Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mário Monteiro

Google deve criar tecnologia para programas da Nas

Recommended Posts

29/09/2005 - 09h54

 

Google deve criar tecnologia para programas da Nasa

 

da BBC Brasil

 

O gigante das buscas Google assinou uma parceria com a Nasa, a agência espacial norte-americana, com a intenção de desenvolver novas tecnologias para melhorar os programas espaciais.

 

O Google vai montar um novo complexo de escritórios na sede do instituto de pesquisas da Nasa na Califórnia, perto de sua própria sede no Vale do Silício.

 

A cooperação abrangerá áreas como soluções de tecnologia da informação, gerenciamento de dados e nanotecnologia.

 

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u46760.shtml

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Noticia Relacionada

 

 

Google é o mais novo parceiro da Nasa

 

O sistema de buscas irá ajudar a organizar e distribuir os milhões de informações coletadas pela agência espacial norte-americana.

 

São Paulo - O Google anunciou hoje que irá colaborar em projetos da Nasa, especialmente no que diz respeito a soluções de tecnologia da informação e gerenciamento de dados. Para tanto, construirá uma nova unidade no centro de pesquisas Ames, da agência espacial americana, localizada no Vale do Silício, na Califórnia.

 

Os cientistas do Ames se vêem às voltas, diariamente, com milhões de informações coletadas no espaço e não dispõem de tempo para organizá-las e distribuí-las adequadamente. O Google se encarregará da tarefa e criará mapas que possibilitarão ao grande público o acesso rápido aos conteúdos mais relevantes dos sites da Nasa.

 

"Imagine o que seria ter uma ampla seleção de imagens da missão espacial Apollo ao alcance dos seus dedos quando você quiser", disse Eric Schmidt, executivo da Google, à BBC.

 

Scott Hubard, diretor do Ames, acredita que a parceria trará grandes vantagens para as pesquisas espaciais..

 

“O Google poderá nos ajudar no desenvolvimento de novos tipos de sensores de controle remoto e melhorias na análise de problemas de engenharia”, disse Hubard.

 

O novo centro do sistema de buscas ocupará uma área de mais de 100 mil metros quadrados, duas vezes maior que a de seu quartel-general, que fica em Mountain View, também na Califórnia.

 

João Magalhães

 

Fonte: http://www.estadao.com.br/tecnologia/infor.../set/29/121.htm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Noticia Relacionada

 

 

Quinta, 29 de setembro de 2005, 10h35 Atualizada às 11h40

 

Google vai fazer pesquisa espacial com a Nasa

 

O Google anunciou que planeja uma parceria com a Agência Espacial Norte-americana (Nasa) para fins de pesquisa espacial. A empresa vai construir um novo complexo no centro de estudos da agência espacial no coração do Vale do Silício.

O Google e a Nasa anunciaram planos para cooperarem em projetos de pesquisa como a administração de dados em larga escala, nanotecnologia, computação maciça distribuída e exploração comercial do espaço. A computação distribuída tem por objetivo reunir pela Internet o poder de processamento de milhões de computadores pessoais, enquanto seus proprietários, que participam voluntariamente do processo, não os estiverem usando. A idéia é usar uma grade de máquinas conectadas à Web que trabalhará em projetos de pesquisa de grande escala como questões médicas ou exploração espacial.

 

G. Scott Hubbard, diretor do Ames Center, da Nasa, anunciou em comunicado que a parceria entre o setor público e o privado "oferece enorme gama de potenciais benefícios para o programa espacial". O acordo estipula que o Google instale um complexo de até 100 mil metros quadrados dentro do Nasa Research Park, em Moffett Field, uma antiga base aérea da Marinha dos Estados Unidos, cercada por milhares de empresas de tecnologia, no centro do Vale do Silício.

 

A área é cerca de duas vezes maior que o tamanho total da sede do Google na vizinha Mountain View, Califórnia, onde o Google ocupou a antiga sede da Silicon Graphics apenas dois anos atrás. Os termos financeiros do acordo não foram revelados. Em entrevista coletiva, Eric Schmidt, presidente-executivo e do conselho do Google, disse que a terra arrendada ao governo será usada para criar escritórios que alojarão os setores de pesquisa e desenvolvimento do grupo.

 

Alguns projetos serão específicos do Google e outros reunirão esforços conjuntos com a Nasa, afirmou. "O Google e a Nasa compartilham de um desejo: levar um universo de informação às pessoas de todo o mundo", disse Schmidt. "Imaginem ter uma ampla seleção de imagens das missões Apollo ao seu alcance sempre que precisem delas", disse, exemplificando uma possível área de colaboração.

 

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,...-EI4803,00.html

 

 

 

Noticia Anterior

 

 

 

Quarta, 28 de setembro de 2005, 20h10 Atualizada às 20h07

 

Google pode construir campus em centro da Nasa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Noticia Relacionada

 

 

 

Google e NASA cooperam em pesquisas

 

Quinta-feira, 29 setembro de 2005 - 09:08

 

IDG Now!

 

O Google e a NASA (National Aeronautics and Space Administration), agência especial norte-americana, assinaram nesta quarta-feira (29/08) um amplo acordo de colaboração em futuros projetos de pesquisa com o objetivo de estender o conhecimento em computação das duas empresas.

 

Durante o anúncio, nas instalações da NASA em Mountain View, California, o CEO (Chief Executive Oficer) do Google, Eric Schmidt, se uniu a Scott Hubbard, diretor do Centro de Pesquisa Ames da NASA, para discutir os benefícios da parceria para ambas organizações.

 

A NASA está se afogando em um mar de dados para analisar e organizar, disse Hubbard. De acordo com o diretor, a expertise do Google em organizar informações será de grande ajuda para os cientistas da agência espacial, que estão lidando com terabytes de dados que chegam à Terra vindos do espaço todos os dias.

 

Já o interesse do Google na NASA tem a ver com a capacidade de desenvolver supercomputadores paralelos da agência espacial, disse Schmidt, explicando que a companhia utiliza um método de baixo custo de computação distribuída que, embora seja eficiente hoje, terá que se tornar mais parecido com os supercomputadores da NASA um dia.

 

O Centro de Pesquisas Ames tem o terceiro supercomputador mais poderoso do mundo, segundo a lista Top500.org de sistemas. É um servidor construído pela Silicon Graphics, que usa processadores Intel Itanium 2.

 

As duas organizações pretendem construir novos prédios de pesquisa no terreno de Mountain View, que vão abrigar engenheiros do Google e da NASA, permitindo que eles colaborem em projetos e compartilhem idéias de pesquisa, segundo Hubbard.

 

A NASA é uma das poucas organizações de pesquisa nos Estados Unidos a manter uma abordagem de longo prazo aos estudos, disse Schmidt. Para o executivo, o Google, que enfatiza pesquisa e desenvolvimento individual e corporativo, tem muito a apreender com a forma com que a NASA resolve problemas do futuro.

 

Do seu lado, a NASA não é mais a líder de orçamento nos Estados Unidos, como já foi um dia. Parcerias com empresas como o Google vão se tornar cada vez mais importantes para a agência atingir seus objetivos futuros, como a exploração de Marte, disse Hubbard.

 

Embora não tenha fornecido muitos detalhes sobre o modelo de colaboração, Schmidt disse que o Google vai ajudar a construir diversos prédios como parte do plano de reorganização do Centro de Pesquisas Ames.

IDG News Service/EUA - Tom Krazit

 

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/AdPortalv5/Mercad...annelID=2000002

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.