Radubrêdo 0 Denunciar post Postado Setembro 7, 2005 Tenho um HD de 20 Gb e gostaria de dividí-lo em duas partições sendo uma para linux e outra para windows. Porém gostaria que essa partição fosse realizada de tal forma que uma parte do disco possa ser acessado tanto pelo linux como pelo windows, oo seja, um determinado diretorio possa ser manipulado qdo estiver inicializado o linux como windows tb.Qual o proceddimento para tal? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Setembro 8, 2005 O Linux enxerga a partição Windows. Uma organização legal seria dividir seu HD em 3 partes: - (1) Windows (partição em NTFS) - (2) Área comum (partição FAT32, tanto o windows quanto o linux podem usar sem restrições) - (3) GNU/Linux (partição ext3 ou outra) Se a estrutura for a apresentada acima... O Windows ficará com hda1, a área comum com hda2 e o GNU/Linux com a hda3. Conhecendo os caminhos, você poderá usar o seguinte comando para montar sua partição no Linux: fdisk -l (listar partições) mkdir /mnt/comum (criar diretório linux onde vai existir a Área comum) mount -t vfat /dev/hda2 /mnt/comum (monta a Área comum) Você pode fazer com que isto aconteça sempre quando o sistema inicializar, para isto, você vai precisar inserir a seguinte linha no arquivo /etc/fstab (filesystem table): /dev/hda2 /mnt/comum vfat defaults 1 1 Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Fronteira Final 0 Denunciar post Postado Setembro 14, 2005 Deixa eu ver se entendi: tanto o Win como o Linux lêem a partição FAT32?? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Marcos R. 0 Denunciar post Postado Setembro 17, 2005 Eu aki em casa fiz o seguinte, esta rodando perfeitamente.Pegue o Partition magic, (programa de gerenciar partições).Crie a primeira partição em NTFS para o Windows XPDepois crie uma segunda em FAT32, para armazenar seu dados, tanto windows, quanto Linux.A terceira vai ser a partiçao SWAP(partição nescessária se você possui menos de 512Mb de memoria).Custuma ser sempre o dobro da sua memoria.Se você tem 128Mb, vai ser de 256Mb.Agora vem a partiçao para seu Linux, pode ser tanto EXT3 quanto Reiserfs.Instale primeiro o Windows, pq se você instalar o Linux primeiro, o Windows vem depois e regrava sua MBR.Até mais! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Setembro 21, 2005 Resumo: R = Read (le) W = Write (escreve) N = Não reconhece ? = Sei lá e pá FAT16, FAT32 - Windows (RW) - Linux (RW) NTFS - Windows (RW) - versões: NT, 2000, XP, 2003 (obs: uma versão anterior não reconhece uma versão mais recente) - Linux (RW) - apartir do kernel 2.4 em NTFS v.4 (NT), não é recomendável escrever em NTFS v.5 (2000 e XP) WinFS - Windows (?) - Linux (?) EXT2, EXT3 - Windows (RW) - obs: versões NT, 2000 e XP com biblioteca devidamente instalada. - Linux (RW) ReiserFS, JFS, XFS - Windows (N) - Linux (RW) Biblioteca para Windows ler e escrever em EXT2 e EXT3: http://www.fs-driver.org/ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Fronteira Final 0 Denunciar post Postado Setembro 25, 2005 A minha partição do Windows é FAT32 (prefiro NTFS, mas o técnico colocou FAT ¬¬)... Como faço pra ler a partição FAT32 (hd0)?? Um Abraço!! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Setembro 26, 2005 Se sua partição FAT32 estiver instalado no primeiro particionamento do primeiro HD: /dev/hda1 Para montar esta partição no GNU/Linux: mkdir /mnt/windows mount -t vfat /dev/hda1 /mnt/windows Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
kaplan 0 Denunciar post Postado Setembro 27, 2005 Tem alguma problema de eu deixar as partições em NFTS??? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Setembro 27, 2005 Bem... Deixa eu ver se entendi direito a pergunta. Você esta querendo saber se há algum problema em deixar a partição Windows como NTFS... não, não há problema, só não é recomendável gravar neste tipo de partição, mas poderá ler os dados livremente. Neste caso, onde tem -t vfat você deve usar -t ntfs, mas para isto, o modulo para NTFS deve estar instalado no Linux. Se não foi isto o que você quis saber, tente reformular o seu questionamento. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
kaplan 0 Denunciar post Postado Setembro 27, 2005 é que eu dava lendo o topico e quero coloca linux na minha maquina.......e tenho o windows xp e ta com partição ntfs, e como eu tava lendo vcs falaram para deixar 3 partições se quiser usar linux, so que uma partição tem q ser fat 32......eu nao posso deixar as tres partições nfts??? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Setembro 27, 2005 Veja bem... Tem um GNU/Linux que roda em partição do Windows, não sei exatamente qual é o nome para poder te dizer e também não sei dizer se este funciona tanto em FAT32 como em NTFS, seria o caso de pesquisar, mas eu sei que existe. Quanto a instalação padrão, na maioria dos GNU/Linux, o que acontece?!? A distribuição vem preparada para funcionar com um desses tipos: EXT2, EXT3, ReiserFS, JFS, XFS, sendo que a mais utilizado é a EXT3. Um GNU/Linux em um HD, sozinho, para uso doméstico, usa-se comumente 2 partições, 1 para a instalação do sistema e outra para a partição SWAP (que funciona como a memória virtual do Windows). Esta instalação é feita e configurada automaticamente durante a instalação de alguns sistemas, isto quando instalado sozinho, como comentado. Portanto, para ter o Windows e o GNU/Linux convivendo em um mesmo HD, serão necessários, no mínimo, 3 partições, sendo 1 para o Windows, uma para o GNU/Linux e outra para a SWAP do Linux. A dúvida inicial era como ter uma partição compartilhada entre ambos os sistemas... possivelmente por uma particularidade para resolver o problema do usuário. Agora a dúvida virou outra... talvez fosse insteressante criar outro tópico, algo como: "É possivel instalar/rodar o Linux em partições do Windows?" Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites