Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

pester

Excelente fonte de Conhecimento!!

Recommended Posts

Caros amigos, essa é a primeira vez que posto um uma mensagem nesse fórum, apesar de estar sempre acompanhando intrigado com a grande quantidade de artistas natos reunidos num só lugar. E por esse motivo antes de qualquer coisa quero me apresentar... Meu nome é Victor Hugo e sempre gostei de desenhar (como todos aqui, acredito!), apesar de sempre ter achado que nunca tive o “dom” para tal feito. Sempre fiz desenho do estilo Cascão, Mônica, Cebolinha, etc (Mauricio de Souza), por achar os seus traços fáceis apesar de quase sempre ficar boas horas para conseguir fazer um simples desenho sem qualquer finalização.

 

Após alguns bons anos sem nenhum contato com a tentativa de melhorar meus desenhos, recentemente resolvi (do nada) procurar por esse assunto na internet, a fim de obter uma melhora nos meus desenhos, já que obtive resultados parecidos em outros assuntos através de pesquisas parecidas (buscas em listas de discursões) e hei que estou aqui nessa lista. Ao pesquisar notei que uma grande quantidade de pessoas apontava para o método de ensino do livro “Desenhando com o lado direito do Cérebro” de Betty Edwards, indicado em destaque nesse fórum. Comprei o livro indicado, apesar de não acreditar em seu método e me surpreendi com o rápido avanço que tive.

 

Não estou aqui para “puxar saco” da autora, ou estimular a venda dos seus livros mesmo porque não tenho nenhum tipo de relação ou lucro com isso, mas sim, para apenas dar créditos a essa obra/autora que com certeza é uma excelente fonte de conhecimentos e aprendizado. Talvez com a leitura deste tópico, alguns outros usuários que tenham dúvida (assim como eu tive), coloquem a “mão na massa” e comecem a desenhar, pois desenhar é muitho bão! Pena não ter descoberto isso antes, por acreditar que desenhar é um dom.

 

Abaixo vão alguns dos exercícios (desenhos) feitos a partir do livro, em ordem cronológica e de leitura. Apesar de ter certeza que ainda tenho muito que aprender, eu também tenho certeza que evolui muito com a leitura dessa belíssima obra. Do resto tenho certeza que poderei tirar muito proveito do conhecimento de todos aqui na lista, assim como no que eu souber, terei prazer em ajudar a quem precisar. Fica aqui meu agradecimento e sugestões.

 

Um abraço,

Victor Hugo.

 

O dom do desenho é o conhecimento e a prática.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esses três desenhos apesar de pedidos no livro, foram feitos sem qualquer tipo de instrução do mesmo.

 

Esse auto-retrato, não se parece em nada comigo, apesar de ter sido feito com grande esforço e dedicação. No mínimo em 1:30h na frente do espelho.

 

Imagem Postada

 

Esse ficou podre! Mas vale como aprendizado. O título diz tudo.

 

Imagem Postada

 

Terceiro desenho feito sem instrução. Gostei desse, apesar da minha dificuldade com mãos.

 

Imagem Postada

 

OBS: Caso o tamanho dos desenhos estejam desapropriados, me avisem que irei diminuir o tamanho. No entanto, os desenhos foram feitos de acordo com as especificações do fórum (550 pixels de largura).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Segue mais alguns desenhos/exercícios feitos a partir do livro citado.

 

Este apesar de bem simples, demonstra claramente o método da autora sobre a dificuldade ao se acessar o lado direito do cérebro.

 

Imagem Postada

 

As três figuras seguintes foram desenhadas de cabeça para baixo. Apesar de ter achado isso meio idiota na hora, resolvi seguir o método a risca.

 

Após ter concluído o exercício notei a eficiência dessa técnica, que aumentou em muito a velocidade ao desenhar e a qualidade (em referência ao antes). Quando vi o exercício proposto pela autora tive dúvidas se iria conseguir, mas depois de finalizado, me espantei por ter feito os mesmo relativamente bem e com ótima semelhança em relação ao original.

 

Imagem Postada

 

Imagem Postada

 

Imagem Postada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vendo esse seu Topico cara vou lá pegar AGORA o meu ivro da Betty e treinar .. gostei de seus resultados.. VLW meu amigo pelo incenivo..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Leme , é sempre bom ouvir um incentivo. Valeu por tudo!

Pantoja, pode comprar, pois apesar de ser um livro um pouco caro, você terá um resultado surpreendente. Espere só para ver os outros desenhos que estou postando. Esses foram feitos bem no começo.

 

Segue em anexo mais um desenho. Segundo o livro, é a partir de agora que realmente se está desenhando e sinceramente essa foi a impressão que tive, pois deste desenho em diante melhorei em muito a qualidade em comparação com o antes.

 

Imagem Postada

 

Mesmo não estando perfeito, gostei bastante do resultado final.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o livro é muito bom pra quem está iniciando, são conceitos de linhas e formas muito importantes para o desenho de observação....Mas no caso do desenho de criação a metodologia é diferente....afinal, você não vai ter referencia para desenhar.....o ideal é você , após acabar de utilizar esse livro , arrumar os livros do andrew loomis, burne hogarth, frazetta, pra você começar a construir formas anatomicamente corretas.... :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

MQM, na verdade eu já tinha pensado nisso e vi que os desenhos são feitos somente por observação de objetos, paisagens, pessoas, etc, sendo assim, certamente teria dificuldades na criação dos desenhos. Apesar de meu objetivo ser desenhar rostos (acho que esse livro me ajudará bastante, pelo tipo de explicação), eu sei que devo procurar outras áreas antes de falar que não gosto e por isso após ver o autor citado por você e por outras pessoas que realmente sabem desenhar, já dei um jeito de conseguir, se não todos, a maioria dos livros do Andrew Loomis e do Burne Hogarth. Já o Frazzeta, não tinha escutado falar, mas vou dar uma pesquisada.

Desde já agradeço pelas dicas, um abraço.

 

Por enquando segue mais um feito com matiz. Esse em especial eu gostei muito por achar que não conseguiria fazê-lo, e a impressão que dá ao se olhar o papel é que você pode "pegar" o tênis. Essa impressão é um pouco perdida com a digitalização do desenho, mas mesmo assim gostei. A todos, um abraço e mais uma vez obrigado pelas dicas.

 

Imagem Postada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo Pester, li tudo o q escreveu e iquei muito feliz por você cara.. to lendo esse livro tb e to com algumas dificuldades ateh de entender os materias que a autora pede para comprar mas aos pokos minha cabeça vai entendendo ese negocio de desenho. uaauhuahauha

 

espero q nao demore muito neh... rsrrs

 

cara tomei a liberdade de te mostrar o q você poderia ter feito no PS e melhorado a visualização do seu tennis.. eu ME AMARREI nele cara você conseguiu pegar o jeito do desenho hein. ficou tao legal q resolvi fazer uma versão no PS com sombra´e é claro q mantive sua assinatura intacta...

 

desculpe aee se nao gostar qquer coisa me diz q tiro do ar na hora ok...

 

 

abraçao cara....

 

Imagem Postada]TENNIS[/url]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pantoja, então você também comprou o livro? É um pouquinho caro, mas tenho certeza que você não se arrependerá. Eu também tive algumas dúvidas na hora da montagem dos visores. Os meus eu fiz com papel transárência (aqui é chamado assim. É uma folha bem grossa de plástico) e cartolina preta, só tome cuidado com a expessura do papel transparência. Tem algums que são bastante finos.

Eu gastei com todo o material incluindo uma prancheta de madeira (dessas de papelaria), por volta de R$7,00. Achei tudo bem barato.

 

O desenho que você fez ficou muito bom, só não sei o que é PS, mas o "trato" que você deu nele ficou ótimo. Mas quero lembrar, que os desenhos que postei, não foi utilizado nenhum tipo de editor de imagem. Eles foram postados ao "natural".

Fico feliz que tenha gostado do desenho e não há problema algum você trabalhar com eles. Mesmo porque daqui alguns dias/semanas você estará fazendo os seus desenhos e provavelmente muito melhor dos que eu faço. É só confiar!

 

Segue mais um desenho feito por instruções do livro. Desenho feito por espaços negativos.

O objetivo do exercício era desenhar somente a cadeira, isso eu levei de uns 20 a 30 minutos, no entanto fui inventar de desenhar o fundo em perspectiva sem ter qualquer noção disso antes e sem ter instruções do livro para esse feito. Resultado: apanhei um absurdo para fazer com que o desenho desse uma aparência de profundidade, ficando quase 3 horas só pra fazer aquelas linhas do fundo se encontrarem de forma correta. Mas gostei do resutado.

 

Imagem Postada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu tb gostei muito... você tem o talento cara.. siga em frente e aprende tb o PS mis conhecido como Photoshop ... rssrahh nao fiz nada d+ no photoshop nao... fiz uns tratamentos q sao importantes qdo se scaneia pois NUNCA fica como no papel saco? tanto q você ate reclamou no post anterior foi por isso q peguei ele e melhorei o contraste pra você ver como fica melhor qdo tratado no PS valoriza mais seu desenho cara... e pode ter certeza nao e nada D+ isso nao... abraçao meu novo amigo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mooze, valeu pelo Uia!!! Um abraço e no que precisar, estamos aí.

 

Segue mais um desenho, que apesar de parecer bem esquisito, ele ficou bem parecido com o orginal. Na verdade isso era só um exercício para espaços negativos, mas gostei do desenho apesar de mais simples e resolvi postar aqui.

 

Imagem Postada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Segue mais um desenho. Esse desenho/exercício apesar de parecer mais difícil, eu fiz na metade do tempo que fiz a cadeira postada anteriormente. Aqui recebi as instruções certas de como desenhar em perspectiva, já na cadeira foi pura invenção. E não sei porque achei fácil fazer esse desenho apesar de parecer mais complicado que os outros.

 

Imagem Postada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olá pester olha eu denovo aki... poderia te dar minha humiillllde opinião cara?se nao se importa, tente colocar mais sombra nos seus desnhos... ficarão mais reais cara... to gostando dos seus resultaos sabia? muito legais memso !!PARABENS !!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caro amigo Pantoja, tudo bem? Primeiramente quero te agradecer por estar sempre acompanhando o tópico e dando as suas como ditas por você, humildes, mas sábias opiniões.

 

Eu concordo plenamente com você e tenho certeza que o uso de sombras enriqueceria bastante a qualidade dos desenhos, no entanto, devo lhe dizer que até o momento da postagem dos desenhos, eu não tinha absolutamente nenhuma noção sobre o uso de sombras e suas técnicas, pra falar a verdade, não conseguia nem percebê-las no que eu estava desenhando. Como dito anteriormente, eu só estou fazendo os exercícios/desenhos de acordo com as instruções do livro e o mesmo só trata das técnicas de sombreamento quase no final do livro, se não me engano, no penúltimo capítulo. Como você também tem o livro, irá perceber isso quando estiver fazendo a leitura do mesmo. Futuramente eu postarei aqui, um desenho feito a "luz e sombra" e assim você poderá ver a diferença dos outros.

 

Quero também lembrar, que cada exercício desses, foi feito uma única vez após ter lido as instruções de como fazer e que com o tempo e com a prática, acredito eu, que irá melhorar com o uso de cada técnica apresentada pelo livro. Agradeço mais uma vez pelas suas dicas e quero dizer que estarei anotando todas para futuramente usar com mais precisão, é sempre bom saber da nossa evolução por pessoas como você e vários outros que também já comentaram sobre os desenhos, pois nem sempre conseguimos ver os defeitos e/ou melhoras que podem ser feitas. E se há evolução nos meus desenhos essa eu dedico ao meu próprio esforço e a pessoas como você.

 

Um abraço,

Victor Hugo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Segue mais um desenho de perfil, este foi feito de um primo meu enquanto estava jogando video game. Foi um pouco complicado fazer esse exercício porque volta e meia ele virava a cabeça dificultando assim, tomar as proporções corretas. E após ter terminado, notei alguns pequenos erros de proporção que poderiam ter sido evitados. Acredito que o próximo tomarei mais cuidado. Mas o resultado final, pelo menos pra mim que só fazia desenho "lixo" foi gratificante. Para todos que mostrei esse desenho, até pra quem tinha pouco ou quase nenhum contato, reconheceram imediatamente a pessoa do desenho.

 

Imagem Postada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa cara.. q bom q você aceita as criticas , sugestoes e opnioes na boa. Tem gente q nao aceitaria de jeito nenhum... quero te ver fera nessa arte cara... eu tb sou iniciante tenho pouquíssimas noçoes porem as poucas q tenho me ajuda bastante e to estudando mais e mais pra aprender essa fantastica arte que é DESENHAR... e nao rabiscar o papel como faço....

 

segue abaixo um link de minha galeria no DeviantArt uma comunidade de Arte na intenet q vale a pena conferir.. lá tem muitos trabalhos de proficionais e amadores tanto de arte tradicional qto digital

 

vai lá cara .. depois de visitar minha galeria entra na pagina principal deles e procura a arte tradicional... ficará encantado...

 

abraços e tudo de bom pra você meu velho... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

 

 

 

Galleria - Pantoja

 

 

 

 

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.