Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

fs_medrado

Distribuicao para iniciante

Recommended Posts

Ola' pessoal! estou iniciando no mundo linux... queria saber a opniao de vcs sobre qual a distribuicao que seria mais recomendavel para uma pessoa que esta comecando a trabalhar com esse sistema...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você tem inumeras escolhas... fica bem complicado dizer por qual você deveria iniciar.

 

Uma distribuição amigavel é a Ubuntu, baseado em Debian, mas ela chega a ser amigavel demais. Aí tem o Fedora, que é uma distribuição robusta e bem difundida no mercado, uma vez que é baseada em distribuições Red Hat, esta uma das mais bem sucedidas distribuições do Linux. Para os mais livres tem o Debian, que é a distribuição mais GNU que as outras, dizem que esta é a distribuição "verdadeiramente livre", há quem discorde. Para os "loucos" e vidrados em Linux tem os Slackware, dizem ser a distribuição mais cascuda e dificil de aprender.

 

Resumindo, depende do seu nível e o quando você quer gastar de tempo realmente estudando tal sistema operacional. Se o seu interesse é aprofundar-se no sistema, aconselho fazer uso do Debian para começar, se você apenas deseja saber como é ser um usuário Linux, você pode usar o Ubuntu, e caso tenha interesse em desenvolver coisas e implementar servidores, como LAMP (Linux, Apache, MySQL e PHP), você pode tentar o Fedora.

 

Obs.: Todas as distribuições mencionadas podem fazer exatamente a mesmas coisas, o que diferem as distribuições são os pacotes que fazem parte de suas instalações. Geralmente as distribuições de versões mais recentes acompanham pacotes de programas mais atualizados.

 

Bons estudos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Resumindo, depende do seu nível e o quando você quer gastar de tempo realmente estudando tal sistema operacional. Se o seu interesse é aprofundar-se no sistema, aconselho fazer uso do Debian para começar, se você apenas deseja saber como é ser um usuário Linux, você pode usar o Ubuntu, e caso tenha interesse em desenvolver coisas e implementar servidores, como LAMP (Linux, Apache, MySQL e PHP), você pode tentar o Fedora.

O Fedora vem com esse "pacote" LAMP?Instalei ano passado o Mandrake numa máquina para ter um primeiro contato com o Linux, mas estudei muito php que não pude me dedicar ao Linux. Dá para eu apagar o Mandrake e instalar o Fedora?Quero sair do Windows, mas estou estudando muitas outras coisas que eu não queria colocar mais uma montanha de assuntos na fila enquanto não assimilar os outros. Daí que preciso de algo prático, não muito casca, pelo menos no início. :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quase todas as distribuições acompanham inumeras ferramentas, até pq, em sua grande maioria, suas instalações completas são compostas por 3 ou 4 CDs, ou 1 DVD. Bem, nessas grandes distribuições, digo: Slackware, Fedora, Red Hat, Debian, SuSE, Mandriva, ... todas acompanham:

 

- Apache, PHP, MySQL, PostgreSQL, The GIMP e mais algumas coisas, como: Desktops gráficos (KDE e/ou Gnome), Ferramentas para compilação de diversas linguagens (Java, C++, etc), Ferramentas de escritório (novamente acompanha o OpenOffice), ......

 

Mais um detalhe é que o Fedora usa o YUM como gerenciador e atualizador de pacotes e o Debian usa o APT. Estes gerenciadores facilitam bastante na hora de fazer atualizações para novos releases de programas. Ambos os sistemas possuem suporte a Português do Brasil, mas não é 100%.

 

===================

 

Sim, já ia me esquecendo, você pode remover sim o seu Mandrake e instalar o Fedora, ou, se quiser, continuar usando o Mandrake.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tenho certeza absoluta, mas deve ter sim.

 

Qual a versão do Mandrake você esta usando, se não me engano, ele usa o APT como gerenciador de pacotes padrão. Verifique se o seguinte comando existe: apt-get

 

Caso exista, e o mesmo tenha conectivadade a internet, execute a seguinte sequência de comandos:

 

Atualiza a base de pacotes disponiveis nos repositórios on-line:

apt-get update
Procura pelos problemas que queremos instalar:

apt-cache search apache php mysql
Caso encontre os pacotes que quer instalar:

apt-get install apache php5 mysql-server mysql-client
Se quiser fazer uma atualização completa de todos os pacotes:

apt-get upgrade

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A versão que tenho é a Mandrake 8.2 (BlueBird).Quanto ao comando apt-get, onde é que eu dou esse comando? É no início do carregamento? Na interface?Eu chego na interface e fico perdidão com a quantidade de informações nos menus.Outra coisa, a máquina que está com o Linux NÃO TEM ACESSO À INTERNET. :(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sem acesso a internet fica tudo mais complexo, uma vez que seria necessário haver a conexão para o APT conseguir acessar os repositórios de arquivos on-line, afim de realizar o download e posteriormente a atualização dos pacotes. :(

 

De qualquer forma, você deve abrir um terminal de texto ou procurar por uma ferramenta chamada Synaptic (no menu de programas), esta se trata de uma ferramenta gráfica para a atualização de pacotes. Entrando em um terminal de comandos, você precisa estar como usuário root (administrador) e executar os comandos mencionados, mas, como eu já disse, precisa ter acesso a internet.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No caso, como apresentado lá no artigo:

 

Sempre que tiver um # precedido de um comando, isto quer dizer que você deve estar acessando como root (super usuário) para poder executar as tarefas sem problemas de permissão. Novamente você precisa abrir uma tela de terminal para poder executar tal comando.

 

# linuxconf

 

Mesmo assim, pode ser que quando você instalou o Mandrake, não tenha instalado o linuxconf, mas acho pouco provavel, uma vez que esta é a ferramenta padrão de configuração do sistema.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deveria ter no menu. :)

 

Algo como Terminal, Kterm ou qualquer coisa, mas, se mesmo assim se você não achar, procure no menu algo como Executar... ou Run Program...

 

Ele vai abrir uma pequena janela, deve haver uma check com a seguinte descrição: Executar em modo terminal.

 

Aí você pode usar o comando linuxconf ou colocar o comando bash, este fará com que uma tela de terminal, com prompt de comando, seja aberta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Encontrei RunComand, digitei linuxconf e somente piscou uma tela de prompt, mas a mesma não foi aberta.Também refiz o procedimento, entrando em options e selecionando "run in terminal" mas também somente piscou uma tela de prompt.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isto torna tudo mais complexo. :(

Tentou rodar o comando bash invez de linuxconf??

 

ps.: qualquer coisa me adiciona no MSN. Informações no meu perfil.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.