Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

lula_molusco

Sobre _root.

Recommended Posts

Como o comando ou action, _root. pode ser usado e algumas explicações básicas que só o pessoal do Fórum iMasters sabe fazer. Ahh.. e se possível exemplifique alguns caso que eu poderria estar usando (_root.)Valew Pessoal. e como sempre mais uma vez espero que eu possa contar com vocês. ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tah eu não manjo muito mas acho que com essa dúvida eu posso ajudar pois aprendi isso há alguns dias.

Bom vamos lá!

Você tem um movieclip1 e um movieclip2

Dai no seu movieclip1 está inserido botões.

E você manda o comando: movieclip2.play;

E puts não vai!?!? Mas porquê?

R: Porquê você está dentro do movieclip e não na scene!

Então você está dentro de um movieclip e quer controlar outro que está na mesma scene, como fazer isso?

R: Você pega e manda o comando: _root.movieclip2.play;

O _root serve pra você ir direto pra "raiz" isto é você está dizendo que você está na scene e quer fazer algo no movieclip2

Antes você apenas estava dizendo pro flash que queria fazer algo com o movieclip2 sem dizer que estava na scene.

Bom eu acho que ficou confuso tudo o que eu falei, e que parece que não serve pra nada, mas não é isso, isso é apenas um exemplo de situação pra usar o _root.

Espero que tenha entendido.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Não ficou confuso não cabelo, é exatamente isso aí, quando trabalhamos no flash temos caminho relativo e absoluto, então o _root, é usado pra caminho absoluto, então quando você dá uma ação, você tem que especificar o caminho do arquivo, então tem essa organização, o _root, é o palco principal do filme, então vamos supor que você está com o botão dentro de um movieclip qualquer, mas quer controlar a cena principal, então se você colocar por exemplo, gotoAndPlay(1); dentro do botão do movieclip, ele vai controlar o movieclip, então com essa ação você vai pro frame 1 desse movieclip, se você quiser controlar a cena principal, então você vai colocar _root.gotoAndPlay(1); isso vai fazer que o filme principal vá para o quadro 1 e reproduza, agora vamos supor que o carinha quer desse botão que está dentro do movieclip, ele acesse outro movieclip que esteje no palco, vamos supor que ele quer parar outro movieclip que esteje no palco, então ele vai ter que dar um nome de instancia pra esse movieclip, por exemplo vou usar o nome "movieclip2" daí ele daría a ação assim, _root.movieclip2.gotoAndStop(); então ele vai procurar o caminho absoluoto, palco/movieclip2/ e dar a ação stop. Não é tão complicado como parece, é só a forma de navegação dentro do flash, portanto _root, é nada menos que o nome dado ao palco principal do flash.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sabia que poderia contar com vcs. po MUITO OBRIGADO vcs são DEZ.Adoro Essas explicações básicas do pessoal do forúm.VALEWS______________________________________________________

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.