Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Beraldo

Permissões de acesso a /vars/www

Recommended Posts

Estou tentando mover um arquivo para o diretório /vars/www, mas retorna um erro dizendo que não tenho permissão para alterar o conteúdo desse diretório.

Fui em Administração -> Usuários e Grupos e marquei todas opções como "permitidas", mas mesmo assim não deu. :(

O que estou fazendo de errado? Existe permissão para diretórios específicos (sou novo no Linux)?

valeu

abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou tentando mover um arquivo para o diretório /vars/www, mas retorna um erro dizendo que não tenho permissão para alterar o conteúdo desse diretório.

Fui em Administração -> Usuários e Grupos e marquei todas opções como "permitidas", mas mesmo assim não deu. :(

O que estou fazendo de errado? Existe permissão para diretórios específicos (sou novo no Linux)?

Qual distribuição esta usando?

Por padrão, o unico usuário que pode fazer este tipo de tarefa é o root.

Compartilhar este post

Link para o post

Há como fazer por ambos, pelo terminal ou interface gráfica.

O Ubuntu, sendo esta uma distribuição para usuário final, tem seu usuário root "desativado" por padrão, mas isto não lhe impede de ativá-lo, porém, a forma mais simples de fazer é usando o comando sudo, via terminal.

Isto faz com que você altere o ID da sessão, fazendo que que esta sessão se torne de outro usuário, quando não informamos um nome de usuário para o comando, este assume como sendo o usuário root.

Para um usuário ter permissão para usar o comando sudo é necessário que este esteja numa lista de acesso chamado sudoers, por padrão, no Ubuntu, o seu usuário já esta nesta lista.

Como abrir um navegador de arquivos com permissão de root?

(num terminal de texto dentor da sua interface gráfica)

$ sudo nautilus

Password: (aqui é a mesma senha do seu usuário)

Vai abrir um navegador de diretórios com permissões de root, caso esteja usando outro navegador de arquivos qualquer, basta usar o nome do programa. O Nautitus é o navegador de arquivos padrão do Gnome, que acompanha o Ubuntu.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.