Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

wolfphw

SESSION ou COOKIES

Recommended Posts

Tipo eu to com uma dúvida aki... to fazendo uma coisa na página onde eu cuido e naum sei se uso session ou cookie

Tipo na página o usuário pode se logar na página, e quando ele se loga ele altera as configurações da página e tal... podendo mudar o layout da pa´gina com uns que eu jah vou ter pré-definido... dai eu vou precisar guardar as informações dele quando ele se loga e naums ei em qual eu guardo... oke vcs me recomendam????

O meu site tem coisa de 5mil acessos por dia... acho que dessas 5mil umas 200 vaum se logar no site... o servidor eh um servidor potente, soh ainda naums ei a configuração dele mas sabendo eu informo aki pra se isso fazer alguam diferença.

Vaum ser armazenadas coisa de umas 25 variaveis contendo praticamento 0 ou 1 e uma com o nome do usuário

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pq cookie seria melhor???que eh isso a minah dúvida... qual seria melhor e pq :)

Compartilhar este post

Link para o post

Cara sinceramente prefiro na session...Pois se for amarzanar array no cookie não consegui!!!E na session eu consigo amazenar array, e outros tipos de informação...

Compartilhar este post

Link para o post

asssim...tipowcookie... vai ser um valor que vai permanecerse o usuario sair do seu site e retornar ...os valores vao estar la no computador dele gravado .... agora com session se o usuario sair do seu site a session se perde... ela é destruida <o>dae ja era... tudo tem ser feito de novoNo seu caso o que eu recomendo a você fazer é o seguintevocê pode armazenar as escolhas que o usuario fez no seu site no banco de dados ... o user loga e você ja puxa as config dele do banco de dados...mais você pode fazer isso com cookie tbm..só que o user pode deletar o cookie... o browser pode deletar... e talz...entao acho que o bd seria bom \o/

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com o Sillent.Sem falar que existem navegadores que não suportam Cookies ou deixam desabilitados, e com session sempre que o cara entrar no sistema deria que alterar tudo de novo.A melhor opção.O Sistema de Login com Session.Opção do usuário gravado no BD. (Que realmente seria o mais certo)Só você ver o Invision e outros fóruns e sistemas com mudança de dados. :D

Compartilhar este post

Link para o post

beleza... eu tava querendo usar SESSION mesmo... mas minha grande dúvida seria se as SESSIONS naum iriam influenciar na performace do meu servidor... :) Eu vou gravar tudo em banco as configurações de cada usuário sim...

Compartilhar este post

Link para o post

quanto a performance nao tera diferença entre session e cookie, pode ser ate que com cookie seja um pouco mais lento mas coisa impercepitivel

o session nao deixa de ser um cookie mas ele grava os dados no servidor

agora se você quer manter a configuração do usuario use cookies ou banco

Compartilhar este post

Link para o post

Opa.

confesso que não entendi muito bem como usar o session.

eu fiz um esquema de login, usando session, mas toda vez que saio do navegador e volto pro site, ele não está recuperando o que eu gravei.

por exemplo:

session_start();$login = $_POST["user"];session_register("login");

+/- isto q eu fiz.

para recuperar este valor que guardei na session, uso o $_SESSION ? neste exemplo, como ficaria?

valew ae

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, vamo lá

Seguinte PurI:

Session você não consegue definir um tempo para ele expirar.

Não é como cookies:

setcookie ("Nome", "Valor", time() + 3600); // Uma hora

setcookie ("Nome", "Valor", time() + 3600*24); // Um dia

setcookie ("Nome", "Valor", time() + 3600*24*31); // Um mês

setcookie ("Nome", "Valor", time() + 3600*24*365); // Um Ano

E assim por diante.

As session elas expiram apartir do momento que o navegador é fechado.

Tanto cookie quanto session tem um funcionamento parecindo, mas tem pequenas diferenças difereça:

Cookies

[*]Definir tempo para expirar (Gravando assim os dados por muito mais tempo)

[*]Não expira após o navegado fechar, ao menos que não defina um tempo para que ele expire

Session

[*]Nem todo o navegador suporta cookies, ou alguns estão desabilitados, se você for fazer uma autenticação de usuário por exemplo.

Se o cookie estiver desabilitado você não consegue fazer, mas com Session sim.

[*]Antes de iniciar uma session você deve colocar a linha session_start();[/b]

[*]Sem falar no grande numero de comandos que ela tem.

Que são estes:

session_cache_expire -- Retorna o prazo do cache atual

session_cache_limiter -- Obtém e/ou define o limitador do cache atual

session_commit -- Alias of session_write_close()

session_decode -- Decifra dado de sessão de uma string

session_destroy -- Destrói todos os dados registrados para uma sessão

session_encode -- Codifica os dados da sessão atual como uma string

session_get_cookie_params -- Obtém os parâmetros do cookie da sessão

session_id -- Obtém e/ou define a id da sessão atual

session_is_registered -- Descobre se uma variável global está registrada numa sessão.

session_module_name -- Obtém e/ou define o módulo da sessão atual

session_name -- Obtém e/ou define o nome da sessão atual

session_regenerate_id -- Atualiza o id da seção atual com um novo gerado

session_register -- Registrar uma ou mais variáveis globais na sessão atual

session_save_path -- Obtém e/ou define o save path da sessão atual

session_set_cookie_params -- Define os parâmetros do cookie de sessão

session_set_save_handler -- Define a sequência de funções de armazenamento

session_start -- Inicia dados de sessão

session_unregister -- Desregistra uma variável global da sessão atual

session_unset -- Libera todas as variáveis de sessão

session_write_close -- Escreve dados de sessão e termina a sessão

Bom, mas ai cara, uma dica.

Saia da precariedade.

session_start();$login = $_POST["user"];session_register("login");
session_register é considerado um modo obsoleto (antigo) de se criar uma session.

O modo utilizado atualmente é este:

session_start();$login = $_POST["user"];$_SESSION["user"] = $login;
Assim como não se utiliza mais:

$HTTP_COOKIE_VARS["nomedacookie"];
Para ler as cookies, mas sim:

$_COOKIE["nomedacookie"];

O mesmo caso é o da session:

Antigo

$HTTP_SESSION_VARS["nomedasession"];
Atual

$_SESSION["nomedasession"];

Não é porque estou dizendo que eles são obsoletos que deixaram de ser usados.

Pelo contrário, ainda funcionam, mas em breve não funcionaram mais.

Espero que tneha entendido tudo, pq deu trabalho pra escrever isso, hehehhe

Flw ai cara.

T+

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/grin.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Opa nick171.Valewzao pela explicação, com certeza ajudou bastante. :D Mas agora mais uma dúvida. Então se eu quero fazer um esquema, aonde o cara quando voltar ao site, não precisa se logar novamente, neste caso tenho que usar o COOKIES? Caso o navegador aceite, beleza, senão, fica se logando toda vida.Seria isto?

Compartilhar este post

Link para o post

asssim...tipowcookie... vai ser um valor que vai permanecerse o usuario sair do seu site e retornar ...os valores vao estar la no computador dele gravado .... agora com session se o usuario sair do seu site a session se perde... ela é destruida <o>dae ja era... tudo tem ser feito de novo

Discordo em certa parte...O cookie tbm pode ser programado pra ser deletado assim que o cara fechar o navegador, ou seja, ficaria igual ao session... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Se for para ficar logado permanententemente no fórum, como o invision, utilize CookiesMas foi como eu disse, nem todo o navegador suporta cookies, ou pode estar desabilitado.Uma coisa que você pode fazer é utilizar os dois juntos.Porque ai, se o navegador suportar cookies a pessoa fica logada permanentemente, agora se não suportar ela fica até o browser fechar.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu conseguiria acessar uma session de outro usuário se soubesse seu id e ver as variáveis que ele tem lá dentro ou pelo menos saber se a session ainda existe ou foi destruida ?

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.