carneirinho 7 Denunciar post Postado Março 8, 2006 Oi, estou com um problema, na minha casa eu tenho uma sound blaster rodando junto com o som onboard que vem na placa asus, junto que eu digo é o seguinte, as duas reconhecem, uma fica no fone de ouvido e a outra na caixa, dai quando quero ouvir no fone eu vou nas propriedades de audio e seto pra ac 97, e quando quero ouvir na caixa eu coloco na sound blaster, isso funciona bem, agora fui fazer o mesmo no computador da empresa, estava ouvindo o som onboard até agora, ai decidi colocar uma sound blaster junto, só que quando instalei essa sound blaster simplesmente sumiu a onboard, e não da pra acessar ela, se tiro a soundblaster ela volta, como faço pra deixar as duas rodando juntas?Na bios o sound onboard esta como enabled, não sei mais o que fazer pra reconhecer a onboard junto com a off, alguem sabe que bicho é esse? abraço Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Março 8, 2006 Caneirinho... Esta solução só me parece meio estranha, mas deve ser problema conflito de IRQ. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
carneirinho 7 Denunciar post Postado Março 8, 2006 Desculpa a ignorancia mas o que é IRQ?É alguma configuração da Bios? Em casa minha caixa de som é boa e tem entrada pra fone, mas quando coloco o fone ele pega uam estação de rádio junto, ai como tenho duas placas eu uso uma pro fone e outra pra caixa e funciona bem, não fiz nada demais, só coloquei a Sound Blaster la e ja reconheceu como uma placa a mais, aqui quis fazer o mesmo só que não tem entrada na caixa de som pra fone, ai tenho que ficar indo atraz do micro embaixo da mesa toda hora pra trocar o plug, ai tive essa idéia e instalei a placa SB mas a onboard sumiu, o que é esse IRQ?Ah, se eu tiro a Sound Blaster a onboard volta, não tem jumper pra isso na placa né?Tipo que se detectar outro som pci que desabilita o onboard, não existe isso né? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Março 10, 2006 Deve haver na própria configuração da BIOS um item do menu para desabilitar a placa de som on-board, seria o caso de verificar se o dispositivo é desabilitado caso outra, com a mesma funcionalidade, seja conectado. IRQ é uma requisição de interrupção (leia mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/IRQ ) a qual informa a CPU que este recurso será utilizado e que cada dispositivo conectado ao seu computador deve ter um número diferente para saber quem esta fazendo a requisição, então, se ocorre uma interrupção da IRQ 16, vamos supor que a 16 diz respeito a placa de som, então quer dizer que uma aplicação quer fazer uso deste recurso. Dois, ou mais, dispositivos conectados ao computados não podem ter o mesmo endereço de IRQ, pois isto gera conflito e pode ocasionar o mal funcionamento de 1 ou de ambos. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Bins 0 Denunciar post Postado Março 12, 2006 O IRQ da Sound Blaster se não me engano é 5, vai ver que a placa de som onboard utiliza o mesmo.Você pode tentar definir manualmente o IRQ e os endereços de acesso a memória, nas propriedades da placa no gerenciador de dispositivos (Sistema). Também é possivel lá ativar ou desativar periféricos instalados sem precisar removerAcho que não deve ser seu caso, mas eu tenho uma soundblaster daquelas antigas (com encaixe ISA) num micro de reserva, e se não me engano a configuração da placa era feita por jumpers (pelo menos uma outra placa de som, da OPTI, era assim) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites