byfreak 0 Denunciar post Postado Novembro 17, 2005 ola pessoal.... tenho 2 HDs, um de 60 e outro de 80 gb....... Vou instalar vários SOs, então estou ajeitando partições.... Quero deixar assim: então, minhas dúvidas: -quais os tipos de partição que eu ponho no lugar dos *? quais as diferenças entre os tipos? -a partição Home e Swap vão servir para todos os linux instalados? ou tem que ter uma /home e uma swap para cada distribuição? -já que é mais de uma distribuição, os programas instalados numa serão compatíveis com outra? ou devo instalar o programa numa e depois noutra? Abraços! Obrigado desde já! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Novembro 17, 2005 Bem, são várias situações, mas vamos lá... -quais os tipos de partição que eu ponho no lugar dos *? quais as diferenças entre os tipos? Em Linux há alguns tipos de sistemas de arquivos: EXT2, EXT3 (mais comum, evolução do EXT2), ReiserFS, XFS e JFS. Um comparativo entre os sistemas de arquivos mencionados pode ser encontrado nestes endereços: http://linuxgazette.net/102/piszcz.html http://www.linux-france.org/article/sys/ext3fs/Benchmarks/ A primeira vista, é complicado entender, mas vale a pena dar uma lida, ambos os sites estão em lingua estrangeira. Uma outra dica, esta em português, pode ser encontrada neste endereço: http://www.guiadohardware.net/linux/dicas/36.htm -a partição Home e Swap vão servir para todos os linux instalados? ou tem que ter uma /home e uma swap para cada distribuição? Sim, ambas as partições vão servir para todos os sistemas baseados em Linux, desde de que, por exemplo, por uma desisão sua, você resolveu criar a /home com sistema de arquivos ReiserFS, então, todas as distribuições devem dar suporte a mesma. Esta configuração você faz logo durante a instalação, indicando a criação de cada partição e onde seu diretório de referencia será montado. -já que é mais de uma distribuição, os programas instalados numa serão compatíveis com outra? ou devo instalar o programa numa e depois noutra? Esta é a grande questão. Não conheço todos esses sistemas, estou mais habituado com Debian, Fedora, Conectiva, RedHat, Ubuntu e Kurumin, e se eu disser para você que todos os programas vão funcionar beleza sem problemas é bem complicado, entenda o motivo... O sistema de arquivos base no Linux é hierarquisado da seguinte maneira: /boot, /home*, /usr, /bin, /sbin, /dev, /proc, /etc, /var, ... Para compreender um pouco para que serve cada uma, veja neste post: http://forum.imasters.com.br/index.php?showtopic=146873 A home você já mencionou que será unica para todos os sistemas, mas, e as demais?! Isto vai gerar muitos arquivos repetidos, como, por exemplo, os arquivos de configuração (/etc), vamos supor que você tenha um servidor Apache instalado no SuSE e queira fazê-lo funcionar no Kurumin, e este sua própria arvore de diretórios com seu diretório contendo seus próprios arquivos de configuração, no caso, seu próprio /etc, quando você tentar inicializar o Apache que esta na estrutura de diretório do SuSE ele vai procurar o arquivo de config na estrutura de diretórios do Kurumin, e, possivelmente, não irá encontrar. Este é apenas um exemplo de um dos problemas que você poderia encontrar, você ainda pode se deparar com, falta de módulos (um sistema tem um módulo X carregado automaticamente e o outro não), bibliotecas dinamicas (podem ter sido instaladas no sistema X e no outro não), etc etc etc... ou seja, vai ser bem complexo rodar uma aplicação em especifico em todos os seus sistemas Linux. Porém, em outros casos, isso pode ser viável, mas, também geraria mais trabalho que o de costume para fazer uma instalação simples. Exemplo, há um diretório chamado /opt, e chamos destiná-lo a instalação de softwares como o Apache, então, você teria que baixar os fontes do Apache, descompactar, compilar, e instalar nesta pasta, desta forma, ele cria sua própria árvore de diretórios, com seus arquivos de config etc etc etc... Ainda assim não é um procedimento com 100% de garantia que este funcionará nos demais sistemas. Complicado? Não sei dizer, se os sistemas forem parecidos no que diz respeito a instalação de pacotes e bibliotecas, talvez funcione tudo em perfeita harmonia. Agora gostaria de fazer uma pergunta: Pq você quer ter 4 distribuições diferentes do Linux em um mesmo equipamento? :) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
byfreak 0 Denunciar post Postado Novembro 18, 2005 é eu já decidi que vou instalar uma agora e uma depois.....só ou ter duas para fis de testes....as outras vou rodar por live cd..... obrigado pela ajuda!!mas ficou algumas dúvidas ainda:tem como eu criar o sistema todocompartilhado entre as distribuições?E NO CASO DE TER 2 DISTRIBUIÇÕES como vai ficar a compatiblidade? a árvore de diretórios vai ser montada como? as configurações de uma afetarão a outra? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites