Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Benefir

Segunda imagem

Recommended Posts

Olá pessoal, estou aqui novamente para mostrar a vcs mais uma imagem que estive modelando do max, estou levando a maior surra para modelar um carro então resolvi primeiro terminar as suas rodas, a modelagem até que foi simples http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/assobiando.gif , mas na iluminação tomei um verdadeiro vareio :wacko: , a imagem abaixo mostra a roda renderizada sem iluminação alguma.

Imagem Postada

E agora com alguma iluminação [ommini]

Imagem Postada

E por último com GI do MRay, não sei onde estou errando, mas parece que o material cromado perdeu as propriedades, além da imagem ter ficado muito escura, tentei vários renders, mas nenhum foi satisfatório, este que estou postando aqui foi o melhor resultado que obtive http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/blush.gif tentei diversas configurações e "luzes" diferentes mas todas ficaram iguais a essa ou pior! Como posso fazer com que a imagem, além de mais clara, ainda mantenha as característcas dos materiais?

Imagem Postada

Agradeço desde já pessoal!!!

Abraço a todos!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

ta usando mRay? coloca ai sua dúvida ou a configuração pra gente da uma zoiada.Ta excelente seu trabalho, parabens!absjD

Compartilhar este post

Link para o post

Posta também uma screen do material cromado.. Talvez o Mray n esteja reconhecendo-o

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal, obrigado pela atenção! Desculpem a demora em responder mas é que andei bem ocupado ultimamente! Estou usando o MRay sim para renderizar a cena, mas gostaria de saber como configurar a GI para obter o melhor resultado pra ela, nem que eu tenha de começar do zero, já tentei de tudo e até consegui dar uma clareada nela como podem ver abaixo...

Imagem Postada

... no entanto acabou aparecendo outros probleminhas, como a borracha do pneu que não reflete a luz (não aparece as ranhuras), não sei pq, tentei várias configurações e nada... outro problema foi que sempre que coloco outra fonte de luz além da skylight presente nesta cena aparece uma janela com mensagens de erro do MRay...

Imagem Postada

As minhas configurações de GI e luz são estas abaixo:

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Obrigadão pessoal!!! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Ah! esqueci de dizer que mesmo que eu remova a skylight e coloque qualquer outra fonte de luz, quando tento renderizar aparece a mesma janela de erros do mray, isso só acaba se desabilito a GI... :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post

Esses erros não têm relação com GI, Benefir! Eles ocorrem pq você ativou o Caustics sem ter nenhum objeto que gere este efeito (você deve se lembrar: é quando a luz bate em um material reflexivo ou refratório e concentra os photons, gerando pontos de luz mais fortes, no chão, por exemplo.)Você tem duas opções... Pode criar um material que gere caustics corretamente (o mais simples é o raytrace) e habilitar o caustics nas propriedades do objeto (clique com o direito>Properties>Aba Mental Ray>Generate caustics).Ou pode simplesmente desabilitar o Caustics no Indirect Illumination.Quanto à gerar GI... tecnicamente, você já está gerando, mas não de uma forma muito legal. O Mray não é como o Scanline, onde tudo pode ser feito com uma Skylight... Infelizmente =/Tenta criar uma Box com as normais invertidas (pra formar uma sala fechada), colocar as rodas dentro e criar apenas uma luz principal (seja Omni ou Point Lights (photométricas)). Assim você pode ter um bom resultado sem ter que usar necessariamente GI e FG juntos.Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pelas dicas Quist, e embora ainda não tenha testado todas as suas dicas acima, tentei habilitar o caustics nas propriedades do aro ( que é um shellac), mas se uso outra luz diferente do skylight o erro aparece de novo! Será que é a minha configuração? Eu devo estar fazendo bobagem em algum lugar...Outra coisa é que, não sei pq motivo, o pneu não está refletindo as luzes, será que é por causa do ambiente, ou como você disse, preciso criar um box ou uma sphere com as normais invertidas?Ah! E a propósito... Como crio um box com as normais invertidas?Grande abraço!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Qnd você diz "o aro não está refletindo as luzes", se refere à um pequeno ponto de luz gerado pela fonte primária?

Ex.:

Imagem Postada

Isso pode estar acontecendo por valores baixos de Speccular Level e Glossiness.

Agora, se você quer dizer q ele não está refletindo o ambiente, é pq não deve ter nenhum canal de reflexão. Parece q você usou um Bitmap apenas no canal reflection. Você precisa colocar, no mínimo, um Raytrace (você disse que está usando um Shellac, normalmente o material base é Standard e o Shellac Material tem q ser um Raytrace. Não se esqueça de aumentar o valor de Shellac Color Blend.

No caso do Mray, ele tem um shader próprio de Metal, q eu gosto bastante (Você pode acessá-lo com o Material Mental Ray, adicionando o shader Metal no canal Surface.

Voltando ao erro... Pra ter certeza q o problema é o Caustics, desabilite-o no render (f10).

Se a janela não aparecer mais, é realmente o Caustics q está causando problemas.

Pode estar acontecendo por dois motivos... Verifica se apenas o aro está habilitado pra gerar caustics (caso outros objetos tbm estejam, desative). Tenta aplicar um material Raytrace simples no Aro e aumentar a reflexão (deixando a cor do canal Reflect mais clara).

A propósito, quantas e quais luzes você está usando na cena?

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Quist, eu quis dizer que a o pneu (borracha), não está refletindo a luz, está muito escuro, não aparece as ranhuras como nos outros renders, assim que estiver em casa vou postar pra você ver a configuração do metal do aro, além é claro de seguir as suas dicas http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif .

Nesta cena para não dar erro, estou usando apenas uma skylight, tentei por outras luzes, mas não deu certo...

Mais uma vez agradeço muito a atenção, e desculpe se estou sendo meio chato http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/blush.gif ...

Compartilhar este post

Link para o post

Ops.. interpretei errado http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/blush.gif

Humm, agora eu entendi certinho... Provavelmente as ranhuras do pneu não estão aparecendo justamente pelo fato de você usar apenas uma skylight. Outra coisa q interfere tbm é o baixo valor de Samples no FG (mas isso é de menos).

Sobre o material do pneu... Pode até ser um standard bem simples com uma cor escura em difuse, mas não pode ser preto (0 0 0).

Olha só:

Imagem Postada

Nesse meu exemplo, a metade da esquerda tem um Standard com difuse totalmente preta. Já a metade da direita tem um cinza escuro (13 13 13)

Mas é como eu havia falado, não vai ficar muito bem definido só com uma skylight.

Ah, e sobre td o q eu disse no tópico anterior sobre caustics, só vai ocorrer se tiver outro tipo de luz, pois a Sky não gera Caustics.

Abraço... E pode perguntar aê, eu q interpreto errado toda vez http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/blush.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Estou sem palavras para agradecer Quist, consegui avançar um pouco na iluminação da cena, e até consegui produzir um pouco de caustics... No entanto surgiram diversas dúvidas durante a produção da mesma, como por exemplo, mudei a configuração das luzes e coloquei apenas uma "free point" e a imagem ficou um pouco escura... mas pelo menos consegui evoluir...

O andamento da cena está representado abaixo

Imagem Postada

Fica aqui a sugestão pra um tutorial sobre como gerar caustics no MRay, acho que seria muito útil pra galera!!!

Forte abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Tá ficando bom, Benefir!

Pois é, eu estava pensando em fazer um tutorial sobre caustics, mas parece que nem tantas pessoas usam o Mental Ray. De qualquer forma, até o meio dessa semana acho que dá pra eu fazer :D

Sobre sua cena ter ficado escura... Bem, como você está usando luzes photométricas, a coisa muda um pouco.

Imagina uma Omni com o Decay ligado, é assim que uma photométrica funciona, basicamente. Se a cena vai ficar escura ou clara, o que determina é o tamanho da mesma.

A propósito, se você colocar tudo dentro de uma "sala" branca e ligar o GI, vai ajudar a clarear também. Experimenta diminuir toda a cena e renderizar.

A propósito, eu esqueci de falar como inverter as normais http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/blush.gif

Você cria uma Box, converte pra poly e seleciona todas as faces. No sub-Object Polygon (que edita as faces) tem uma ferramenta chamada "Flip", é só clicar nela que as normais se invertem. Isso fará com que as faces da caixa estejam viradas pra dentro.

Ah, já ia me esquecendo... Se você colocar os objetos dentro desta caixa invertida, não é legal usar Skylight, porque também não é necessário. Basta colocar uma luz principal e ativar o GI e o FG.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Ah.. num acredito q esqueci do tuto q eu fiz um tempo atrás!Olha aêhttp://forum.imasters.com.br/index.php?showtopic=174167Só o Juca comentou.. acho q n foi mt util n, mas tem os recursos principais do Mental Ray, inclusive Caustics.Abs

E ae Quist, gostei muito do seu tutorial, tanto que fui lá comentar... Sobre sua dica eu gostaria de dizer que funcionou muito bem a técnica de inverter as normais do box, tentei com box e com uma esfera... ficou muito bom, o tutorial que o Juca disponibilizou no imasters também ajudou muito e consegui compreender pq devemos criar um ambiente fechado para criarmos GI, ele serve para o max não considerar o infinito na hora de calcular a iluminação da cena. Muito obrigado aos dois...A propósito, vcs teriam alguma dica sobre alguma literatura ou algum destes cursos interativos que tem aos montes na internet?Forte abraço http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pelo elogio, Benefir!Ixi cara, infelizmente n estou lembrado de nenhum material sobre o q você pediu... Se eu conseguir algo, posto aqui pra galera.Até maisAbraço

Compartilhar este post

Link para o post

Que é isso Quist, seus elogios e os do Juca não são de graça, vcs têm conduzido muito bem este fórum... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Tenho mais uma pergunta pra vcs sobre esta cena, se eu quisesse escrever algo em relevo na lateral do pneu, tipo uma marca como por exemplo godyear ou pirelli, como eu poderia fazer isso? teria de escrever com o texto do max e depois ir deformando até a palavra acompanhar a curvatura do pneu ou existe outra maneira?

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

É muito mais fácil fazer com mapeamento...Você faz o mapa em preto e branco no PS (onde estiver branco na imagem, será alto relevo) e adicionar no canal Bump. Talvez dê pra aplicar um modificador UVW Map que ficará OK, mas possivelmente será preciso usar o Unwrap UVW.Se você tiver feito o pneu com um plane e Bend, delete (ou coloque off) o bend e aplique a textura e adicione o modificador. Logo depois é só colocar o bend de novo.Pra ficar mais fácil, selecione as faces das lateriais e coloque uma ID diferente da superfície de contato do pneu, assim você cria um material de borracha para a superfície e a lateral, com um aúnica diferença: a marca.Se você tiver entendido, td bem.. Caso eu não tenha explicado direito, logo mais eu posto screens pra auxiliar.Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Eu entendi um pouco mais sobre o UVW map, mas como devo fazer no fotoshop, qual o tamanho e como devo alinhar o texto? Reto na horizontal ou aplico uma curva nele?Abração!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Com o UVW Map, reto.Mas se for usar o Unwrap, dependendo de como ficar os seus Uv's, provavelmente será curvo

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, pessoal, gostaria de agradecer pela ajuda que deram, sem vcs eu não teria consigo aprender sobre iluminação no max, gostaria de agracer ao Juca pelo elogio e ao Quist por suas dicas que são na verdade verdadeiras aulas de 3D... Grande abraço pra vcs...

Vou postar aqui meu último render depois de alguns dias sem conseguir chegar perto do pc, melhorei bastante na iluminação e claro, sei que muito pode ser aperfeiçoado, tenho muito a aprender, mas agora sinto que as coisas estão mais nas minhas mãos, antes eu estava completamente perdido!

Mais uma vez obrigado a todos do fórum, e especialmente a Juca (senhor dos tutos) e Quist pelo interesse e pelas grandes dicas...

Imagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.