Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Fleury

Discusão sobre browsers

Recommended Posts

É, foi uma coisa bem planejada...No windows 95 vinha o netscape como browser padrão, depois disso passaram a imbutir o IE.É por essas e por outras que digo que o Bill Gates sabe muito bem tudo o que ele faz. E mais, tudo o que ele faz tem um risco calculado. Se o IE vem nos SO dele até hoje, é porque ele tem suas cartas na manga contra as leis de software. Essa história ainda vai render muito pelo mundo todo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fleury, acho que você está confundindo MERCADO com QUALIDADE

 

Nem sempre quem é o lider de MERCADO é o líder na QUALIDADE.

O que o pessoal está insistindo acima é que:

- O IE NÃO é o líder em QUALIDADE, apesar de ser líder absoluto de mercado.

 

Motivos eles já deram de sobra, não preciso ficar repetindo. Mas na minha opinião os principais problemas são o desrespeito aos padrões e as pouquissimas atualizações do IE (que deixam os usuários vulneráveis por semanas).

 

PS: Não sei se já foi esclarecido aqui na discussão, mas gostaria de falar que aquela desfiguração que você citou do tópico http://forum.imasters.com.br/index.php?showtopic=165210 NÃO é culpa do pobre do Firefox, conforme você já deve ter lido em minha resposta lá.

 

Era culpa dos floats em excesso e do fato do DIV no IE ter sempre um tamanho padrão, independente se ele está vazio ou não (eu considero isso um erro e desrespeito aos padrões)

 

A discussão está boa, mas está faltando mais defensores do IE para ela ficar melhor... Continuem... hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em momento algum eu disse que a culpa do layout desfigurar era culpa do FF. Eu tenho total conciencia disso.Quanto a qualidade, não é tão fácil definir o que é ou o que não é de qualidade. A minha idéia como um todo era para dizer que já que o IE era o maior do mundo, as regras poderiam se adaptar a ele e não o contrario.Mas depois de muita briga, agora IE entra nos padrões da W3C. Mas mesmo assim ainda vai deixar o seu rastro por vário anos.Supondo que a W3C se ajustasse ao padrão IE a alguns anos atras, eu creio que o problema atual seria quase nulo. Enquanto que as páginas feitas sobe medida para o IE ainda vão estar na internet por muito anos.Se você for levar em consideração os recursos de javascript, o IE dá um banho no FF. Falo isso por experiencia propria pq conheço a API do javascript quase que 100%. Eventos, funções e outros. IE tem uma api mais extensa sim. É por isso que em alguns casos implementações feitas no IE não tem como ser ajustadas para o FF. Isso é fato. Mas isso também é um fato meio que raro. São poucas as vezes que aparecem aqui no fórum esse tipo de coisa que não pode ser reescrita ou ajustadas no padrão w3c. Mas sinceramente, com a API do IE, dá para se criar implementações mais complexas e mais modernas. O padrão W3C e DOM ainda está um pouco atrás da quantidade de recursos JS que o IE oferece. Em breve devo divulgar algo sobre essa parte exclusiva do JS p/ IE.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pena que não existe apenas o Windows no mundo.

 

Mas se você quer desenvolver sites que apenas somente em Internet Exploders e Windows, é um direito seu Fleury, outros vão decidir por desenvolver sites que vão rodar em qualquer navegador, consequentemente, em qualquer sistema operacional.

 

Este é o objetivo dos padrões, fazer funcionar em qualquer lugar, basta que, para isto, a empresa responsável pelo desenvolvolvimento de tal navegador seja competente o suficiente para implementar tal recurso, é apenas uma questão de respeito para com seus usuários, os mesmos que pagam fortunas para ter um "queijo suiço" instalado no computador de casa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em momento algum eu disse que a culpa do layout desfigurar era culpa do FF. Eu tenho total conciencia disso.

A alguns posts atras...

A dois dias eu estou tentando resolver um problema de layout em tabless utilizando CSS em que funciona perfeito no IE e no FF ficou todo zoneado. Utilizando o padrão W3C e tudo mais... Sabe a recomendação que eu tive? Que eu usasse um hack de ! para algumas propriedades em que o FF dava pau. Essa foi de matar para mim.

:) ---------------------------------------------------------------------------------

Quanto a qualidade, não é tão fácil definir o que é ou o que não é de qualidade

Cite-nos as qualidades do IE que não são MERCADO.---------------------------------------------------------------------------------

A minha idéia como um todo era para dizer que já que o IE era o maior do mundo, as regras poderiam se adaptar a ele e não o contrario.

Nisso aí eu chego a concordar com você...PS: Cara, não to te criticando heim... É só uma discussão saudável...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A minha idéia como um todo era para dizer que já que o IE era o maior do mundo, as regras poderiam se adaptar a ele e não o contrario.

Nisso aí eu chego a concordar com você...

 

Então vocês estão concordando em dizer que, tudo oq a Microsoft dizesse os outros deveriam copiar?! Estão sugerindo então que não deveriam existir outras empresas de informática, apenas a Microsoft?!

 

Seria um mundo feliz!!! Principalmente para a Microsoft.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não prog. O fato é que quem detém a maioria do mercado ou o melhor produto (no momento) é que deveria propor os padrões.Tipo, antes do FF, o IE era o melhor do mercado. Não havia necessidade então da w3c criar um padrão diferente do líder com 99% do mercado. Não concorda?É o mesmo caso da IBM quando criou o padrão PC. Imagine se algum outro órgão internacional chegasse aí e quisesse colocar um padrão que não fosse o PC??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não Micox, não concordo...

 

Eu já disse, não existe apenas Windows no mundo, não vou voltar a repetir o objetivo dos padrões. Outra coisa, um padrão não pode usar algo que sirva uma solução proprietária, muitas das coisas do Internet Exploder apenas funcionam no Windows, como isto pode ser um padrão?!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

muitas das coisas do Internet Exploder apenas funcionam no Windows

Era só retirar estas coisas do padrão... heheh

Micox, não concordo...

hehehe. Realmente o ditado é verdadeiro: Opinião é como o *, cada um tem o seu...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que menos foi discutido?

Eu acho que vou copiar e colar meu post novamente, pra ver se as pessoas leem... oq me dizem?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em momento algum eu disse que a culpa do layout desfigurar era culpa do FF. Eu tenho total conciencia disso.

A alguns posts atras...

A dois dias eu estou tentando resolver um problema de layout em tabless utilizando CSS em que funciona perfeito no IE e no FF ficou todo zoneado. Utilizando o padrão W3C e tudo mais... Sabe a recomendação que eu tive? Que eu usasse um hack de ! para algumas propriedades em que o FF dava pau. Essa foi de matar para mim.

:)
Questão de interpretação... se ficou zoneado no FF quer dizer que a culpa seja dele? Não mesmo... um código funciona em um e no outro tem que fazer de outra forma. Foi isso que aconteceu.

Quanto a qualidade, não é tão fácil definir o que é ou o que não é de qualidade

Cite-nos as qualidades do IE que não são MERCADO.
Se qualidade pra você é vantagens, depois dá uma lida la no topico da sessão css e na pesquisa de browsers que o prog deixou la pra noix. Se não for explica como você define qualidade para esse assunto e também cita os defeitos do IE que não são MERCADO.Edit:Prog eu não faço site somente para windows. Entretanto a W3C poderia ter se adaptado ao padrão IE não somente por ser o mais popular mas também porque tem mais recursos.Quanto a implementações do JS no IE que não funcionam no FF ou qualquer outro de padrão DOM, não tem nada haver com SO.Essas implementações são de manipulação do browser unicamente. E com isso, se o padrão W3C fosse adaptado ao padrão IE a anos atras, o FF, Opera e não sei qual mais poderia funcionar da mesma forma que o IE em qualquer plataforma. Não defendo o IE mas vejo que as coisas poderiam ter seguido um rumo mais simplificado se tivessem abrido mão um pouco. Entretanto, defendo a API JS do IE que é mais completa e mais recursiva.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente as qualidades as quais me refiro, são as vantagens comparativas entre um browser e outro. A tabela comparativa eu já havia visto.Se você olhá-la, verá que a única vantagem do IE com relação ao FF é na interpretação do Javascript (porém com resalvas como está abaixo da tabela) e com relação ao acesso ao site de bancos (que eu não entendi que quesito é este. Seria com relação à plataforma Java? Com relação à criptografia?)...Quanto às atualizações automáticas descritas na tabela, eu acho que apenas "sim" não é um bom termo comparativo, já que em termo de atualizações o FF está em muito melhor qualidade que o IE...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

micox...

 

Com relação aos bancos, oq aconteceu?! No inicio, a maioria dos sistemas de bancos apenas funcionavam adequadamente no IE, pq isso? Realmente não sei, talvez pq eles não fizessem o uso adequado dos padrões, inclusive, os usuários Linux eram 100% privados do uso de tal sistemas devido a incompatibilidade para com aqueles navegadores, mas isto vem melhorando desde o lançamento do Firefox, uma vez que o mesmo popularizou os padrões da W3C. Sim, a grande maioria de nós só ouviu falar dos padrões após o lançamento do FF, antes ninguém queria saber, faziam coisas que chamavam de sites e, só pq o IE tinha 99% do mercado acreditavam que isto era qualidade.

 

Fazendo um comparativo, seria como criar uma nova cidade, com novas vias e tudo mais, super moderna e feliz, mas sem facilidades aos deficientes fisicos, ah sim, a grande maioria da população tem acesso a quase todos os lugares, pq não deixar assim então?? Deixem os defisientes em cadeiras de roda e que se virem!!! Era pra ser assim?! :)

 

Amigos, parem e reflitam sobre oq estão sugerindo e discutindo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fazendo um comparativo, seria como criar uma nova cidade, com novas vias e tudo mais, super moderna e feliz, mas sem facilidades aos deficientes fisicos, ah sim, a grande maioria da população tem acesso a quase todos os lugares, pq não deixar assim então?? Deixem os defisientes em cadeiras de roda e que se virem!!! Era pra ser assim?

Realmente eu havia esquecido deste argumento... O padrão do IE não ajudava browsers para deficientes (ou mesmo para celulares e dispositivos móveis...)Valeu pela explicação dos bancos...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Antigamente só programava para IE, hoje programo para FF também, mas acho que a vida de todo mundo seria mais fácil se a W3C como detentora dos padrões fizesse um site mais decente para referência.Se a W3C fosse organizada igual ao MSDN Library seria muito mais fácil encontrar a informação que precisamos.O site é desorganizado na minha opnião...O IE peca em alguns aspectos assim como o Firefox... ninguém é melhor que ninguém, cada um tem suas qualidades e defeitos... Minha opinião!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Adriano entrando e discutindo abertamente sobre browser e ainda colocando avatar de cerveja??? Fiquei fora um bom tempo mesmo... :DAlém de torrar o Adriano, vou dar minha opinião nesse tópico.Prefiro o FireFox. Parece ser mais leve e rápido.Por não ser da Microsoft e ter o código aberto as atualizações e correções são mais rápidas e eficientes, além de seguir o padrão da W3C.Já testei o Ópera e não gostei... Pra mim é um pouco pesado. Nos primórdios usava o Netscape até ficar com preguiça e deixar instalado o IE após algumas formatadas no micro. Nunca fui muito fã dele. O problema da Microsoft é esse, sempre me deixa preguiçoso... Tá tudo na mão...É Fleury, infelizmente discordo de você.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hoje eu já tenho uma outra visão da epoca dessa discusão...Agora só uso o Firefox para desenvolver e apoio ela como o melhor browser para desenvolvedores. Utilizo aqui o IE 7 mas ele ainda não está perto do nivel do firefox em relação a DESENVOLVIMENTO. Em questões de usabilidade e acessibilidade, o IE continua na frente na minha opinião.Outra questão interessante é o fato dos updates quase que diarios do FF. Isso conta muito sim.A parte de interface do FF continua atras. Mas isso está relacionado a usab. e acess.O Debugger de JS do IE não mudou nada e continua uma perfeita droga. Pra desenvolver JS eu utilizo o FF como ja falei ai.O render do IE continua ruim e agora o render dele ainda da smooth nas fontes da página. Odiei isso. O render do FF é melhor.Em quantidade de recursos JS, o IE ta na frente. API mais extensa e possibilita fazer aplicações mais avançadas.Acho que é isso... t+

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.