S_Gonzales 0 Denunciar post Postado Novembro 20, 2005 primeiro ola a todos, esse é meu primeiro topico aqui no forum, sou SGonzales, alguem que espera aprender muito ainda sobre flash...agora a minha duvida...eu criei uma especie de menu interativo no flash, usando movi clip, o menu é animado, mas por uma razao que nao compreendo, quando eu clico nos botoes do movie clip, eles nao vao para o frame para o qual deveriam ir... em resumo, tem um botao dentro d eum movie clip, esse movie clipe ta no primeiro frame da cena um, euquero que esse botao leve para o frame dois da cena um, mas provavelmente pelo frame um da cena um estar com a açao stop nele, ele nao esta funcionando, mas eu so quero que o frame um da cena um, va para o frame dois da cena dois depois de clicarem no botao queesta dentro do movie clip quepor sua vez esta no frame um da cena 1....naos ei se esta claro, mas enfim,qualquer coisa eu esclareço Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Froskie 0 Denunciar post Postado Novembro 20, 2005 Coloque os códigos que você usou, fica mais fácil... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
S_Gonzales 0 Denunciar post Postado Novembro 20, 2005 Coloque os códigos que você usou, fica mais fácil...ok, no primeiro frame da cena 1, eu apenas pus: stop();no movie clip, o codigo foi:on (rollOver) { x = this._currentframe; this.gotoAndStop(x);}on (rollOut) { y = this._currentframe; this.gotoAndPlay(y);}e para o botao dentro do movieclip, o codigo foi(eu decidi para fazer trocar tmabem caso apenas digitem a tecla dois do teclado):on (release, keyPress "2") { gotoAndPlay("Scene 1", 2);} Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Froskie 0 Denunciar post Postado Novembro 20, 2005 Olha só, como eu ainda não entendi o que você quer fazer, vou apenas dar umas explicações: on (rollOver) { x = this._currentframe; this.gotoAndStop(x);}on (rollOut) { y = this._currentframe; this.gotoAndPlay(y);}Este código, em um MovieClip, não faz absolutamente NADA! O erro é simples: você pega o quadro em que o MovieClip se encontra, e manda ele ir para aquele quadro... :huh: Quanto a este: on (release, keyPress "2") { gotoAndPlay("Scene 1", 2);}Dentro de um MovieClip, não vai funcionar, você precisa colocar uma referência _root para que se entenda que é o filme principal que deve avançar a cena, mesmo que somente ele tenha 'cenas'... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
S_Gonzales 0 Denunciar post Postado Novembro 20, 2005 Olha só, como eu ainda não entendi o que você quer fazer, vou apenas dar umas explicações: on (rollOver) { x = this._currentframe; this.gotoAndStop(x);}on (rollOut) { y = this._currentframe; this.gotoAndPlay(y);}Este código, em um MovieClip, não faz absolutamente NADA! O erro é simples: você pega o quadro em que o MovieClip se encontra, e manda ele ir para aquele quadro... :huh: Quanto a este:on (release, keyPress "2") { gotoAndPlay("Scene 1", 2);}Dentro de um MovieClip, não vai funcionar, você precisa colocar uma referência _root para que se entenda que é o filme principal que deve avançar a cena, mesmo que somente ele tenha 'cenas'...o primeiro codigo esta sevrindo apra algo sim...pois o movie clip é uma animaçao, e quando o mouse fica em cima dela ele para...nao fui eu que pus esses codigos, ams eles estao funcioando para fazer isso...agora sobre o "_root", eu tentei, mas nao consegui, voce poderia por favor me dar um exemplo de como eu poderia coloca-lo nesse caso? seria por acaso:on (release, keyPress "2") { _root.gotoAndPlay(2);} Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
carneirinho 7 Denunciar post Postado Novembro 21, 2005 Acontece o seguinte, as ações de botão sempre vão se referir a timeline que ele se encontra, se você usar o gotoAndPlay dentro de um movieclip, essa ação vai funcionar na timeline dele, o que o Froskie explicou é que você deve dar a ação pra timeline principal, essa tomeline principal é reconhecida no action script como "_root" então se usar na ação _root.gotoAndStop(2); na verdade você estará mandando a timeline principal ir para o frame dois. Vou te explicar como o Flash trabalha com as cenas, funciona assim: Quando um swf é gerado (quando você aperta o Ctrl + Enter) o Flash une todas as cenas uma na outra, então fica uma como continuação da outra (óbvio), e o mais óbvio é que se uma é continu~ção da outra você pode contar esses frames pra usar seu goto, por exemplo, se você tem 15 frames na primeira cena + 20 na segunda cena + 10 na terceira cena e você quer ir para o frame 3 da terceira cena, é só você contar 15 + 20 + 3 = 38, disso você pode usar a ação _root.gotoAndStop(38); que ele vai parar onde você quer, isso é bom para o entendimento do flash, mas na prática se depois você inserir ou remover frames de qquer cena, você vai ter que recalcular tudo denovo e mudar a ação de todos os botões, porem o flash tem uma coisa mais inteligente que é conhecido como "label", que funciona como uma "instancia" que ajuda a identificar certo frame, então se eu fosse você mandaria essas ações de cena pra PQP que eu ja cansei de responder isso em forum e usaria esse procedimento mais inteligente: Crie um keyframe no frame que você quer mandar a ação do seu botão, clicando no frame vai aparecer uma caixa com o nome <frame label> na caixa de propriedades, clique la e de um rótulo ao frame, por exemplo "agonia", dai é só você colocar essa ação no seu botão: on(release){ _root.gotoAndPlay("agonia"); } ele vai achar o frame "agonia" na timeline principal e seu goto vai funcionar, suas noites de sono melhorarão e você será feliz para sempre! abraço, Carneirinho Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Davimm 0 Denunciar post Postado Dezembro 7, 2005 Ahhh.. Nao deu certo Carneirinho... =( Ele voltou o filme do começo.. A mesma CENA!!! Na Scene 2, eu crie um KeyFrame com o nome 'cena2'... E la no meu botão, na SCENE 1, em um Movie Clip, eu coloquei da seguinte forma: on (press) { _root.gotoAndStop("cena2"); } Porém!!! USANDO A GAMBIARRA DAS SOMAS DOS FRAMES!!! Deu perfeitamente!!! eiuaeahheau Coloquei: on (press) { _root.gotoAndStop("2"); } Sendo 2 o primeiro frameda SCENE 2... Valewww Brother!!! DaviMM Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites