Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Badangry

Onde está a liberdade?

Recommended Posts

Estive escrevendo sobre esse assunto em forums de gringos, e já tive meus resultados, agora quero saber como a comunidade pensa sobre o assunto aqui no brasil.

Então, vamos lá:

================================

Desde quando o linux apareceu, você encontra pessoas por ai falando em liberdade, repetindo frases como "Viva a liberdade"

Estou começando a programar, e eu não encontrei essa liberdade, as pessoas estão sempre falando sobre as licenças, como uma restrição.

Com eu sou um programador amador, eu não queria que meus códigos já fossem apresentados até pelo menos o código me deixar orgulhoso, e até o momento eu não tinha nenhuma opinião formada sobre o assunto ainda, tudo que eu sabia era que eu gostava da idéia do opensource E do software livre e que eu estava aprendendo a programar, e ainda, que eu teria que decidir sobre as licenças de softwares depois.

A primeira vez que eu mostrei um dos meus softwares, as pessoas ao redor me perguntaram onde estava o código fonte, a minha posição foi negar de imediato, lógico, o software ainda não estava pronto e eu não queria meus códigos amadores abertos para serem analisados, pois eu ainda não estava preparado o suficiente, e não só por isso mas também porque eu ainda não havia pensado em como eu iria distribuir os softwares, eu estava muito mais preocupado em como eu iria estar programando os softwares, no que eu teria que aprender na linguagem de programação, e no quanto o software seria util para a comunidade, não havia porque me preocupar com licenças, já que isso é o ultimo passo, quando o software está totalmente pronto, e já que eu não sabia se o software seria de qualquer forma de opensource, a primeira posição teria que ser negar, como quando você está interessado em comprar uma casa que está à venda, a pessoa te pergunta "vai me pagar agora?" a sua primeira posição é não dar a grana, até que tenha 100% de certeza que você irá comprar.

O mesmo acontece com os softwares, se você ainda não tem certeza que o código será aberto, você não pode sair por ai mostrando o código pois poderia se arrepender depois, certo?então a sua primeira posição seria negar o acesso ao código, claro.

Mas ai então, eles continuaram insistindo e para não dar explicações estranhas como essa eu resolvi entrar na brincadeira e ir dizendo que jamais liberaria meus códigos, e isso fez com que eu fosse apedrejado, como estando fora da "filosofia Linux", e tendo que estar constantemente argumentando sobre o assunto, todas aquelas madrugadas acordado programando, e sendo culpado por isso?

Resolvi defender o freeware nesses ultimos dias, como se já tivesse tomado a minha decisão, tentei me posicionar como um programador da filosofia freeware se posicionaria, para ver o que teria acontecido se eu tivesse escolhido essa posição, que eu ainda nem ao menos havia escolhido, o resultado foi reprovação imediata, e uma palestra de software livre naquele exato momento.

Ora ora, vejam só, eu, o grande "dl...", conhecido por anos no IRC como o chato que não parava de fazer propaganda do linux e do software livre, que por anos e anos pregou a filosofia do software livre e comentava o grande sucesso que o linux teria no futuro, e as vantagens de se ter um software livre, seja a nivel de sistema operacional ou de um simples software, eeu, esse mesmo, que anos depois, no grande sucesso do linux teve que ser criticado por não fazer um software livre, que nem ao menos tinha uma posição sobre o assunto.

As pessoas da época das quais convivi, que nem tenho mais contato não acreditariam se estivessem ouvindo essa história, "você?sendo criticado por isso?conta outra!" diriam algo como isso.

Eu nunca fui contra o software livre muito pelo contrario, mas essa condição que a comunidade linux está colocando é um absurdo, virar as costas para os softwares licenciados de outras licenças é agir contra o linux, afavor do software livre mas ainda contra o linux.

O linux é um software livre, mas analisando-o na posição de sistema operacional, com certeza isso é agir contra o linux, imagino empresas famosas de software assustadas ao migrar para o linux com medo dessa restrição.

Quando você faz um software para windows, as pessoas se preocupam se o software é bom, já quando você faz um software para linux, eles querem saber se o sofftware é código aberto, para depois ver se ele é bom, então a comunidade windows está dando mais liberdade aos programadores do que a comunidade linux?

No momento, eu estou pensando em dar um tempo em programação até por a cabeça no lugar, e também estou montando um grupo de programação mas que não pretendo abandonar, e farei dele também um lugar onde poderemos estudar programação, de qualquer forma, meus softwares pessoais, que eu programei, estarão abandonados, e não farei qualquer outro software até que eu tenha certeza do que eu estou fazendo e o que a comunidade pensa e o que ela não pensa, pois agindo de forma restrita à softwares de licenças diferentes, não me parece ser algo digno de chamar de "liberdade".

Eles pensam que o fato do linux ser um software livre torna todos os softwares que rodam sobre ele obrigados a terem o código aberto e serem livres para modificar.

Eu vim aqui para saber como vocês linuxers brasileiros pensam, já que já fui em forums postar praticamente o mesmo assunto em inglês em outros forums e já tive as minhas respostas, claro, agora que estou escrevendo em português, e como tive mais tempo agora para escrever, acabei por escrever um pouco mais :) a questão é, você acha que os programadores fazendo softwares de código fechado, mesmo sendo freeware são pesssoas más/mercenários por tras de seus códigos fechados?você acha que fazer softwares que não são livres, quebra a filosofia do linux?

Como a comunidade do linux gosta de fazer (que já não me incluo) resolvi fazer a minha, está em inglês porque eu havia feito para colocar nos forums de gringos, e não pretendo fazer outra imagem, mas espero que vocês entendam:

http://img482.imageshack.us/img482/282/nofreedom8yb.jpg

Seu comentário pode ser util, escreva aqui o que você pensa, eu não tenho nada contra o software livre mas não aprovo a restrição ao software freeware.

Você usa softwares de "código fechado"?tem problemas ao usar softwares que não são "código aberto"?

Você pode dizer que nós programadores temos a liberdade de escolher as nossas licenças, mas quando você está programando você está programando para um público, se esse público da as costas ao seu trabalho, você está restrito sim, sendo jogado pra fora e não estando livre então.

Quero entender se software livre é condição para um software ser usado pela comunidade ou não.

Existe essa liberdade para os programadore ou apenas para os usuários?

Pretendo fazer softwares opensource também, mas não gosto da idéia da condição que quando não quiser liberar o código, o software seria reprovado pela comunidade.

Atenciosamente e um pouco decepcionado,

Badangry.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem... algumas respostas antes de iniciar meus comentários.

Sim... Escrevendo software que não de código aberto você esta seguindo de conta a filosofia, mas não a filosofia do linux, mas sim a filosofia GNU.

Se você quer fazer um software, que não seja de código aberto, bem... vão haver equivalentes do seu software em código aberto? O que te faz pensar que seu software vai ser melhor que o de código aberto, e ainda que este terá a mesma manutenção do equivalente em código aberto? Entendeu? Se você quer vender o seu software, venda... O fato de ser software de código aberto não quer dizer que você não possa vendê-lo.

Li seu post inteiro e não entendi algumas coisas... ou melhor, acho que entendi mas não compreendi o pq da sua preocupação. Os usuários de sistemas GNU/Linux preferem fazer uso de sistemas/programas de código aberto, por diversas razões, mas, principalmente, pelo fato de se tornarem independentes das empresas. Em alguns casos, bem específicos, alguns software proprietários serão utilizados, como é o caso do SGDB da Oracle, o Adobe Acrobat Reader (embora existam ferramentas de código aberto) e a Java Virtual Machine da Sun (embora existam ferramentas de código livre equivalentes). Veja, a Máquina Virtual da Sun é proprietário, mas o Java, de um certo modo, é livre.

Existem vários conceitos em quais os seus softwares podem se enquadrar. Licenças específicas para tipos diferentes de software... você vai encontrar pra todo gosto.

Se você preocupar-se com o que os outros vão pensar do seu software, do jeito que você programa ou na maneira que você pretende distribuí-lo, você esta seguindo um caminho errado. Como você mesmo comentou, ele não esta pronto, ninguém tem nada haver com isto. Segundo, se você não quer liberar o código, você não tem obrigação alguma. Terceiro, a filosofia do software livre esta relacionada a diversos aspectos, se você acha, por exemplo, que a comunidade em nada pode contribuir para melhorar o seu software, realmente, não há motivos para raciocinar com tal filosofia.

Fonte de informação sobre software livre e a filosofia GNU.

http://www.gnu.org

Compartilhar este post

Link para o post

.. pra começar, pessimo texto.. fala serio, repetiu software mil vx, num ganhe a vida sendo escritor :angry: ...dps, opensource qr dizer um codigo q pode ser modificado pela comunidade, não eh obrigatoriamente gpl, as pessoas tem q parar de falar sobre oq n sabe, vai ler a poha dos textos q vem com as licenças antes de sair por ai dizendo m***** :angry: :angry: ... você tem todo direito de manter sigilo do seu código, ate manter ele sobre determinada licença e depois mudar de ideia, problema seu.. usar linux não obriga ninguem a seguir a mesma linha, se você quiser utilizar gpl, otimo, vai ser um ganho p/ comunidade, senao.. fazer oq.. uma breve explicaçao sobre gpl, tanto pode ser livre como ter restriçoes comerciais, entao repetindo oq ja havia dito.. vamos para de discutir sobre oq não se sabe, ou esperar q caia as informaçoes do ceu e entre na cabeça d vcs, vao ler poha, por mais q você saiba, você n sabe de tudo, termino dizendo q existe sites e livros sobre todos esses assuntos, não eh dificil você encontrar informaçoes sobre algum tema, entao vms largar a priguiça e buscar as respostas...

Compartilhar este post

Link para o post

Sou programador, uso Python que é "no patents" e desenvolvo sistemas.Se você não quiser liberar os códigos do seu sistema não libera, se você quiser cobrar por ele cobre..Isso não tem nada a ver com o Linux ou sua filosofia. O linux é tão livre que você usa ele para desenvolvimento e pode cobrar o que faz, mas entenda bem, o que você esta falando aqui é o maior FUD. Veja o exemplo do vmware, roda no Linux tem Patent e não tem seu código aberto. Exemplo:Se você ligar ligar na Suse Linux, e pedir um cd, eles vaum te cobrar o envio, suporte, embalagens etc...Por isso o Linux é pago ? A resposta é não, eles estão te cobrando não o Linux mas o serviço deles de embalagem etc...É a mesma coisa com um desenvolvedor que fica horas diante um micro quebrando a cabeça com funcões, if, elses etc. Você cobra por isso. Existe no mundo Linux muitos picaretas que ficam querendo falar isso ou aquilo que tem que liberar código pq o mundo é livre, mas criar eles naum criam nada..só pegam mastigado, esses kras você naum pode dar idéia.Muita gente me pergunta, se o Linux é gratuito e livre o que o desenvolvedor ganha com isso. Eu sempre respondo assim: "O prazer de ver sua criação rodando", Linus Torvalds não cobra nada pelo seu SO mas cobra as palestras que da.Se você é programador e usa Java, Delphi, VB sei la o que ? Essas linguagens possuem patents, então se você instalar o seu sistema em um cliente e a fiscalização chegar, você pode ter ou não liberado os fontes que você vai preso no ato, ou vai pagar uma baita multa além de perder todo o seu sistema. Isso se aplica a SGBD também.Ja quem usa linguagens livres(nopatents) como Python, Ruby etc, não tem esse problema.Pesquise mais afundo as filosofias dos softwares, e entenda melhor os conceitos antes de fazer FUD.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa... puthondeveloper...

Só um comentário sobre o seu post...

Java é aberto a comunidade de várias maneiras, mas mantém seu código fonte fechado por inumeras razões, afinal, o que mais se presa em Java é a compatibilidade multi-plataforma e, talvez, a abertura deste código viesse a trazer problemas neste aspecto. As especificações da Máquina Virtual também estão disponíveis, possibilitando a criação de outras Máquinas Virtual, estas de código aberto, como exemplo: SableVM e Kaffe.

Compartilhar este post

Link para o post

Errata.Quiz dizer a ferramenta Borland JBuilder foi maus galera.Eu usei o VMWare Workstation para fazer referencia ao que é citado no post, a abertura de códigos, claro que existe "n" máquinas virtuais e que possuem seu código fonte aberto para ser lido, mas eu quiz frizaro VMWare Workstation pq o seu código fonte naum é aberto, bom pelo menos nunca achei para ler se achar me avisem, ele é patenteado. Essas máquinas virtuais que o amigo prog flw ai, são opções ao vmware e eu expecifiquei o vmware workstation como exemplo pelo motivo que ja expliquei. Eu poderia muito bem ter falado sobre outro programa pra Linux proprietário, mas na hora em que escrevi só me lembrei do vmware como referencia ao assunto. O VMWare agora tem o vmwareplayer que é gratuito e ao exemplo do workstation não tem seu código aberto.Obrigado por ter corrigido prog, naum tinha visto isso.vlw

Compartilhar este post

Link para o post

Tranquilo pythondeveloper, eu entendi a sua colocação...

Mas eu me referia a outro tipo de máquina virtual, no caso, a Java Virtual Machine, não estava me referindo exatamente a um emulador como a VMWare.

Mas eu já tinha entendido a sua explicação, minhas observações foram apenas relacionadas a tecnologia Java, no caso, as especificações Java e a Java Virtual Machine.

;)

Compartilhar este post

Link para o post

Bom programo em php e keru aprender c/c++...estou estudando linux por este motivo... imagina você estudando uma linguagem da qual ateh o script clichê hello world eh fechado... como estudar...por issu sow a favor do opensource... alguns programas são bons por isso... vaum evoluindo com o tempo...a melhor filosofia seria a GNU, libere seu codigo fonte... mas soh disponibilize ele com os direitos autorais...e eh assim que tem de ser... foi a epoca que achava que o pago era o melhor...as vezes o não pago chega a ter qualidade superior ao pago...mas você tem de correr atras... fika na fila, pesquisar sobre, estudar o melhor jeito... e assim vai...naum eh igual ao pago que pagou levou e pronto acabou....kd um eh kd um... sou a favor do opensource em alguns pontos...e contra em otros...

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.