Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Prog

Surge o primeiro vírus de macro para OpenOffice

Recommended Posts

Surge o primeiro vírus de macro para OpenOffice

Terça-feira, 30 de maio de 2006 - 18h14

 

SÃO PAULO – Foi detectado pela primeira vez um vírus escrito em StarBasic, linguagem de programação embutida nas suítes OpenOffice e StarOffice.

 

Batizado pela Kaspersky como StarOffice.Stardust.A, o vírus funciona no Writer, o módulo de processamento de texto das duas suítes. O invasor tenta se espalhar em instalações do OpenOffice e do StarOffice, nas plataformas Windows, Macintosh e Linux.

 

O Stardust.A, porém, não tem nenhum efeito maléfico. É o que os técnicos chamam de vírus conceitual. Ou seja, foi feito apenas para provar uma possibilidade.

Fonte: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/0...30052006-18.shl

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

OpenOffice.org afirma não ter vírus

Terça, 6 de junho de 2006, 09h31

 

A dona do OpenOffice, pacote de aplicativos de escritório gratuito visto como alternativa ao caro Microsoft Office, se defendeu de acusações da firma de segurança Kaspersky Labs que disse ter encontrado uma falha que permitia que vírus de macro fossem executados em suas aplicações.

 

Jacqueline McNally, da OpenOffice.org, disse que as macros fazem parte de qualquer pacote para escritórios, e permitem executar tarefas repetitivas, incluindo as potencialmente destrutivas como modificar e apagar arquivos, por exemplo. Mas, Jacqueline defendeu seu produto afirmando que ele sempre pergunta antes de executar qualquer macro, o que previne o programa de abrir brecha para algum vírus do gênero.

 

...

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,...-EI4805,00.html

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sei não, mas não gostei dessa desculpa não.Pra mim a pergunta deveria avisar que tal macro deseja acessar o sistema de arquivos, alterar, mover ou deletar arquivos. Pra mim seria o mais certo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.