Beraldo 864 Denunciar post Postado Julho 20, 2006 Estou tentando mover um arquivo para o diretório /vars/www, mas retorna um erro dizendo que não tenho permissão para alterar o conteúdo desse diretório. Fui em Administração -> Usuários e Grupos e marquei todas opções como "permitidas", mas mesmo assim não deu. :( O que estou fazendo de errado? Existe permissão para diretórios específicos (sou novo no Linux)? valeu abraços Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Julho 20, 2006 Estou tentando mover um arquivo para o diretório /vars/www, mas retorna um erro dizendo que não tenho permissão para alterar o conteúdo desse diretório. Fui em Administração -> Usuários e Grupos e marquei todas opções como "permitidas", mas mesmo assim não deu. :( O que estou fazendo de errado? Existe permissão para diretórios específicos (sou novo no Linux)? Qual distribuição esta usando? Por padrão, o unico usuário que pode fazer este tipo de tarefa é o root. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Beraldo 864 Denunciar post Postado Julho 20, 2006 estou usando o Ubuntu. Se eu tiver que fazer isso sempre como root, há como fazer pela interface gráfica ou só pelo Terminal? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Julho 20, 2006 Há como fazer por ambos, pelo terminal ou interface gráfica. O Ubuntu, sendo esta uma distribuição para usuário final, tem seu usuário root "desativado" por padrão, mas isto não lhe impede de ativá-lo, porém, a forma mais simples de fazer é usando o comando sudo, via terminal. Isto faz com que você altere o ID da sessão, fazendo que que esta sessão se torne de outro usuário, quando não informamos um nome de usuário para o comando, este assume como sendo o usuário root. Para um usuário ter permissão para usar o comando sudo é necessário que este esteja numa lista de acesso chamado sudoers, por padrão, no Ubuntu, o seu usuário já esta nesta lista. Como abrir um navegador de arquivos com permissão de root? (num terminal de texto dentor da sua interface gráfica) $ sudo nautilus Password: (aqui é a mesma senha do seu usuário) Vai abrir um navegador de diretórios com permissões de root, caso esteja usando outro navegador de arquivos qualquer, basta usar o nome do programa. O Nautitus é o navegador de arquivos padrão do Gnome, que acompanha o Ubuntu. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Beraldo 864 Denunciar post Postado Julho 20, 2006 é isso aí!! valeu!! :) deu certo abraço Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites