Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Tiago_Ribeiro

Alguns problems...

Recommended Posts

Tenho alguns problema no meu SO, Mandriva 2006 (Somento modo texto)1 - Nao to conseguindo, achar minha placa de rede(NOVA), apenas tenho a eth0 nao apareceu a eth1, como faria para instalar ela?3 - Quero formatar um HD de 20gb no linux, como fazer??? Desde ja agradeço...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

1 - Antes de mais nada, verifique se ela esta instalada corretamente com o comando lspci. Pelo que estou entendendo, você já tinha uma placa de rede e colocou uma segunda placa. A sua primeira placa esta funcionando normalmente, certo? Quando você rodar o comando lspci vai aparecer algo como:

0000:00:08.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL-8139/8139C/8139C+ (rev 10)

0000:00:12.0 Ethernet controller: VIA Technologies, Inc. VT6102 [Rhine-II] (rev 78)

Se aparecerem dois Ethernet controller sua placa esta instalada corretamente e identificada pelo sistema. Neste caso, continuaremos a configuração.

Você pode configurar o script de inicialização ou dar o comando direto na interface de rede, tipo:

ifconfig eth1 add 10.0.0.1 netmask 255.255.255.0 up

2 - Tem uma dúvida número 2? :)

3 - Formatar:

Primeiro você precisa particionar o disco, com uma ou várias partições, para o modo texto sugiro uma destas ferramentas: fdisk, cfdisk e parted. Quando estiver com sua partição criada, aí sim faremos a formatação. Neste ponto precisamos decidir qual o formato do sistema de arquivos que você vai usar, se for EXT3 você precisa ter o conjunto de ferramentas e2tools, se for usar ReiserFS você precisa ter o conjunto de ferramentas reiserfsprogs. Para formatar EXT3 use mkfs.ext3 e para formarar ReiserFS use mkreiserfs.

Exemplo de formatação ReiserFS:

# mkreiserfs /dev/hdc1

Compartilhar este post

Link para o post

Tente o comando:

ifconfig eth1 add 10.0.0.1 netmask 255.255.255.0 up

E em seguida liste suas interfaces novamente com o comando ipconfig.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo...

LSPCI -V

listou...

Funcionando...

00:01.1 Ethernet controller: Silicon Integrated Systems [SiS] SiS900 PCI Fast Ethernet (rev 82)		Subsystem: Silicon Integrated Systems [SiS] SiS900 10/100 Ethernet Adapter
Nao funcionando...

00:0b.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL-8139/8139C/8139C+ (rev 10)		Subsystem: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RT8139
Fiz o comando..

ifconfig eth1 add 10.1.1.8 netmask 255.0.0.0

Diz...

eth1: interface desconhecida: Dispositivo inexistente
E ai ideia???

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.