Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

reenlsober

Quais as vantagens do ASP frente ao PHP?

Recommended Posts

E ai pessoal, estou fazendo meu projeto para a faculdade. O trabalho é sobre uma comparação entre duas linguagens, o PHP e o ASP.NET. Então tenho que analizar as linguagens e ver as vantagens de usar um ou usar o outro...

Acontece que nas diversas pesquisas que faço pela net a grande maioria traz resultados apenas sobre o PHP, dizendo que PHP é melhor que os ASP e tudo mais.

Achei também uma conversa entre desenvolvedores dizendo que o ASP.NET é melhor usa-lo para projetos de websites grandes, deixando o PHP para projetos menores.

VoCês que suam muita com esta linguagem, gostaria que deixa-se a opinião. Quais as verdadeiras vantagens do ASP frente ao PHP?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, acredito que você tenha um orientador no seu projeto, já comentou sobre sua intenção com ele? Se ele disse para você proseguir com tal pesquisa, é pq ele não conhece uma ou outra tecnologia. Não que não seja possível compará-las, mas não faz muito sentido. Se bem que, para um projeto acadêmico, nem sempre, as coisas precisam fazer sentido, basta a documentação da pesquisa.

- O PHP pode ser comparado com ASP e algumas outras linguagens, dependendo da tacnologia utilizada nestas linguagens.

- O Framework .NET, que esta por "baixo" do ASP.NET, pode ser comparado ao Java.

Digo que o sucesso do seu trabalho vai depender dos objetivos que você pretende alcançar. Se quer mostrar diferenças entre elas, você precisa ter pontos para fazer tal comparação. Se quer mostrar as vantagens de uma sobre a outra, seu trabalho vai ser inteiro falando sobre Framework.NET. Antes de começar é preciso traçar algumas metas?

Veja algumas explicações simples sobre as duas:

PHP (um acrônimo recursivo para "PHP: Hypertext Preprocessor") é uma linguagem de script Open Source de uso geral, muito utilizada e especialmente guarnecida para o desenvolvimento de aplicações Web embútivel dentro do HTML.

Fonte: http://www.php.net/manual/pt_BR/introducti...hp#intro-whatis

O principal objetivo da arquitetura .NET é permitir ao usuário o fácil acesso a seus aplicativos e dados em qualquer lugar, a qualquer hora e usando qualquer dispositivo. Para concretizar esta visão existem vários componentes, de servidores a ferramentas de desenvolvimento.

Uma importante capacidade desta arquitetura é a de interagir com navegadores HTML comuns, até mesmo produzidos por outras empresas que não a Microsoft. É aqui que o ASP.NET entra em cena. O ASP.NET é uma ferramenta “RAD” para o desenvolvimento de aplicativos baseados em páginas HTML. Dentre suas várias vantagens, é um grande salto em produtividade quando comparado a qualquer outra ferramenta do mercado. Ele torna o desenvolvimento de aplicativos baseados em Web tão simples como o desenvolvimento de aplicativos em Visual Basic. O programador não tem sequer que conhecer HTML ou “scripts de cliente” (usualmente JScritp) para criar aplicativos sofisticados.

Fonte: http://www.linhadecodigo.com.br/artigos.asp?id_ac=10⊂=63

Compartilhar este post

Link para o post

21 vantagens do PHP sobre o ASP..

http://www.htmlstaff.org/ver.php?id=2091[/url]']1. Licença gratuita;

2. Plataforma (SO) gratuita para se rodar ele (GNU/Linux);

3. Velocidade de processamento ótima;

4. Eficiência ótima;

5. Segurança ótima;

6. Plataforma ótima;

7. Roda em qualquer tipo de plataforma (SO);

8. Código fonte livre;

9. Exceptions (para controle de fluxo) ótimas;

10. Orientação a objetos ótima;

11. É a linguagem Web mais popular e que mais cresce (em ritmo bem acelerado) no mercado;

12. Possibilita a utilização dos maiores e mais utilizados Bancos de dados no mercado (Adabas D, InterBase, PostgreSQL, dBase, FrontBase, SQLite, Empress, mSQL, Solid, FilePro, Direct MS-SQL Sybase, Hyperwave, MySQL, Velocis, IBM DB2, ODBC, Unix dbm, Informix, Oracle (OCI7 e OCI8), Ingres, Ovrimos, Firebird) sem necessitar de configuração externa como no caso do ASP que se tem que configurar o ODBC;

13. Esta sempre em atualização e tendo corrigidas falhas e adicionados novos recursos;

14. É mais estável e exige e consome menos recursos de hardware do servidor;

15. Flexibilidade ótima;

16. Componentes nativos, não dependendo de componentes externos para algumas funcionabilidades básicas (como é o caso do ASP aonde muitos desses componentes são até pagos);

17. Documentação e controle e reportamento de erros ótimos;

18. Comunidade de desenvolvimento super participativa e prestativa;

19. Planos de hospedagem Web (na grande maioria dos casos) mais baratos e sem nenhum custo extra para a utilização do MySQL em conjunto com o PHP;

20. A programação em PHP é mais eficiente do que em ASP, consegue-se programar um mesmo sistema com menos código em PHP do que ASP;

21. O Apache (servidor Web utilizado para rodar o PHP) é bem seguro, já o IIS tem diversas brechas de segurança;

ASP p/ quem não sabe muito de programação é uma boa opção, mas acho ASP meio limitado.. inclusive pelo fato de usar banco de dados ACCESS que dá uma tremenda dor de cabeça..

Compartilhar este post

Link para o post

Esse tópico está bem antigo, mas só um comentário... comecei a ler essas "21 vantagens", na sexta eu já parei... quem criou isso, foi totalmente sem fundamento.

ASP p/ quem não sabe muito de programação é uma boa opção, mas acho ASP meio limitado.. inclusive pelo fato de usar banco de dados ACCESS que dá uma tremenda dor de cabeça..

Em relação ao banco de dados, ASP não fica só no Access (o qual não dá tremenda dor de cabeça)... é opção do desenvolvedor. Pode-se utilizar Oracle, SQL Server, MySQL, entre outros... é só pesquisar antes de fazer este tipo de comentário.

Compartilhar este post

Link para o post

É ....

Sempre acho comparação um saco, principalmente com ferramentas parecidas ....

É como 2 crianças brigando para ver quem tem o pirulito mais gostoso ....

PHP é bom ? É ótimo.

ASP é bom ? É ótimo.

Para aquele site da loja de botões da amiga da cunhada da sua mãe qual é melhor usar asp ou php?

Tanto faz.

Os dois vão puxar informações de uma banco de dados e exibi-los na tela.

O php é free.

E eu com a cor do ceu ?

em porcentagem quantos servidores são windows server e já tem o suporte nativo a asp e quantos são *nix com suporte nativo a php ?

Tem muito serviço de hospedagem fundo de quintal que oferece planos para php mais baratos por que usam o linux como SO e por isso temos a ilusão que o php é mais eficiente que o asp.

MAS

PHP tem pdf

ASP tb

PHP tem jpg

ASP tb

PHP tem aquelas porqueras que só atrapalhas na hora do download (CAPTCHA)

ASP tb

PHP acessa um monte de bd

ASP tb

PHP tem criptografia (que só usamos quando pegamos um projeto de e-commerce de gente grande (cerca de 5 a 10% dos nossos clientes)

ASP tb

Para nós programadores, qual a diferenca se for em ASP ou PHP ?

O salario se não é igual é muito parecido.

As dores de cabeça com aquela porcaria de ; ou de " que esqueci são as mesmas.

Acho que a melhor forma de saber se ASP é melhor que PHP é num projeto, e ainda assim depende do programador.

Por exemplo:

Temos um projeto na mão que precisa de um banco de dados robusto, que aceite um alto numero de registros, haverá várias páginas, muitas com acesso restrito, verificação por captcha upload frequente de imagens, etc, etc, etc,......

Qual linguagem é melhor ?

Aquela que o programador se sente confortável, com menor retrabalho possível e entrege no prazo acordado.

O resto é anelina para deixar o glace colorido.

Abraços,

Vinicius Ianni

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que a unica grande vantagem do PHP é a sua continuação o resto ali em cima é bobagem

Compartilhar este post

Link para o post

continuação?

temos o ASP.NET!

tedk', nessa tenho que discordar.

o asp.net não é continuação do asp pois .net é OO e asp não.O .net é outra linguagem criada pela microsoft com suporte frameworks de VB, C# e J#, enquanto o ASP tem só suporte a vbscript e jscript não orientados.

outra grande diferença é que .net é compilado e asp é interpretado

Compartilhar este post

Link para o post

o ASP.NET é totalmente diferente

O ASP Classico nao foi continuado, é muito usado ainda e deve ter mercado por um bom tempo

Compartilhar este post

Link para o post

.net na verdade pelo que estudo e faço na versão 2.0 para cima temos a opção de usar tanto orientado a objetos e tanto como a eventos, melhor vcs darem uma analisada nisso, tbm posso até concordar no termo "o asp parou na versão 3.0", concordo, mais não está morto, tanto que o asp.net é a interação de segmentos asp com a atualidade dos frameworks e web services que podem ser feitos com vbscript

realmente acho que o termo "continuação", foi infelicidade minha ter colocado, mais queria dizer em resumo.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.