter que redesenhar tudo isso no corel...

digo corel pq é o mais conhecido... masi qualquer outro que separe por camadas(layer) as cores, ou seja, photoshop e outros do mesmo tb..... ele me disse que jpg nao funfa pra plotter...somente pra impressao adesiva

haeheaheaheha meio complicado... vai sabe....!! digo o que vi e o que ele me disse pois nunca trampei com plotagem... o maximo que faço é criar e mandar pra empresa que plota !

<{POST_SNAPBACK}>

Brother impressão offset também funciona assim, por camada de cores, é gerado um fotolito para cada uma das cores.

Eu acho que como tem gente que nem sabe o que é um fotolito, é complicado falar de alguma coisa sobre processos gráficos, então acho que é legal explicar...

Um fotolito nada mais é do que um negativo do original, com areas vazadas que determinam onde vai ter cor e onde não vai ter, sendo um desses para cada uma das 4 cores C - Cian M - Margenta Y yellow (amarelo) K - Black (preto). BRANCO NÃO É COR!

Sobre resolução o padrão pra offset é 300 dpi e não adianta querer contrariar, mas isso se aplica a imagens, formas e fontes não é bom mandar como imagem, é bem melhor mandar em formato vetorial pra não ter zica. A não ser que seja uma font true tipe, que adoram dar problemas em impressão offset, ai é bom mandar elas como imagem mesmo... O lance de "curvas" que tavam falando, quero ver manda uma imagem pro cara e ele falar que tem q ser em curvas! Curvas = formato vetorial.

Na minha modesta opiniao o mais aconselhavel é sempre fazer qualquer tipo de edição para grafica em programas vetoriais, eu particularmente sempre uso o Illustrator para a criação e o InDesign para diagramação e fechamento do arquivo, o photoshop é indicado para o tratamento de alguma eventual imagem que tenha a criação ou para criar um "boneco" da arte final.

E pra não ter erro mande como EPS ou PDF que são aceitos por quase todas as graficas e são padrão de mercado.

Quam quiser se informar melhor deem uma busca no forum que tem um monte de outros tópicos sobre esse assunto com explicações bem mais detalhadas e quem tiver alguma duvida é dar um toque!

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

issae...e essa parada de plotter que foi falado...é pra banner de recorte e precisa ser vetorial mesmo senao num tem jeito mas as paradas de gráfica eh bom que se envie provas junto pois ningue é obrigado a saber como é o teu arquivo e enviar todas as fontes usadas, junto na mesma mídia, ajuda pacas...já trabalhei em fotolito (meu 1º emprego) e sei como isso é um saco quando dá errado...eu uso o PageMaker pra diagramação e ele é muito bom mas já o subsituiram (InDesign CS) hahaha...vo tem q mudar daqui a poco...e essa parada de pedir em curvas eu até entendo...tem uns mané da vida que mandam o arquivo sem prova impressa ou tela...aí troca-se uma fonte e como todos sabem o Corel é um programinha de Mer**, e muitas vezes já o vi trocar a fonte sem avisar...aí o cara é obrigado pedir em curvas pra nao ter dor de cabeça... nao acho que esteja certo mas se todos se esforçarem cada um no seu lugar a fazer as coisas certas, num tem problem nao...falow

Compartilhar este post

Link para o post

nossa;..... #@?$%~ explicação sobre fotolito !nao sabia disso naotipo pergunta... pq to com preguica de procurar ehhehehehperguntinha basica... o fotolito é o papel de revelação ou nao tem nada ve ?

Compartilhar este post

Link para o post

nem eh papel de revelaçao.. ehehhehe.. eh uam chapa de metal...q eh preparada pr grava a imagem hehehee

Compartilhar este post

Link para o post

nem eh papel de revelaçao.. ehehhehe.. eh uam chapa de metal...

q eh preparada pr grava a imagem hehehee

<{POST_SNAPBACK}>

Fala ae Demianm então cara, mas essa da chapa de Metal tem um outro nome não é fotolito, é um processo parecido q eu não lembro o nome agora, depois eu vejo e posto aqui.

Mas o fotolito mesmo é de um maerial que lembra bastante os de filme fotograficos, parece aquele material usado em raio x, manja?! :P Também não sei o nome técnico da parada, depois eu do uma olhada e post porque agora to no corre aqui.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Só pra lembrar, não é muito legal mandar JPG's tb... mesmo que esteja em CMYK e 300 dpi.O JPG é um arquivo compactado, e tudo que é compactado, perde certas propriedades. O ideal é mandar em TIFF e se for algum material só vetor, mandar em PDF ou EPS.AbraçosAh, outra coisa: porque as gráficas "exigem" o formato em que devemos mandar, se é a gente que tá pagando??? =)

Compartilhar este post

Link para o post

é... tem muita informação confusa aqui... vou tentar ser bem direto, ok?1. mandar tudo em Bitmap é errado. os textos serrilham e não se tem como editar erros. imagine um texto digitado errado, como vai arrumar? a publish (uma pta revista da área chama isso de praga bitmap).2. realmente explicar o que é processo gráfico é um desafio... o dan deu alguma boas dicas, mas acho melhor fazer algumas correções, ok?

Brother impressão offset também funciona assim, por camada de cores, é gerado um fotolito para cada uma das cores.

pode-se ter mais de quatro cores, neste caso estariamos falando em Pantones.

Eu acho que como tem gente que nem sabe o que é um fotolito, é complicado falar de alguma coisa sobre processos gráficos, então acho que é legal explicar...Um fotolito nada mais é do que um negativo do original, com areas vazadas que determinam onde vai ter cor e onde não vai ter, sendo um desses para cada uma das 4 cores C - Cian M - Margenta Y yellow (amarelo) K - Black (preto).

nem sempre o fotolito é exatamente um negativo. prefiro dizer que o fotolito seria a matriz de onde vai ser gravada a chapa para a impressão. claro que alguns fotolitos, como para silk ou dry-offset podem ser em negativo.

BRANCO NÃO É COR!

é cor sim. existem substrator, como papel alumínio (rótulo da skol 500ml por exemplo) em que se usa a cor Pantone Branco.

Sobre resolução o padrão pra offset é 300 dpi e não adianta querer contrariar, mas isso se aplica a imagens, formas e fontes não é bom mandar como imagem, é bem melhor mandar em formato vetorial pra não ter zica. A não ser que seja uma font true tipe, que adoram dar problemas em impressão offset, ai é bom mandar elas como imagem mesmo... O lance de "curvas" que tavam falando, quero ver manda uma imagem pro cara e ele falar que tem q ser em curvas! Curvas = formato vetorial.

cuidado. o converter em curvas do coreldraw costuma deixar os cantos "aquadradados"... pode ser melhor enviar a cópia das fontes.

Na minha modesta opiniao o mais aconselhavel é sempre fazer qualquer tipo de edição para grafica em programas vetoriais, eu particularmente sempre uso o Illustrator para a criação e o InDesign para diagramação e fechamento do arquivo, o photoshop é indicado para o tratamento de alguma eventual imagem que tenha a criação ou para criar um "boneco" da arte final.

concordo.

E pra não ter erro mande como EPS ou PDF que são aceitos por quase todas as graficas e são padrão de mercado.

gerar um EPS ou PDF para uso em gráfica pode exigir muito conhecimento.. melhor deixar para os profissionais envolvidos no processo.

Quam quiser se informar melhor deem uma busca no forum que tem um monte de outros tópicos sobre esse assunto com explicações bem mais detalhadas e quem tiver alguma duvida é dar um toque!

procure no google por "Fóruns de Produção Gráfica. vai encontrar umas duas ou três boas opções.3. fotolito é um filme flexível. a chapa de metal é a que se grava a partir do fotolito. a novidade do setor é o CtP, que já grava a chapa direto, dispensando o fotolito... ah, isso nem é tão novo.. mas com é caríssimo, poucas empresas possuem.abraços.aLx.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.