amandita 0 Denunciar post Postado Junho 26, 2006 Bom dia! :D Como eu faço para selecionar o último cadastrado da tabela? A última linha cadastrada?? Se eu não em engano é "max" alguma coisa, não é? O.o Não em lembro e não consegui encontrar no google... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/upset.gif Se alguém puder me ajudar... =D Obrigada! Amanda Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Motta 645 Denunciar post Postado Junho 26, 2006 Depende da estrutura da tabela. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
alphamek 2 Denunciar post Postado Julho 5, 2006 Diferente de quem usa ADO, que existe função LAST, dentro do Oracle existe 2 soluções. 1 - Utilizar SEQUENCE, assim irá conseguir posicionar o cursor no último registro da tabela. 2 - Na estrutura da tabela, colocar um campo DATE ou TIMESTAMP para posicionar o último registro. Abraços, :lol: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Rafael Costa 0 Denunciar post Postado Julho 5, 2006 Com certeza usar um campo datetime é uma boa opção, como já sugerido pelo alphatec, mas caso você tenha na tabela uma chave primária seqüencial, você pode fazer o select por ela utilizado a função max citada por você. Por exemplo: Suponhamos que a chave primária da tabela seja o campo cd_cliente, na tabela cliente, e que este seja um seqëncial, ou seja, 1º cliente = 1, 2º cliente = 2, 3º = 3....... Neste caso o último cliente terá o maior código, correto? Neste caso é só seguir o código abaixo. select campo1 , campo2 from cliente where cd_cliente = (select max(cd_cliente) from cliente); Neste caso estamos mandando o oracle selecionar o cliente que tem o maior código, mas como eu disse, só funciona se você tiver uma chave seqüencial. Abraços!! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites