Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mário Monteiro

Sun anuncia lançamento do StarOffice 8

Recommended Posts

Sun anuncia lançamento do StarOffice 8

Terça-feira, 27 setembro de 2005 - 16:22

IDG Now!

A Sun Microsystems está lançando nesta terça-feira (27/09) a oitava versão da sua suíte de aplicativos para escritório, o StarOffice. As novidades ficam por conta da melhor integração com documentos do principal concorrente, o Microsoft Office, bem como suporte ao padrão aberto de arquivos OpenDocument.

Uma das reclamações mais comuns que a Sun recebeu em relação às versões anteriores do StarOffice era justamente a dificuldade em usar documentos do MS Office no StarOffice, e vice-versa.

Desta vez, a Sun incluiu na sua suíte um conversor de macros que transforma automaticamente as instruções contidas em documentos do MS Office, bem como tabelas, formatações especiais e arquivos protegidos por senha.

De acordo com o gerente de produto do StarOffice, Iyer Venkatesan, outras novidades para o usuário serão visuais. Todo o aspecto e experiência de uso foram melhorados em relação às versões anteriores.

Por exemplo, barras de tarefas sensíveis ao contexto de trabalho. Toda vez que for criar uma tabela, uma barra para a construção de tabelas surgirá na tela para facilitar o acesso a recursos mais específicos.

Essas barras poderão ser acomodadas em qualquer lugar da tela, uma diferença significativa em relação a todas as outras versões anteriores, que apresentavam apenas botões estacionários.

O StarOffice 8 é também a primeira suíte comercial que suportará nativamente o Open Document Format (ODF), ou OpenDocument, um formato de arquivo que segue os padrões da OASIS - Organization for the Advancement of Structured Information Standards.

Segundo a organização, o OpenDocument é um formato baseado em linguagem XML que atende os parâmetros de arquivos de texto, tabelas, gráficos e apresentações, criando uma concorrência direta aos populares formatos de arquivo proprietários da Microsoft - DOC, XLS e PPT.

O lançamento do StarOffice 8, que estava programado para julho, atrasou em quase dois meses por conta de diversas modificações na suíte OpenOffice, versão gratuita do pacote de aplicativos comercializado pela Sun.

No período, afirma Venkatesan, a companhia recebeu diversas sugestões e comentários de usuários. "Não queríamos correr. Queríamos que [a suíte] estivesse correta. Acreditamos que agora ela está bem e com muita qualidade", disse.

A Sun afirma também que a versão 7 do StarOffice e OpenOffice teve 53 milhões de downloads registrados no website da companhia desde o lançamento dos pacotes, há um ano e meio atrás.

Nas lojas, o StarOffice 8 custará 99,95 dólares na Europa e EUA. Já no website da Sun, em que estará disponível para download, o pacote custará 69,95 dólares. Por enquanto, não há expectativas de preços para o mercado brasileiro.

Elizabeth Montalbano - IDG News Service, EUA

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/AdPortalv5/adCmsD...annelID=2000014

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

staroffice é legal, mas vai ser mais legal ainda qdo tivermos o google office

espero que este ultimo seja bom mesmo

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca usei o StarOffice, ele é melhor que o Microsoft Office? No StarOffice tem um programa de planilhas melhor que o Excel?

Compartilhar este post

Link para o post

Vergil...

Depende do que você entender por "melhor", o melhor é muito relativo.

Mudando um pouco de ferramente, eu uso o OpenOffice 2.0 Beta, que, na minha opinião, é o melhor que tem... livre de licenças, livre de uma série de problemas que eu particularmente encontrava quando usava MSOffice... mas claro, eu sou um usuário avançado, não de Office, mas de computador, tenho necessidades que um usuário normal não tem, presto atenção em detalhes que um usuário comum não prestaria.

O Excel é a melhor ferramenta que a Micro$oft tem no mercado, pode ter certeza que ela é a melhor no que diz respeito a planilhas eletronicas, mas, grande maioria dos usuários de Excel, não sabem usar nem 30% do seu potencial. Sendo assim, as outras planilhas eletronicas do mercado poderiam suprir as necessidades de grande parte desses usuários, ou estarei eu enganado?

Não conheço o StarOffice, já usei Lotus e Excel, atualmente uso OpenCalc.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.