Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Luciano Drosda

Iniciar no Linux

Recommended Posts

Bom dia pessoal.Eu estou iniciando a faculdade de informática no Cefet-PR (agora UTFPR, a primeira Universidade Tecnológica do Brasil).Na faculdade, todos os computadores usam Linux. E eu não sei nada de linux.Agora eu queria saber como faço pra rodar o linux na minha máquina. Eu uso o winxp, e ñ posso desistalar pq o meu pai e irmão tb usam esta máquina, e não permitiriam eu tirar o windows.Então, como faço pra rodar linux sem tirar o windows?Grato.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você pode tentar com o Kurumin.

 

Ele roda direto do CD e tem uma aplicação para fazer o redimencionamento de partições, após fazer este redimencionamento você poderá instalá-lo, ou instalar outro, a sua preferencia, até o mesmo que é utilizado na sua universidade.

 

Uma outra aplicação utilizada para realizar o redimencionamento de partições é o Partition Magic (para windows).

 

Sugiro dar uma lida no manual:

http://www.guiadohardware.net/livros/kurumin/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok... baixei e estou usando o Linux... mas dae como faço pra instalar o "office" no kurumin, e pra configurar minha internet. (Uso ADSL da Brasil Telecom).E se eu quiser instalar o linux, sem retirar o windows??Na faculdade, todos os pcs usam o suse.Por favor me ajudem.Obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para instalar o Linux juntamente com o Windows, basta mantê-los em partições separadas.

 

O gerenciador de inicialização (Grub ou Lilo) servirão para selecionar qual sistema deverá ser inicializado.

 

Para configurarar a ADSL no Kurumin, você pode dar uma olhada neste link:

http://www.guiadohardware.net/livros/kurumin/02/

A parte que fala sobre "Como conectar na Internet"

 

Após estar conectado a internet, fica tudo mais simples, para instalar o OpenOffice, digite:

apt-get install openoffice

 

O aprendizado para o Kurumin será o mesmo para o SuSE, qualquer comando, aplicativo ou solução que rode em SuSE, vai rodar também no seu Kurumin, salvo algumas excessões. Depois que estiver familiarizado com o sistema, você poderá instalar o SuSE, ou outro, se assim achar conveniente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.