Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Jatoba

Lentidão ao inicializar instância

Recommended Posts

Bom dia,Estou com um problema em meu servidor Oracle 8i com Windows 2000 Server.Quando iniciamos o Serviço da Instância Oracle no Windows ele fica com o Status Iniciando e não sai daí.Abrindo o DBA Studio para acompanhar o processo de inicialização da Instância percebemos uma lentidão muito grande para passar os estágios Started - Mounted - Open.O problema ocorreu após a modificação do parâmetro DB_FILE_MULTIBLOCK_READ_COUNT (Init.Ora) de 8 para 16, depois voltei para 8 (anterior) mas o problema de lentidão para iniciar a instância ainda permanece.Alguém poderia me ajudar neste problema?Desde já agradeço a ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Jatoba,

Seguinte, o parametro DB_FILE_MULTIBLOCK_READ_COUNT é o valor multiplicado pelo db_block_size que o Oracle irá armazenar no seu db_cache_size (Mémoria no SGA), então o valor ocupado em memória duplicou e com isso o SERVIDOR ficou muito lerdo.

Como você trabalha em windows, veja quando você está iniciando o banco de dados os valores de cada processo e o nível crítico de memória da máquina.

Para solucionar, desligue a máquina para limpar o CACHE, depois inicie novamente, desça algum serviço do windows que não precise e inicie a instância novamente. E veja o tempo que ele sobe a instância.

Caso não resolva, veja os parametros :

db_block_size

db_cache_size

db_file_multiblock_read_count

large_pool_size

sga_max_size

shared_pool_retained_size

shared_pool

Poste junto com a configuração da máquina e o valor que sobra de memória real do servidor quando os aplicativos estão sendo executados.

Abraços, http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.