Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Athene

Algoritmos

Recommended Posts

Pessoal Pra ir entrando no clima do nosso novo fórum, uma definição introdutória de algoritmos.Um algoritmo é uma sequência finita e não ambigua de instruções para resolver um problema.Como exemplo, podemos imaginar o seguinte problema: precisamos fritar um ovo.O algoritmo seria mais ou menos assim:

1 - colocar a frigideira no fogo.2 - colocar óleo na frigideira.3 - retirar o ovo da geladeira4 - esperar o óleo ficar quente.5 - quebrar o ovo separando a casca6 - colocar o conteúdo do ovo na frigideira7 - esperar o ovo ficar frito8 - retirar o ovo da frigideira9 - apagar o fogo

Para que uma pessoa possa seguir esse algoritmo, é necessário que ela saiba o significado das palavras como "colocar", "retirar", "quebrar"... e que nenhuma instrução possua mais de um significado (não ambiguidade).Por isso algoritmos são baseados no uso de um conjunto de instruções bem definido, que constituem um vocabulário de símbolos limitado.Entre as maneiras utilizadas para se representar algoritmos estão o uso de fluxogramas e o uso de uma pseudo-linguagem. Essa pseudo-linguagem é um conjunto de comandos correspondentes às estruturas básicas de programação que não possuem abiguidades. Beijos...Dani

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

É isso ai, mas vamos tentar explicar de uma maneira mais fácil para os novatos da info entenderem.

Quem trabalha com atendimento a cliente usa bastante um método chamado Script onde seu superior descreve como você deve agir perante as situações ocorridas durante o atendimento, vamos exemplificar:

Um vendedor vai até o cliente

O vendedor observa o que o cliente tem a sua volta

Para ganhar o cliente, o vendedor usa maneiras de deixar o cliente mais "a vontade"

SE o cliente tiver fotos de família, então fale sobre família,

SENÃO fale sobre alguma outra coisa que o cliente aparentemente goste (ex: quadro com cavalos, revistas)

ENQUANTO o cliente não se sentir a vontade, tente deixá-lo a vontade.

Agora vamos analisar o script:

- Para começar, você pode ver que as ordens são dadas em sequência de cima para baixo (como o ser humano faz a leitura).

- O vendedor tem que fazer exatamente o que está descrito ao longo do script

- Em negrito, vemos que em certos momentos o vendedor deve tomar algumas decisões de acordo como anda a negociação

- Em vermelho temos já uma ordem de ficar repetindo uma ação até que esta seja cumprida, ou seja, o vendedor deve persistir naquela ação enquanto não conseguir o resultado desejado.

Explicação:

Um algoritmo é basicamente isso, você é o chefe e o computador é o vendedor. Você deve dizer exatamente o que ele deve fazer e como se comportar perante certas ocasiões (decisão, repetição...).

Criarei futuramente alguns tópicos falando melhor sobre algoritmos e ir desenvolvendo um curso para iniciantes explicando passo-a-passo como criar algoritmos que posteriormente poderão ser traduzidos para linguagens de programação e se transformar em programas. Por enquanto espero que tenham entendido como funciona um algoritmo e qualquer dúvida poderá ser enviada que será respondida o quanto antes, obrigado e até a próxima!

;)

Compartilhar este post

Link para o post

bela explicação kara...continue pelo forum será sempre bem vindo...abraçosMarcio

Compartilhar este post

Link para o post

com certeza quem ajuda sempre é bem vindo...

Compartilhar este post

Link para o post

excelente esse topico...

sempre quis explicar para minha namorada o que realmente significa algoritmo... mas nunca tive sucesso...

qualquer pessoa que ler esse topico entendera exatamente o que é um algoritmo... ate minha vó...

alias, pergunte a qualquer aluno de primeira ano de facul qual a materia mais temida... com certeza sera algoritmos... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/grin.gif

falowz...

Compartilhar este post

Link para o post

Gostaria de ocmplementar pra quem for ler o q está escrito nesse tópico.. é claru q respeitando os colegas q fizream os algoritmos com muita correção por sinal...So queria dizer q há dois tiupos de algortmos básicos..o NATURAL e o Algoritmo de programação propriamente dito..o Natural foi esse citado acima... é o usado no cotidiano e querendo ou nao acaba tendo certas "falhas" como por exemplo.."esperar o oleo ficar quente"mas o q é quente? no meu forno o maximo sao 1000º graus celsios será q quente é qdo atingir esse maximo... ahh ta escrito QUENTE na posição onde tem o numero 1000 como rotulo...e ai? entendem? entaum esse algoritmo tem pequenas falhas pois presupoem que a pessoa tenha uma noção de algumas coisas...é por isso q uma pesoa q NUNCA cuzinhou pode pegar um passo a passo ( ALGORITMO NATURAL) desse q vai sair errado ainda...ja um algooritmo de programação... posso usa-lo tranquilo q NUNCA dará erro... ahh nao ser q não o preve-ja antes claro (rsrs)abraços pra todos e vamos agitar mais os papos por aki !!

Compartilhar este post

Link para o post

:D PEssoal falta uma coisa.... QUEM LAVA A FRIGIDEIRA :) eu não de certeza :) n existe alguma instrução para chamar a empregada :)Cypher :)

Compartilhar este post

Link para o post

oi tudo bem pessoal bom eu sou o Diego do rio grande do sul e estou entrando agora nessa area e gostaria de pedir uma orientaçao aquem pudesse me achudar.Começando por base simples mais complicada bom eu no ented sob as conversao de base hexadecimal,decimal e copiladores se alguem puder me achudar eu agradeseria muito e clarodesde de já agradesso e pesso desculpa por tomar seu tempo,aquem puder me achudar muito obrigado,Diego de sul. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/cry.gif

Compartilhar este post

Link para o post

E ai galera tudo bem como vcs, sou novo por aki, estou entrando na comunidade agora e estou precisando de uma ajuda se vcs puderem me ajudar.Tenho o seguinte problema e estou precisando criar um algoritimo so q estou achando meio complicado.Elabore um algoritmo que calcule um número inteiro que mais se aproxima da raiz quadrada de um numero fornecido pelo usuario.E ai sera que alguem pode me da uma forcinha nessa.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala ai galera!!!

Mais uma vez vlw a todos pela intenção!!!

A ideia de NATURAL e o Algoritmo de programação ao meu ver e parecido pakas ate pq a logica de programação em si você aplica na vida EX:

Grande parte das pessoas deste mundo programa seu final de semana, feriado, natal, carnaval e etc...logo detalhando essas atividades você terá um algoritimo Natural.

A maior dificuldade mesmo e você aprender a desenvolver um algoritmo ultilizando SINTAXE CORRETAS ate pq e necessario atenção na hora de colocar a parada pra funcionar.

RECOMENTO MESMO E EXERCITAR...ler bastante e participar a fundo do forum.

OBS: sou novo neste mundo da programação mais sinceramente tou gostando pra BARALHO!!!

E pra quem vai começar a programar e esta estudando logica de programação nao esqueça de se livrar da MALDIÇÃO DO "OLÁ MUNDO!"...rsrsrsrsrsrs!!!

quem nao fizer esse Algoritmo ao começar a programar nunca vai ser programador....hauhauhauhauahuahuahuahua.... :P

Compartilhar este post

Link para o post

Bom Dia!!!

Fala ai Galera mais uma vez...bem de ontem pra hj eu li bastante coisa no forum na area de logica de programação e na boa tem mUUUUUita coisa confusa que de certo ta forda pra entender EX: post com o assunto algoritmo e o cara posta pedido de ajuda. E meio dificil saber por onde começar saco!!!

Gostaria se possivel de ser avisado de um post assim: 1º aula de Algoritmo em PASCAL sei la ou algo do tipo.

OBRIGADO MESMO MAIS UMA VEZ PELA INICIATIVA DO FORUM E PARABEM PARA AQUELES QUE TIRAM NOSSAS DUVIDAS.

OBS: se eu estiver quebrando alguma regra do forum gostaria de se notificado vlw...

... [ ]sss a todos e sucesso!!!

PS: se algum post de aula inicial ja existe e eu nao o achei por favor mande-me o link se possivel!!!

t+

Compartilhar este post

Link para o post

Bom tem pessoas que não utilizam o fórum de maneira adequada e isso acaba prejudicando o próprio post.

A idéia é movimentar idéias!

Sobre ser avisado fica meio complicado.

O ideal é tentar desenvolver alguns algoritmos seguindo a escala de dificuldade, quando for surgindo as dúvidas, poste-as mostrando também seus esforços ;D

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

Posso tentar passar algunas informações sobre algoritmos entao neste mesmo post???

E como você e administrador você da uma olhada e se eu estiver fazendo besteira você me avise beleza???

Estou lendo algumas coisas de Algoritmo e gostaria de socializar com o povo. E quanto ao PASCAL assim que pegar a manha eu ajudo nos posts tbm!

T+

Compartilhar este post

Link para o post

ABORDAGEM CONTEXTUAL

O uso de algoritmos é quase tão antigo quanto a matemática. Com o passar do tempo, entretanto, ele foi bastante esquecido pela matemática. Com o advento das máquinas de calcular e mais tarde os computadores, o uso de algoritmos ressurgiu com grande vigor, como uma forma de indicar o caminho para a solução dos mais variados problemas.

Algoritmo não é a solução do problema, pois, se assim fosse, cada problema teria um único algoritmo. Algoritmo é o caminho para a solução de um problema, e em geral, os caminhos que levam a uma solução são muitos.

Ao longo dos anos surgiram muitas formas de representar os algoritmos, alguns utilizando linguagens semelhantes às linguagens de programação e outras utilizando formas gráficas.

O aprendizado de algoritmos não se consegue a não ser através de muitos exercícios.

Algoritmos não se aprendem:

Copiando algoritmos

Estudando algoritmos

Algoritmos só se aprendem:

Construindo algoritmos

Testando algoritmos

Fonte: www.apostilando.com

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.