Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

RuleR

sobre Photoshop e gráficas

Recommended Posts

Bom é o seguinte, eu preciso imprimir um trabalho numa gráfica, mas a gráfica pede que eu mande o trabalho em formato .cdr do Corel e convertido em curvas, mas o problema que eu fiz todo o trabalho no photoshop e não sei mexer em praticamente nada do corel, somente o mais básico, eu até tentei exportar o psd e abrir no corel mas dai a opção de converter em curvas não da de clicar, não sei o pq disso... queria saber se alguem sabe como me ajudar, oq eu preciso fazer pra mandar o trabalho do jeito q eles pediram???

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

ruler...duas dicas:1ª liga pra gráfica e diz que teu trabalho está em imagem bitmap e não em vetor. pergunta pra eles se pode ser em TIF. se puder, basta salver uma cópia em TIF e pronto!mas garanta que a arte está no tamanho exatamente correto, cores em CMYK e resolução em 300ppi.***2ª o lance de CURVAS do corel se refere aos textos. como seu trabalho é apenas uma imagem não vai ter texto algum, concorda? então não tem nada mesmo para ser convertido em curvas. quando fizer algum arquivo no corel q tiver textos, aí sim você converte em curvas.***O pessoal da gráfica deve aceitar sua imagem bitmap mesmo... MAS caso eles digam q não, simplesmente importe aquele tif q você gerou no ps e pronto! evite PSD no corel, ok?abrassss

Compartilhar este post

Link para o post

Ae alx tipo meu trabalho é pra ser um outdoor, fiz no tamanho q a gráfica pediu o .cdr só q no psd, eles me pediram tamanho 16x48 cm, como seria um outdoor eles teriam q aumentar muito não??? e dai será q não da problema na minha imagem??

Compartilhar este post

Link para o post

Ae alx tipo meu trabalho é pra ser um outdoor, fiz no tamanho q a gráfica pediu o .cdr só q no psd, eles me pediram tamanho 16x48 cm, como seria um outdoor eles teriam q aumentar muito não??? e dai será q não da problema na minha imagem??

para não ter problemas, você terá q fazer um cálculo entre os dpis e a porcentagem de aumento que será aplicado no arquivo. considere tb a distância de visualização, que nesse caso deve ser no mínimo de uns 20m.calcule de maneira a seu arquivo ficar no tamanho final com 100 a 150 ppis. se não tiver foto, pode ser até menos, em torno de 50 a 80 ppis.é simples: se o resize for de 400%, feche seu arquivo com 600 ppis, que dividido por 4 chega em 150.

Compartilhar este post

Link para o post

brother...eles te pediram pra fazer no corel, pois não tem problema em aumentar os textos e logos, pois seriam vetores...agora como você fez no ps, deve se informar com eles, a resolução necessária pra você criar o arquivo em 10% do tamanho...por ex...tamanho: 16x48 cmresolução: 720 dpi...porque eles aumentam por lá e a resolução se encaixaria no necessário...entendeu?

Compartilhar este post

Link para o post

Peraí, galera!!!

Cada fornecedor tem um procedimento! Todas as vezes que fiz outdoor tive que mandar arquivo formatado de forma diferente... alguns pediam em 16x48 com 300ppi, outros pedima de outra forma...

Alguns pediam em 10% do tamanho com 150ppi... isso muda de fornecedor para fornecedor! Por isso que sempre falo:

PRA CADA TRABALHO QUE FOR REALIZAR, CONVERSE COM A EQUIPE DE PRODUÇÃO E TIRE TODAS AS DÚVIDAS!

Se os caras pedirem em GIF e negativo algum motivo deve ter! Não dá pra enviar de um jeito diferente do que os caras pediram e depois ter surpresa ao ver o outdoor espalhado pela cidade diferente do seu projeto na criação.

=)

Da mesma forma devemos saber usar as ferramentas! Tenho visto algumas pessoas usando PhotoShop para fazer texto, oras, PS é apenas para imagem bitmap. Nem precisa falar mais!

MAS

Como a sala é nova...

[*]Photoshop - imagens bitmaps

[*]CorelDRAW, Illustrator, Freehand - vetores, logotipos, desenhos

[*]PageMaker, InDesign, QuarkXpress, CorelVentura - paginação, diagramação, finalização

Se o projeto conta apenas com textos e elementos vetoriais, nada mais natural que mandar em vetor e 100% do tamanho, não acham???

Pra que limitar um desenho vetorial às condições de um bitmap??? Me parece despreparo! Detesto quando vejo alguém dizer: Faço TUDO no photoshop! É estupidez isso!

Quem aqui fecha arquivo no Photoshop???

Enfim... tô perdendo o foco... Unsharp Mask, please!!!

*

*

*

A projeto pode ser executado de formas diferentes. Fale com o seu fornecedor que a arte foi feita em PhotoShop e veja com ele como deve enviar. Provavelmente ele deve dizer que 16x48cm com 300ppi. O arquivo vai ficar grande, mas é o procedimento padrão deste fornecedor.

Aproveita e confirma se as cores são em CMYK e se deve ou não ter sangria a arte. Alguns Outdoors tem...

É isso!

Compartilhar este post

Link para o post

isso mesmo...a melhor forma de ter um trabalho satisfatório é saber como os fornecedores trabalham...e não dá pra fazer tudo no PS mesmo...

Compartilhar este post

Link para o post

pow eu gosto de fazer tudu nu ps mesmo, gosto das de camadass e da forma de organizacao e etc.. mas se utlizo muitos textos nos arquivos simplesmente exporto pro ilustrator, e vetorizo o textos e etc... o cs2 tá f***.. acesso total compatibilidade total!

Compartilhar este post

Link para o post

ae olha só, eu só to pssando p/ lhe lembrar q o Corel ñ aceita arquivo psd, por isso salve como TIFF ou JPEG, acho melhor o TIFF, ele no meu modo de ver é o melhor p/ esse tipo de importação, ele ñ perde mta qualidade gráfica;)abraços e espero q possa ter ajudado em algo!!!

Compartilhar este post

Link para o post

...eu só to pssando p/ lhe lembrar q o Corel ñ aceita arquivo psd, ....

ahn?!? :blink: o Corel importa .psd sim, e até mesmo se você clicar e arrastar um psd pra dentro do corel ele aceita.estamos falando de Corel 12, ok?

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.