Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Andre Campos

Planejamento de Software

Recommended Posts

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/excl.gif Como obter do cliente o Maximo para criar um software que atenda ?

Esta é uma pergunta muito interessante que muitos profissionais da área de software tem se preocupado cada vez mais , hoje sempre é exigido rapidez , qualidade , segurança e coerência no que desenvolvemos, como obter tudo isso do cliente e evitar a terrível síndrome do "'Não foi isso que eu pedi !" ou então "É .. ta bom mais será que tem como ...".

Qualquer uma dessas duas acaba com o nosso dia .

Vocês ja pensaram em padronizar alguma coisa ?

Algum roteiro de como fazer no cliente ?

Sentar numa mesa e bolar uma espécie de script do que fazer ?

Algums passos simples de como devo tratar um cliente ou como posso arrancar dele o que ele realmente procura e não o que ele acha que procura.

Existem varias saídas o que vocês utilizam ?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

oo valeu pela colaboração , realmente isso e complicado.pegar um cliente do 0 e ensinar para ele o que é computador .Isso geralmente acarreta grandes problemas pois quase SEMPRE , você tem de rever grande parte dos processos da empresa.também vou ilustrar com um casoUma vez , em uma empresa que trabalhei , tínhamos que desenvolver um sistema pra controlar uma fabrica de persianas (isso persianas de janela mesmo , daquelas de escritório), os nossos objetivos INICIAIS eram :Informatizar e controlar o processo de construção das persianasCriar um sistema de venda Criar um sistema de compraCriar um plano de contas simplificadoCriar um esquema de controle de estoque.Apos uma analise MAL FEITA concluímos que alem de tudo isso tínhamos que :Ensinar o cliente como controlar um estoque , ratacionar produtos .Ensinar o cliente o que era e como usar um plano de contas , mostrar a ele que ele tem de ter um controle de valor de cada item da montagem e da mao de obra ,isso implica diretamente no custo final.Ensinar pro cliente que existe todo um processo de administracao do dinheiro da empresa para que voce tenha uma projecao de compra e venda e nao compre tudo de uma vez e guarde um estoque gigante de coisas que se quebram facil e sao pouco usadas.Ensinar pro cliente que ele nao pode pegar o tanto que quiser do dinheiro da empresa sem se preocupar com projeção de gastos só porque "o dinheiro é dele".Bom ainda existem muuuitas outras coisas de menor porte, porem , acredito que isso foi o bastante pra ilustrar o que faltou .Agora por que a analise MAL Feita ?Porque so descobrimos isso no decorrer do processo de construção , ai ja tínhamos feito besteira , estourado o prazo em muito e orçamento entao nem se fala...Como contornamos isso ?Ai que está , Não contornamos... , gastamos muito e como para o cliente "É dever nosso fazer o sistema funcionar !!" , e nos fomos imaturos demais pra colocar clausulas que nos salvassem disso , o prejuízo foi todo nosso.Tanto no seu processo como neste existe muito do famoso “Feling” , só que as vezes até ele se engana , ou se esquece.Tenho estudado muito a respeito de processos de software e junto com muitos profissionais tenho trabalhado em cima de um modelo.Claro cada um tem o seu mais o objetivo é minimizar o Tato do analista e melhorar o processo , pois podem abrir novas margens de trabalho .No exemplo passado poderíamos ter utilizado treinamento em informática , consultoria de negócios, técnicos em hardware e desenvolvimento.Isso seria bom pra pobre empresa ou profissional de desenvolvimento que teve de arcar com estes custos não declarados. O que voces acham disso ?

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiramente tem que se analisar mesmo a fundo o cliente, suas expectativas do sistema(novo), pós e contras do sistema atual (caso exista).Desenvolvo um sistema web que na verdade é quase um ERP pra um empresa, ja trabalhei nessa empresa por 1 ano com o desenvolvimento do sistema e querem saber o que deu pra si fazer.... absolutamente NADA, porque?.. processos internos não definidos, fluxogramas de informação incorretos, além do mais que a empresa tem 15 anos que está no Brasil e fazem só uns 14 anos que eles não cuidam dos dados da empresa.. resumindo um verdadeiro INFERNO.O sistema novo conta com uma estrutura que cobre e integra a empresa inteira, tenho me esforçado para fazer com que a simplicidade do sistema seja o melhor possível, mas me perco ainda as vezes pela falta de uma organização correta, neste caso além de fazer o sistema tenho que fazer uma empresa se é que podem entender.Além de fazer com que a empresa funcione corretamente, tenho q fazer com que o software faça uma reeducação nos funcionários até chegar a gestão do conhecimento.. minha meta.Mas tenho analisado muito antes de programar uma linha de código da aplicação, só assim tenho como fazer o melhor, como se a empresa fosse uma sociedade minha com o dono.Flwww Grande abraço...

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.