Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

jhonatansilva

Qual a melhor saida

Recommended Posts

Ola gente é o meu primeiro tópico nesta sessão deste forum. Sou Designer e curioso de tudo que envolve publicidade e marketing. Sou um assiduo observador e como de custume me deparei com a seguinte situação.Numa única rua, digamos do mesmo lado direito da mesma existe três lojas do mesmo seguimento (ambas vendem moveis e se auto intitulam decoradoras de ambientes e tbm tem o mesmo público alvo)A do meio intulada por mim como loja "B" tem mais tempo no mercado porém tem menos trafégo de pessoas, pude obeservar uma série de fatores como atendimento e etc...e realmente nao deixa a desejar. Mas tem um problema, ela não investe em propaganda e mkt, simplmesmente existe ali....A loja "A" é uma loja média e investe pouco em midia...mas aparece mais do que a loja "B"A loja "C" já é mais ousada, apesar de ser mais nova do que a loja A e B, ja é bastante conhecida na cidade...e pelo que eu sei só investe mesmo em propaganda somente.Gostaria de saber de vcs ql a melhor saida para a loja "B" ja que a mesma esta no meio de um fogo cruzado.Qual a estratégia e a tática que vcs dentro dessa história adotariam para tirar a loja "B" de um problema como esse. Detalhe é uma cidade de interior onde altos investimentos...é complicado.Estou afirmando meio que simuladamente pois assim achei que seria de facil entendendimento por vcs, e vai descupando ae a informalidade de minhas palavras.Ps.: me mandem endereços web de estratégias adotadas por empresas para que assim eu me aprofunde mais e amole menos....krsssssAbraçosss

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que a loja B deve repensar na comunicação visual de sua empresa. E oferecer diferenciais, SEMPRE OFERECER DIFERENCIAIS senão vai continuar perdendo mesmo que começe a divulgar sua loja.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que uma das boas maneiras é primeiro se destacar na frente da loja. Seja com frentes luminosas ou colocando a fachada mais pra frente das outras! O resto é óbvio. Investir em campanhas na cidade, lembrando que ela é a mais tradicional e tudo o mais.Acho que isso já vai dar uma boa alavancada!

Compartilhar este post

Link para o post

hmmm, caso interessante...acho que o Cesao disse eh muito valido.eu resumiria, aproveitando o que ja foi dito, em1) Melhorar a frente (dica do Cesao)2) diferenciais (dica do silas_i). 3) Promocoes 4) Investir em propaganda - por ser cidade do interior, radio e o jornal da cidade seriam os veiculos....Trabalhar duro, atender bem e partir para o abraco.... :) )

Compartilhar este post

Link para o post

Opa genteeemmmm putzz..tantas coisas e tals...mas tudo valido, oq realmente me leva a crer é que se deve passar por cima literalmente...tipo..assim.....ser diferenciado...sobressair...pesquisar e tals.....mas o "X" da questão éé´...!Pouco Cash..no caixa...como ser um diferencial bom...com pouco dinheiro....desculpe a petulancia..rsssÈ com vcs lombardes..rssssabraços amigos!

Compartilhar este post

Link para o post

E muito importante para as empresas terem uma politica de Marketing para se destacarem e conquistarem clientes, so que para que ela seja efciente e consiga atingir os seus objetivos e necessario que se estude o caso, por que cada caso, cada empresa, cada segmento de mercado e consequentemente publico alvo, exige uma estrategia diferente.

No caso da grana, como e uma loja no interior, cidade pequena e mesmo a empresa nao tem muita grana pra investir ai e que entra a criatividade das pessoas, e ai que se destacam os bons, por que criar uma campanha de marketing com muita grana disponivel pra isso, qualquer profissional de meia pataca faz, mas criar uma campanha, uma estrategia com pouca grana e baseando-se na criatividade e em mudancas na empresa ai e que o bicho pega.

As vezes uma pequena coisa ja causa grande impacto. Eu acho que de imediato deve-se avaliar se os clientes estao satisfeitos com o atendimento que recebem, por que se aproveitando do gancho da nossa colega, se mais facil manter um cliente do que conquistar outro, com certeza um cliente satisfeito vai falar desta empresa para mais 2 ou 3 clientes, mais um cliente insatisfeito vai falar mal para mais 8 ou 10 potenciais clientes e a propaganda de boca em boca tem custo praticamente zero.

Outra e fazer a empresa aparecer, veja se uma mala direta, panfletagem e promocoes nao se aplica ao caso. So nao pense em uma estrategia baseada no preco, por que com certeza e a pior estrategia, principalmente nesta etapa em que se encontra a empresa.

E isso ai galera... Fui...

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/bye1.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Tygra pela sua sutileza, prometo que vou guardar para sempre as suas palavras de carinho e delicadeza e vai me desculpando a inocencia...que você mesmo cita..mas seguinte....Mestre não aquele que ensina é derrepente aquele que aprende ok...fixo aqui as minhas sinceras homenagens a vcs profissionais da area e de ante mão desejo a todos vcs sucessos nessa caminhada aew....valew...vai aew o meu obrigado especial á:silas_iCesãomarcoshacJoaci.asSucesso!ADEUS

Compartilhar este post

Link para o post

E tem outra... o planejamento de marketing não precisa ser o melhor do mundo! Tem que apenas se sobresair das outras lojas! Tipo pagamento em carnê, parcelas a perder de vista, essas coisas que o povo consumidor destas lojas de varejo adora!Taca uma propaganda daquelas estilo "varejo" em jornais, folhetos e algumas conceituais em revista!Outra coisa bem legal que daria para se fazer se a verba fosse maior, era Ação no PDV. Mas como a verba é pouca, dá uns brindes mesmo como a Tygra falou! O povo adora mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post

Mas como nosso amigo jhonatansilv falou, não é um bom momento de mexer em preço, procure somente promoção. Uma empresa com pouca verba ou quase nenhuma pra comunicação com certeza tem quase nenhuma pra atacar com os preços, mesmo porque isso envolve outros fatores como estoque, fornecedores, numero de vendas (ai entra numero de vendedores)..

Alguns trabalhos internos são bem vindos... como motivação dos vendedores, dar uma arrumada no layout interno da loja pra favorecer alguns produtos...

Mas nada de porquisse.. faixa de pano pendurada na fachada do estabelecimento... aqueles papéis picados no chão... credo...

Seria legal mesmo como a tygra falou, um cara com o microfone falando das promoções..

A pergunta q não quer calar: Mas qual é o publico alvo?

Compartilhar este post

Link para o post

D.leete, Falando em papéis picados no chão.... você sabe pq na maioria das Casas Bahia tem esse papel picado no chão !????

Compartilhar este post

Link para o post

Num sei silas.. você sabe? Talvez pq pobre goste de carnaval em qualquer época e lugar...Mas com certeza eles usam isso em algumas promoções , do tipo mega saldão, mega isso, mega aquilo dai quem ve de fora acha que ta tendo maior festança...

Compartilhar este post

Link para o post

O papel picado tb é pra mostrar festa e esse tipo de coisas... mas não é o objetivo principal. Eu li em um lugar que as Casas Bahia fez um estudo com o público-alvo deles, classes C, D e E pois bem... muitas pessoas dessas classes tinham vergonha de entrar na loja pois tinha (ou tem) os sapatos sujos de barro e sujavam o chão. Por isso os papéis no chão assim as pessoas podem pisar sem que "suje" o chão da loja.Absurdo !??? Pois é. Eu tb acho.. mas é veridico..rs.rs sei disso pq conheço alguns amigos que trabalhar la na Gerencia das Casas Bahia.rs.rs.rsFui !!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Caraca que dahora... daqui a pouco fazem um chão de terra batida... :D mas eh interessante esse estudo ein.. fera msm

Compartilhar este post

Link para o post

Digamos que eu fosse o dono da loja "B", aquela que está bem no meio das outras duas...O que eu faria é uma reunião com os vendedores para traçar a estratégia da loja, cujas atitudes seriam:No caso de clientes de maior poder aquisitivo:-tratamento vip: montar uma praça de descanso no fundo da loja, com bancos confortáveis, refrigerante gratuito e música suave, fazer o cliente gastar tempo dentro da loja... (e esquecer da concorrência)No caso de clientes de poder aquisitivo menor: -uma praça com produtos em promoção, extremamente baratos, produtos bem simples, utilidades domésticas, com bastante variedade e preços achatados, o objetivo é o mesmo: gastar mais TEMPO dentro da loja...As duas praças (separadas) devem estar recheadas de cartazes e elementos com símbolos subliminares: fotos de famílias, crianças brincando, vovôs queridos, corações, animais de estimação, casas e outras que despertem instintos de compra nos clientes... (fotos de uma família "feliz" reunida em torno de um vistoso Home-Teather")Como trazer os clientes até a loja? Não precisa fazer nada, a propaganda dos concorrentes se encarrega disto...Como fazer eles entrarem?Tapando as vitrines completamente com papel de embrulho, a curiosidade vai fazer todo mundo entrar...Somado a uma ou duas placas na calçada, com frases de efeito ou palavras de ordem: "AQUI - BOAS SURPRESAS PRA VOCÊ! ENTRE->"...E no caso dos preços, é possível trabalhar com preços maiores se ganhar a confiança dos clientes, o difícil é cobrar mais pelo mesmo produto do concorrente com as mesmas condições de pagamento. neste caso, manteria o preço igual nestes produtos e procuraria aumentar o valor final da compra oferecendo itens complementares (lembra do atendimento vip) para isto é fundamental que o cliente fique mais tempo na loja, mas não preso na fila do caixa... Os caixas terão que fechar os pedidos indo até os clientes e não o contrário...(nas casas bahia tu vai gastar duas ou tres vezes mais tempo para pagar que para comprar)Alguem tem mais idéias (baratas)?Lucky

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.