Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mário Monteiro

Torvalds licencia e cobra pelo uso do nome Linux

Recommended Posts

Torvalds licencia e cobra pelo uso do nome Linux

Segunda-feira, 22 agosto de 2005 - 16:38

IDG Now!

Linus Torvalds, o criador do sistema operacional de código aberto Linux, registrou a marca e, desde o mês passado, começou a contatar companhias para que elas começassem a pagar pelo uso do nome.

De acordo com a Linux Mark Institute (LMI), órgão criado por Torvalds, a intenção principal da iniciativa é proteger o público e também usuários de Linux do uso confuso e não-autorizada da marca Linux, bem como emitir licenças específicas para usuários do nome.

Durante o mês passado, um advogado agindo em nome de Torvalds escreveu a 90 companhias localizadas na Austrália pedindo que as mesmas desistissem de brigar judicialmente pelo nome Linux e comprassem uma licença da Linux Mark Institute - na verdade, uma sublicença que custa entre 200 dólares e 500 dólares, já que o nome é licenciado de Torvalds para a LMI.

Apesar de algumas acusações de querer fazer dinheiro com o nome de um sistema conhecido justamente por ser de livre uso e distribuição, Linus Torvalds afirma que a iniciativa está sendo levada para criar um fundo de defesa para futuras disputas judiciais envolvendo a marca Linux.

Como anteriormente a marca permaneceu sem registro - em um "acordo sem documentos" de que nenhuma empresa iria se apropriar indevidamente do nome - talvez agora seja muito difícil licenciá-la para uso autorizado, razão pela qual foi criada a iniciativa e o fundo.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/AdPortalv5/Mercad...annelID=2000002

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

....

Apesar de algumas acusações de querer fazer dinheiro com o nome de um sistema conhecido justamente por ser de livre uso e distribuição, Linus Torvalds afirma que a iniciativa está sendo levada para criar um fundo de defesa para futuras disputas judiciais envolvendo a marca Linux.

Essa não colou.. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/shifty.gif

Compartilhar este post

Link para o post

ei sei o fundo que ele quer aumentar...

Compartilhar este post

Link para o post

É justo, os motivos são apresentados na matéria.

As empresas podem licenciar normalmente o nome, não é nada absurdo de caro, alias, é muito mais simbólico do que outra coisa.

Como comentado na matéria, é uma forma de tentar proteger os usuários e, ao mesmo tempo, conseguir capital para lidar com futuros problemas judiciais, se é que eles ocorrerão.

Sei lá... normal, eles não estão patentiando o Software, mas sim o nome, antes que alguma empresa milionária no mundo o faça. Para quem não sabe, uma grande empresa de Software costuma abrir 3 mil requerimentos de patentes por ano.

Notícia relacionada:

http://www.inovacao.unicamp.br/report/le-p...Microsoft.shtml

Compartilhar este post

Link para o post

Patentear até que vai.. mas cobrar pelo nome? Acho que isso vai gerar vários linux "piratas", utilizando o nome sem pagar pela licença.Eu mesmo se tivesse um projeto Linux, não iria querer pagar 250 dólares somente para usar o nome Linux, por uma coisa que eu não tenho nenhum retorno financeiro.Agora sobre futuros problemas judiciais, eu não sei será que se a M$ querer me processar, ele vai querer me ajudar realmente?? Aqui no Brasil? Tenho minhas dúvidas.

Compartilhar este post

Link para o post

Tipo assim, por que você não imagina ganhar nada com um projeto "Linux"? (acho que você quis usar o nome código aberto)

Vamos supor, Red Hat Linux... é uma distribuição, que usa o kernel Linux como módulo central do sistema, por este motivo eles fazem uso do nome Linux, mas podem não o fazer.

Ai acaba caindo em outro post ali, que deu até um probleminha... Quem esta por tras do nome Linux? A resposta é... 3 milhões de desenvolvedores ao redor do mundo e a Linux Mark Institute.

Como eu disse, isto não afeta em nada o projeto GNU (ou seja, o código aberto), Linux é apenas um nome, o qual será cobrado pelo seu uso por empresas. Se você tem uma empresa como a Red Hat, acharia caro pagar US$500 por um nome? Certamente se você tivesse uma empresa o qual fizesse uso do nome e houvesse lucro com o mesmo, pq não iria pagar?

No Brasil, como sabemos, as coisas sempre são mais complexas, mas eu também não consigo me lembrar de nenhuma empresa com nome Linux.

Douglas, certamente sua empresa não se incluiria nestas licenças, para empresas sem fins lucrativos a marca continua sendo de uso Livre. Para terem uma idéia, uma licença de 200 dólares (por ano) é cobrado a empresas que possuem renda anual de 100.000 dólares ao ano.

As licenças variam entre os valores de 200 a 5000 dólares, dependendo da renda anual.

Lembrando, o que esta sendo cobrado é o uso do nome, não o uso do software.

Compartilhar este post

Link para o post

Tipo assim, por que você não imagina ganhar nada com um projeto "Linux"? (acho que você quis usar o nome código aberto)

Claro que sim.. mas eu digo se "tivesse" uma distribuição gratuita.. que eu não tivesse ganhando nada. (como exemplo).

Vamos supor, Red Hat Linux... é uma distribuição, que usa o kernel Linux como módulo central do sistema, por este motivo eles fazem uso do nome Linux, mas podem não o fazer.

Ai acaba caindo em outro post ali, que deu até um probleminha... Quem esta por tras do nome Linux? A resposta é... 3 milhões de desenvolvedores ao redor do mundo e a Linux Mark Institute.

Como eu disse, isto não afeta em nada o projeto GNU (ou seja, o código aberto), Linux é apenas um nome, o qual será cobrado pelo seu uso por empresas. Se você tem uma empresa como a Red Hat, acharia caro pagar US$500 por um nome? Certamente se você tivesse uma empresa o qual fizesse uso do nome e houvesse lucro com o mesmo, pq não iria pagar?

No Brasil, como sabemos, as coisas sempre são mais complexas, mas eu também não consigo me lembrar de nenhuma empresa com nome Linux.

Douglas, certamente sua empresa não se incluiria nestas licenças, para empresas sem fins lucrativos a marca continua sendo de uso Livre. Para terem uma idéia, uma licença de 200 dólares (por ano) é cobrado a empresas que possuem renda anual de 100.000 dólares ao ano.

Isso eu não li.. por isso fiz o post. Com isso eu concordo cobrar de quem pode pagar.

As licenças variam entre os valores de 200 a 5000 dólares, dependendo da renda anual.

Lembrando, o que esta sendo cobrado é o uso do nome, não o uso do software.

Certo, concordo.

Mas o lance para o fundo, para ajuda em assuntos juridicos ainda não colou. :)

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre o lance judicial...

Certa vez, um individuo chamado William Della Croce, movido por forças desconhecidas achou que seria interessante registrar o nome Linux e achou mais interessante ainda processar as empresas por que usavam o nome que ele acabara de registrar.

Este foi um dos eventos...

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre o lance judicial...

Certa vez, um individuo chamado William Della Croce, movido por forças desconhecidas achou que seria interessante registrar o nome Linux, e achou mais interessante ainda processar as empresas por que usavam o nome que ele acabará de registrar.

Este foi um dos evento...

quando isso aconteceu??

de onde era este cara tosco??

sem noção esse ai

Compartilhar este post

Link para o post

Este foi um caso, talvez o mais marcante do mundo Linux, certamente houveram outros não tão famosos, os quais tiveram de serem resolvidos perante a justiça para que tudo ficasse resolvido de modo legal.

Este senhor William Della Croce fez o registro nos EUA, no ano de 1996.

Compartilhar este post

Link para o post

Este senhor William Della Croce fez o registro nos EUA, no ano de 1996.

senhores deculpem o comentario mas...este ai é um cara safado http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/sick.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Noticia relacionada:

Leitores apóiam registro de marca Linux

Terça-feira, 23 agosto de 2005 - 11:27

IDG Now!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.