Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

zeronarfa

Imcompatibilidade de formatos CS x 7

Recommended Posts

Olá gravei um arquivo no cd e envie para a gráfica imprimir, mas o pessoal da gráfica alegou que gravei a imagem achatada e não o arquivo com as layers, é o seguinte o arquivo está em resolução de 300px e no modo CMKY de 16 bits, tem 30 cm de comprimento por 28 de altura, o photoshop que estou usando é o CS2, e o do pessoal da gráfica é o 7, existe algum problema com eles??? :mellow:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

nãoo problema é que ele queremo arquivo psd...

Compartilhar este post

Link para o post

se você repassar o psd estará abrindo uma porta para que mexam na sua arte.é melhor acompanhar esse processo, já tive dissabores com essas coisas.PS: dissabores é boa, hein, du baú haha.

Compartilhar este post

Link para o post

efata,concorda que se o você tiver uma prova assinada pelo cliente, qq alteração que o pessoal da gráfica ou bureau fizer, será responsabilidade deles. por isso sempre falo em apresentar uma prova e pedir pro cliente assinar aprovando.sobre a incompatibillidade... podem ser muitas coisas. geralmente o q pode causar isso é efeitos em layers. seria interessante que não houvesse isso.outra coisa, resolução é ppi e não px como colocou aí... =)outro lugar que pode apresentar erro é nesta questão de 16bits. faça as imagens com 8bits para eles e veja se não resolve.

Compartilhar este post

Link para o post

efata,concorda que se o você tiver uma prova assinada pelo cliente, qq alteração que o pessoal da gráfica ou bureau fizer, será responsabilidade deles. por isso sempre falo em apresentar uma prova e pedir pro cliente assinar aprovando.

concordo, realmente é uma garantia a mais, e tb faço isso. só que o cliente está aprovando o layout e não a arte-final, até pq ele não tem condições técnicas para essa avaliação. e é aí que tá o problema.depois de impresso e entregue....é um tal de empurrar a culpa dum lado pro outro, falação, enchição etc etc; pq as alterações nesses casos não são propriamente alterações, mas defeitos adicionados ao arquivo depois que alguém a mais mexeu, ou com pressa, ou de cabeça quente, ou por inexperiência mesmo.e se fui eu que vendi o serviço, a bomba sobra pra mim.cada vez mais quero enviar o arquivo fechado; assim se tiver alguma coisa que mexer, vão ter que me chamar, e aí aprendo mais um pouquinho e erro menos na próxima.

Compartilhar este post

Link para o post

depende... você precisa esclarecer o que DE FATO ESTÁ VENDENDO.se não tem como controlar a qualidade do impresso, então não venda esta qualidade. venda a arte final e pronto. para ter uma noção de cores o cliente deve ter, além da prova de lay-out (q você tira em qq inkjet) uma prova de cor contratual.. pode ser um prelo ou um cromalin ou ainda alguma prova digital certificada (best color, oris color tuner, etc) que mostre como a impressão deve ficar após a impressão.você, como designer, deve garantir o conteúdo. cor e fidelidade são responsabilidades do bureau e da gráfica. agora, você tb não pode virar pro cliente e falar:vai sair exatamente como está vendo!aí está fora das suas responsabilidades.=)é complicado, mas arte gráfica tem toda uma divisão de responsabilidade. você apenas precisa saber a extensão das suas!abrasssssss

Compartilhar este post

Link para o post

entendo perfeitamente, amigo. nosso trabalho ainda é muito didático, meio que tem que ensinar pro cliente como funcionam as coisas, e isso acontece todo dia. o dificil é encontrar o meio termo: não dá pra ser o chato que detalha demais, e tb não dá pra vender ilusão. a diferença aí é que às vezes eu apenas faço a arte (e nesse caso é fácil definir os limites) e às vezes eu vendo e supervisiono o projeto. nesse último caso, na cabeça do cliente, o que ele está comprando é o produto pronto, e como sou eu que indico os fornecedores, a responsabilidade é grande. mas, de repente, num determinado fornecedor, tem um funcionário novo, que eu não conheço, e que vai abrir meu arquivo, mexe daqui mexe dali, eu não vou conferir mais depois disso e bum....já era.imagina quando é anúncio de revista, os maninhos com os neurônios fervendo com a diagramação e o fechamento da edição, tudo pra ontem, e você mandar o arquivo aberto...eu, hein?e tb eu é que não sou louco de falar que vai sair igual ao print da jato de tinta ou igual ao monitor.hehe, o assunto vai longe, vivendo e aprendendo. o bom é que o mercado está se profissionalizando, aos poucos o cenário tá mudando.

Compartilhar este post

Link para o post

é exatamente o contrário efata. o mercado está se amadorizando. cada vez tem mais gente despreparada e vendendo coisa que nem faz idéia do que seja.para a gráfica é ótimo que aconteçam erros que não seja culpa deles, afinal acaba tendo duas impressões onde seria necessária uma. ou seja, a primeira de "teste" e a segunda para corrigir as kgadas.bom, e o problema do user, foi resolvido? o B.O. era mesmo nos 16bits???

Compartilhar este post

Link para o post

é exatamente o contrário efata. o mercado está se amadorizando. cada vez tem mais gente despreparada e vendendo coisa que nem faz idéia do que seja.para a gráfica é ótimo que aconteçam erros que não seja culpa deles, afinal acaba tendo duas impressões onde seria necessária uma. ou seja, a primeira de "teste" e a segunda para corrigir as kgadas.bom, e o problema do user, foi resolvido? o B.O. era mesmo nos 16bits???

Então o baixei para 8bits, só ainda não levei para a gráfica de volta. Ah, eu não sabia que tinha que gravar em psd, pois pensava que era por default o psd, ae salvei com .psd acho q deu certo, é q nunca tinha mandado para um trabalho para gráfica, meu esquema é mais web, bem básico.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.