Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

DackAle

Educação na Programação

Recommended Posts

E ae galeraSó uma curiosidade, o que vocês SEMPRE fazem na hora de programar, exemplo- Declaro todas as variaveis- Fecho todos os RSs, conexões e etc- Separaro os códigos por blocosOu para melhorar seu código ou por melhor desempenho ou por mania enfimE o que vocês NÃO fazem ?- Usar RS, prefiro GetRows...Só exemplo =PÉ legal, você pode descobrir novas coisas as vezes =)Pode ser coisas fora de programação tb, se quiseremAbraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Componentes COM+Para ganho de performance, separando o processo em 3 Camadas, para ganho de performance e escalabilidade.Código comentado e identado para melhor compreensão no momento em que houver uma manutenção.As validações podem ser feitas dentro dos componentes, pois, em caso de reutilização do código, não precisaremos montar uma nova validação.Trabalho com transações em métodos de Insert, Update e Delete, e somente com recordsets desconectados em métodos de pesquisa. (Não uso getRows, somente recordsets desconectados).Basicamente isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faço:

Conexão e Desconexão com banco de dados em Subs

Identação em 95% dos casos

Uso de Functions para ações repetitivas

Uso de ";" em SQL

Validação (em function) em entradas de usuários

Destruição de todos os objetos criados, sempre.

 

Não costumo:

Comentar muito os Scripts

Quase sempre esqueço os MoveNext

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Conexao de BD com Subs/Include (Sempre).Declaro as Variaveis(Nem Sempre).Function Uso muito(Acho muito Util)Destruir os Objetos(Sempre).Depois do Sistema todo pronto eu Documento ele Todo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom... eu destruo os objetos criados, fecho coneções, comento o código.mas naum declaro nenhuma variável sequer e nem fasso documentação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faço:

Conexão e Desconexão com banco de dados em Subs

Identação em 95% dos casos

Uso de Functions para ações repetitivas

Uso de ";" em SQL

Validação (em function) em entradas de usuários

Destruição de todos os objetos criados, sempre.

 

Não costumo:

Comentar muito os Scripts

Quase sempre esqueço os MoveNext

<{POST_SNAPBACK}>

identação ? oq ue é isso tiu ? rs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Posso estar errado, ou haver outro nome, mas é a separação de blocos "internos" por Tabulações, Por exemplo:

ASP
  1. For x = 0 to 10
     
  2. Response.write “X = “& x
     
  3. Next

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Posso estar errado, ou haver outro nome, mas é a separação de blocos "internos" por Tabulações, Por exemplo:

ASP

[*]For x = 0 to 10<br /> Response.write “X = “& x<br />Next

<{POST_SNAPBACK}>

hmmmm, isso é uma das coisas que vou começar a fazer nos novos projetos =)

 

é bem legal e mais organizado assim, agora não sei se existe um nome para isso... rs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

respondendo ai ao DackAle isso é identar o codigo mesmo...

 

agora o que eu faco:

 

Conexão e Desconexão do BD em function

Uso de Functions para ações que uso muito

Idento todo o codigo para ficar facil leitura e encontrar os erros

Uso de BeginTrans para não ter erro com o banco

Todo Sql eu termino com ";"

Fecho/destruo todos os objetos criados

 

 

agora o que não faço:

declarar variaveis... não vejo muita função nisso so mesmo para encontrar erros(se eu estiver errado ai alguem fala oks?!)

Getrows(ainda não sei o que é isso)

Documentar - nunca fiz isso

Comentar o codigo +ou- so comento o excencial

 

gostei desse topico http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

As validações podem ser feitas dentro dos componentes, pois, em caso de reutilização do código, não precisaremos montar uma nova validação.

Marcelo,você cria uma dll, registra no servidor e dentro dela ja esta a validação? é isso mesmo ?pode me dar um exemplo ?Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, eu geralmente faço: - Separar ASP do HTML - Todo o ASP fica no topo da página, usando Subs com Response.Write e chamando-as quando desejo imprimir algo na pagina; - Sembre declaro variaveis - utilizo muito functions - Coloco numa Session a string de conexao. So crio obejetos recordsets e no activeconnection coloco essa session! - idento o código - não costumo documentar - comento sempre

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

As validações podem ser feitas dentro dos componentes, pois, em caso de reutilização do código, não precisaremos montar uma nova validação.

Marcelo,

você cria uma dll, registra no servidor e dentro dela ja esta a validação? é isso mesmo ?

 

 

pode me dar um exemplo ?

 

Abs

<{POST_SNAPBACK}>

Carlos.

 

Criar uma DLL não basta, para utilizar transações COM+, precisamos ainda incluir no projeto dois objetos importantes, que COmServiceLIB e COmObjectControl.

 

Esses dois objeto permitem a transação em cascata (é possível desfazer o que fora feito, até mesmo em outra DLL).

 

As validações eu faço sim dentro da DLL, dependendo da complexidade da validação, eu crio um método só para validar.

 

Por exemplo.

 

Existe um método que se chama "IncluirAcaoJudicial".

Para incluir uma ação judicial, diversas (muitas mesmo) validações precisam ser feitas, portanto, eu crio um outro método (ValidarInclusaodeAcaoJudicial).

 

Passo os parâmetros necessários, e havendo erro, eu gero um erro "Err.Raise", que em virtude da utilização de transações, gerará um "SetAbort", desfazendo tudo o que foi feito anteriormente.

 

Este é um exemplo do poder dos componentes COM+.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

- Coloco numa Session a string de conexao. So crio obejetos recordsets e no activeconnection coloco essa session!

Pode usar uma Application para armazenar a string de conexão e economizar recursos.A Application é uma só para todos os usuários enquanto é criada uma Session para cada visitante. Se o conteúdo é o mesmo não faz muito sentido.Eu costumo declarar as conexoes em Applications no Global.ASA.[]s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode usar uma Application para armazenar a string de conexão e economizar recursos.A Application é uma só para todos os usuários enquanto é criada uma Session para cada visitante. Se o conteúdo é o mesmo não faz muito sentido.Eu costumo declarar as conexoes em Applications no Global.ASA

Eu tambem ja fiz isso...Mas depois ouvi falar que o global.asa tem sérios problemas de segurança, sabe algo a respeito ?Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

faço comentário em 90% das linhas de código ou blocosIdento todo meu codigo, sempredeclaro todas as variaveis, inclusive variaveis de loop como "i"sempre, mas sempre esqueço da bosta do movenexte de uns tempos pra cá estou esquecendo de fechar minhas conexão, mas só uso recordset desconectado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.