Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

P.kopp

Textura e iluminação

Recommended Posts

Ola galera, eu to criando um onibus no 3d max. A modelagem eu ja terminei, porem eu tava atraz de uns tutoriais de textura metalica, eu conseguir achar varios, porem so para o brazil render ou para Vray. Esses renderes eu n possou, so o velho mray e o final render stage 1. Queria se alguem me passase algum tutorial bom, pode ser ate ingles. Vlw galera

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

No sub-fórum de tutoriais aqui tem um sobre pintura pra carros.Se não servir, eu posso tentar encotrar maisAbraços

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vi o o topico de pitura de carro eu achei mt bom, porem, to com um problema, qundo eu boto a textura metalica ela so fika bem com a luz ambiente, eu n entendo pq, quando eu boto uma serie de iluminção a textura fika mt estourada, " a iluminção n ta forte". Eu vou posta aqui uma imagem q eu fiz sem a textura metalica, mas ja renderizada, se alguem poder me ajuda para melhora. E saber da uma dica na iluminação e na textura vlw

Imagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post

ficou muiot bom o seu buzaotalvez quando você coloca um monte de luz fica estourado pq as luzas estao muito fortesou seja caso você ponha uma luz com o valor 1.5 e depois ponha uma com o valor .7 você ja vai ter 2.2talvez seja essse o problemaboa sorte

Compartilhar este post

Link para o post

Talvez a luz tenha ficado estourada pela imagem que você usou em reflection.A modelagem e a iluminação estão boas, mas eu to vendo que o ônibus não tem chão. Isso gera um "erro" de iluminação embaixo dele. Seria legal você puxar as edges pra formar o chão ou mesmo colocar um plane.E... muitos podem discordar, mas eu acho o "velho Mray" mais poderoso que o Vray. Tanto nele quanto no Scanline, os resultados serão um pouco melhores se você criar o chão como lhe disse, pq assim vai criar uma sombra mais consistente embaixo do ônibus.Quanto ao material, pode simplesmente aplicar um FallOff e um raytrace (nessa ordem) no canal Reflection que já fica legal.Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Eu apliquei a textura metalica. Porem que parece que perdeu um pouco de realismo. talves pq o formato do onibus seja meio quadradao ou pq eu n to acerto a iluminação vou postar a imagem para vcs me ajudarem.

OBS. que eu percebi que a lataria metalica, muda o tom da cor verdadeira q eu quero, ela fikou toda mas amarelada, eu queria q isso n acontecesse

Imagem Postada

ahhh quist, vou vou experimentar a aplica o fundo do onibus para ver se ajuda no realismo vlw

Compartilhar este post

Link para o post

A cor do oônibus com a textura metálica vai depender muito da imagem em reflection. E ficou meio estourada porque o valor do Speccular Level está alto demais.O que deixa o ônibus mais claro também é o cenário. O raytrace serve pra refletir o "mundo" em volta e, sendo tudo branco, esclaresse a cor.Se possível, posta uma screen do material pra gente tentar ajudar maisAbraços

Compartilhar este post

Link para o post

Ae galera é o seguinte depois de varias tentativas de textura deu nisso, eu acho q da para melhora mt mais, porem eu n sei se é as configurações q eu botei q n tao ajustadas ou pq to usando o scaline , ou pq o onibus tem esse formato qudrado n fika legal. Tb vou passar todas as configurações e imagem top da minha iluminação

Imagem Postada

Agora minhas configurações, help pls

Iluminacão :

Imagem Postada

Imagem Postada

Textura :

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post

E ae P.kopp...

Bom, pra melhorar eu vou dar uma dica. Quando você usa uma imagem pra simular reflexo neste canal, é melhor que seja uma HDRI, principalmente pra materiais metálicos.

Esse é o link pra download da imagem que eu usei no tutorial:

http://www.debevec.org/Probes/uffizi_probe.hdr

Outra coisa... Quando você usa uma imagem assim, é bom deixar os valores de Speccular Level e Glossiness do primeiro material do Shellac (Standard) em zero.

E a segunda cor do Fall Off deve ser mais escura que a primeira.

Dá pra conseguir um bom resultado também ser usar o Shellac:

-Abra um novo slot no material editor;

-Em diffuse, adicione o fall off como de costume, mas a segunda cor tem que ser mais escura que a primeira.

-Deixe os valores de Speccular Level e Glossiness padrão

-Adicione a imagem Uzzi_probe (do link) no canal reflection

-Por cima da imagem, adicione um material Raytrace, também no canal Reflection

-Mude o valor de Reflection pra 5

Tente fazer desta maneira.

Se ainda não conseguir, eu posto algumas screens pra você

Té mais

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.