Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

DaniloTec

Option.Explicit

Recommended Posts

Boa Tarde a Todos!!!Tenho uma dúvida e serei muito grato se alguém puder me ajudar.No livro de ASP que eu estou lendo tem um capitulo que fala sobre a função Option.Explicit. Pelo que eu entendi, ela obriga o VBscript a ler todas as variáveis antes de proceguir em executar os códigos.Minha pergunta é:EM QUE LUGAR DO HTML EU COLOCO ESSE SCRIPT????????Grato a todos desde já!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em que lugar do HTML?

Acho que você não esta fazendo a pergunta adequadamente, esta estudando HTML ou ASP?

Se for ASP, sua resposta é: "No inicio do documento".

Seu livro não tras exemplos?

Compartilhar este post

Link para o post

E ai beleza??O Option Explicit deve ser colocado na primeira linha do código.. com ele, você fica obrigado a declarar TODAS as variáveis que for utilizar na página...A função do Option Explicit é que você não "coma" variáveis, substituindo por outras.. por exemplo declarando duas variáveis iguais numa mesma página, o que poderia causar conflito entre os dados, e possíveis erros.. Então, forçando a declarar as variáveis, caso haja duas iguais, o Option Explicit retorna a mensagem de erro...Exemplo:

<% Option ExplicitDim nome1, nome2nome1 = "Rafael"nome2 = "Marco" %>

Nesse caso, há duas variáveis nomes diferentes, com seus nomes declarados (Nome1, nome2)...

<% Option Explicit Dim nomenome = "Rafael Baialuna"...nome = "Teste" %>

Nesse caso, a variável nome foi utilizada duas vezes, e ao final do script ela toma o ultimo valor, no caso "Teste"...

<% Option Explict Dim nomenome = "Rafael Baialuna"......Dim nome nome = "Teste" %>

Nesse caso você declarou duas variáveis iguais (nome), o que fará com que a página retorne a mensagem de erro por duplicar o nome da variável...Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade, mesmo sem usar o Option Explicit, o uso de DIM 2 vezes para o mesmo nome de variável gera erro.

Com o Option Explicit a declaração de variáveis se torna obrigatória, o que ajuda a evitar erros de digitação, pois caso se tente utilizar uma variável não declarada é gerado um erro de variavel não inicializada.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.