Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

J_Alvares

Biblioteca GD2 no php.ini para Linux

Recommended Posts

A instalação da Biblioteca GD2 para imagens está instalada em uma maquina Linux vs 4.3 Red Hat. Eu instalei o php 4 em formato (tar) para Linux, só que no php.ini não consta nada sobre essa biblioteca, apesar de funcionar normalmente para o restante de minhas aplicações. Eu já tentei instalar a versão 5 do php, mas deu erro. Alguém poderia me ajudar?Quero destacar que antes o teste que eu fiz do php 5 para as minhas aplicações, ainda era em servidor Windows 2003 Server. Agora instalá-lo em Linux não fiz ainda.Alguma dica?tk´s

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você esta fazendo a instalação manualmente? Digo, compilando o PHP?

Quais procedimentos você usou para instalar a versão 4? A principio, seriam os mesmos procedimentos.

Quando você tentou a instalação da versão 5, qual foi o erro especificamente?

Compartilhar este post

Link para o post

Você esta fazendo a instalação manualmente? Digo, compilando o PHP?Quais procedimentos você usou para instalar a versão 4? A principio, seriam os mesmos procedimentos.Quando você tentou a instalação da versão 5, qual foi o erro especificamente?

Não. Instalei direto do próprio CD Linux, mas eu fiz uma reinstalação da biblioteca GD2 no Linux de forma manual (baixei de um site), para ver se quando instalasse ele iria atualizar as configurações no php.ini, só que pelo jeito não deu certo essa tentativa. Penso também o seguinte, já que eu tenho a biblioteca GD2 no Linux, então vou configurar manualmente o php.ini. Só que aí é que está o problema, não tenho idéia do que é necessário alterar e acrescentar neste arquivo.E sobre o erro no php 5 que você me perguntou, não foi um erro especificamente no php, mas na solicitação de minhas aplicações buscando no php.ini a biblioteca GD2 para imagens.

Compartilhar este post

Link para o post

Não. Instalei direto do próprio CD Linux, mas eu fiz uma reinstalação da biblioteca GD2 no Linux de forma manual (baixei de um site), para ver se quando instalasse ele iria atualizar as configurações no php.ini, só que pelo jeito não deu certo essa tentativa. Penso também o seguinte, já que eu tenho a biblioteca GD2 no Linux, então vou configurar manualmente o php.ini. Só que aí é que está o problema, não tenho idéia do que é necessário alterar e acrescentar neste arquivo.

E sobre o erro no php 5 que você me perguntou, não foi um erro especificamente no php, mas na solicitação de minhas aplicações buscando no php.ini a biblioteca GD2 para imagens.

Bem, dependendo da versão das suas bibliotecas e sistema, esta não seria uma opção. Você mencionou algo sobre o RedHat, qual a versão exatamente desta sua distribuição?

Compartilhar este post

Link para o post

baixe o GD aqui http://www.boutell.com/gd/

Extraia os arquivos

tar xzf gd1.3.tar.gz

Entre no diretório criado, e digite

ln -s gd1.3 gd

Entre no "link" GD

cd gd

Crie os arquivos necessarios

make

Pra testar o GD, rode um demo dele

./gddemo

ele irá gerar um gif chamado demoout.gif

Entre no diretório do php

cd ../etc/php

Rode

./configure --with-apache=../httpd --with-mysql=/usr/local/mysql --enable-track-vars --with-gd=/usr/local/gd

Crie os arquivos e instale

make

make install

configure o php

cd ../httpd

make

make install

baseado em http://www.e-gineer.com/v1/instructions/in...he-on-linux.htm

espero ter ajudado

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, dependendo da versão das suas bibliotecas e sistema, esta não seria uma opção. Você mencionou algo sobre o RedHat, qual a versão exatamente desta sua distribuição?

É o Red Hat Enterprise Linux 4.3

Compartilhar este post

Link para o post

da uma olhada ai, no artigo naum dizia nada sobre distro, aqui funcionou no slack e no debian

Compartilhar este post

Link para o post

da uma olhada ai, no artigo naum dizia nada sobre distro, aqui funcionou no slack e no debian

Valeu ScornInPC, mas eu já possuo a instalação da biblioteca GD2 só que o meu problema está sendo com o php.ini, pois no Windows eu sei que descomento a linha extension=php_gd2.dll, agora para Linux o php.ini muda devido ser projetado para essa plataforma.O Linux não usa DLLs e por isso eu gostaria de saber qual é o arquivo a ser descomentado. Já procurei por GD dentro deste arquivo INI e não consta, pois ele não deve estar configurado. Antes que vocês digam: "Então instale!" rs, quero perguntar se eu configurar esse php.ini na unha, acrescentado as linhas necessárias dessa biblioteca GD2, funcionará? Estou pesquisando sobre isso a dois dias e não encontrei nada concreto, dei uma olhada no próprio site da PHP.NET e não relacionou também. Alguém tem alguma idéia?Lembrando que a biblioteca GD2 está instalada no Linux.tk´sAh...lembrando também que fiz a primeira vez pela instalação do CD Original, como o php.ini não constou nada sobre a biblioteca GD ou GD2, então fiz uma nova reinstalação direto do site oficial da GD. Agora tenho quero acrescentar as linhas de comando necessárias dentro do php.ini.Acho que essa breve descrição, acabou ficando mais claro do que eu quero!Valeu!tk´s

Compartilhar este post

Link para o post

./configure --with-apache=../httpd --with-mysql=/usr/local/mysql --enable-track-vars --with-gd=/usr/local/gd

essa linha vai configurar o php com o gd, da uma olhada no diretório do php, e ve se acha o arquivo configure

Compartilhar este post

Link para o post

Se o seu GD2 estiver instalado como módulo do PHP você pode usar substituir sua linha do PHP.INI por esta:

extension=php_gd2.so

Mas pelas informações que você esta passando, não da pra ter certeza se este procedimento vai funcionar.

Compartilhar este post

Link para o post

J_Alvares, você instalou o php da maneira mais complicada possível. Para instalar a versão mais recente do php (com gd2) e mysql no meu Ubuntu Linux, a única coisa que precisei fazer foi instalar os pacotes apache2, mysql-server-4.1, php5 e php5-mysql pelo Synaptic.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.