Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

quist

Sombras de objetos transparentes

Recommended Posts

Saudações galera... Voltei de viagem um pouco mais cedo que o previsto, e resolvi fazer uns testes com alguns materiais do mental...

Por mais que eu tente, mexendo nos parâmetros das luzes e do render, n consigo fazer com que as cores das sombras fiquem de acordo com o material transparente...

Por exemplo:

Imagem Postada

Neste teste, os materiais são Glass do Mray. O da esfera maior tem difuse branco, com valor 0,9 em transparency. E o da outra esfera tem difuse vermelho com 0.7 em transparency...

Mas notem que a sombra de um não se difere do outro...

Com o material Raytrace eu até consegui dar uma diferença que eu queria, mas sinceramente não gostei desse resultado de "vidro" desse material:

Imagem Postada

Alguém sabe como chegar à um resultado parecido com o Glass (lume) do Mental Ray?

Outro probleminha que tive foi com caustics... O material Raytrace criou caustics sem problemas. Mas o Glass, não. Ele dá um erro... N sei resolver

flw

abraços e um Feliz Ano Novo!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, bem... Qnt ao primeiro problema, o material Glass não tem shader que controla a sombra, assim não cria sombras transparentes de acordo com o material. E como ele não se comporta realmente como um material transparente, não cria caustics corretamente, como o Raytrace (que se pode controlar o grau e transparência)...Mas ainda fica em aberto... Alguém sabe uma boa setagem do material Raytrace pra se comportar como vidro realístico?Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Consegui!

Consegui fundir a aparência externa do Glass (Lume) com a sombra e o caustics do Raytrace...

Era só colocar o material Glass do mental no canal "Mental Ray Conection" do Raytrace, assim o material principal(raytrace) controlará a sombra enquanto o Glass controla o Shader visual.

O estranho, foi quando eu habilitei o caustics, a sombra voltou à cor normal(cinza). mas acho q isso foi erro meu na setagem dos parâmetros, até pq o efeito gerado de caustics foi mt estranho...

Olhem como ficou:

Imagem Postada

abraço e feliz Ano Novo

Compartilhar este post

Link para o post

Ei Quist! ue bom que voltou eu to voltando hj, pois eh, que bom que você conseguiu o resultado que procurou, mas na verdade achei que tinha conseguido ainda no primeiro post, por que na verdade o a diferença que ressalta de uma imagem pra outra é que o vidro vermelho ta refletindo a parte interna do vidro externo e vice-e-versa. Mas compreendi os materiais do mR q usou.você conseguiu o resltado com caustic?e FELIZ ANO NOVO!!! Sucesso em 2006!absjD

Compartilhar este post

Link para o post

Eaee Juca... Feliz Ano Novo pra você tbm! Sucesso pra todos nós!Consegui sim com caustics, tinha ficado estranho pq havia mais de uma luz na cena, aí desconfigurou td... Mas já tá resolvido.Agora eu to é com outra dúvida (vai ser lerdo lá longe!). Lendo uma matéria sobre o que o Mental 3.4 Pode fazer, eu vi que tem Shaders demaaaais pra serem estudados.Tem exemplos lá que eu não consegui reproduzir (não tá explicando como se faz, como eu disse, é uma matéria e não um tuto), como a Área Shadow do MR. Já tentei aqui com as Área Lights, mudei o tipo de sombra.. mas nada chegou nem perto com as area shadows do Scanline.Não sei se compensa fazer outro tópico pra essa dúvida, mas se você achar melhor, eu crio outro (até pq a lerdeza não pára por aí... hehe).Outra coisa interessante que eu vi, foi a criação de neblina(fog) com o shader Mist do mental... mas eu não tenho idéia de como se usa!Sei que to sendo meio "apressado", querendo aprender td de uma vez só, mas é mais por cusiosidade mesmo...flwabraço!

Compartilhar este post

Link para o post

rapaz, eu nunca usei o mist, mas posso fazer uns testes aqui.. no mais aconselho você utilizar somente as sombras do mental ray ou uma ray trace, mesmo assim você corre o risco de estourar os 100000 caustics..naõ preciso abrir outro topico não o assunto é o mesmo.absjD

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.