Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Dandolo

Processo Ensino-Aprendizagem

Recommended Posts

Sobre o Processo Ensino-aprendizagem. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/assobiando.gif

 

Eu sou um crítico feroz sobre esse assunto, como vocês verão (rs...). http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/devil.gif

Já trabalhei na área de pesquisa educacional, mais especificamente em Tecnologia Educacional (Ensino a Distância, Desenvolvimento de Software Educacional, etc). Durante 10 anos vivenciei esse ambiente, participando de diversos convênios com estabelecimentos de ensino, empresas, simpósios, etc.

Vai aqui uma crítica construtiva, não especificamente para a Universidade Estácio de Sá, que aliás é muito boa, mas contra o Sistema de Ensino Brasileiro em geral.

 

Vou escrever rapidamente e intuitivamente. <_<

 

Avaliações com a exigência memorização é um absurdo nos dias de hoje. Deve-se exigir do aluno habilidades cognitivas mais elevadas, tais como lógica de raciocínio, análises, análise crítica, criatividade, habilidade em aprender a aprender / desaprender, trabalhos em grupo, etc.

O ensino jamais deve ser opressor, para não criar aversão (trauma) do aluno ao conhecimento. Deve sim, ser agradável, lúdico, motivador, desafiador e criativo.

Não se deve reprovar um aluno, a não ser que ele seja um louco ou altamente displicente. Temos que ter aulas de recuperação. Importantíssimo.

Certa vez, um velho e grande judeu me disse, que em Israel não se reprovavam alunos, pois os mais fracos eram recuperados. Einstein foi um aluno problemático e era um gênio, e a história está cheia de fatos dessa natureza.

É bom lembrar, que os judeus detém 30% dos prêmios Nobel e eles são apenas 0,3% da população mundial.

Quantos prêmios Nobel o Brasil possui ? Zero. :wacko:

A falha, certamente está no nosso Sistema de Ensino.

Temos que passar a premiar os alunos mais criativos, elaboradores e pesquisadores, e não os acumuladores de volumes de conhecimentos (decorebões).

A Internet veio para fornecer o volume de conhecimento que os estudantes e profissionais necessitam. As pessoas devem aprender a trabalhar a matéria prima do conhecimento na resolução de problemas e na criação. Exigir a memorização dos alunos nos dias de hoje, é um atraso educacional terrível.

O Sistema Educacional dos países de primeiro mundo está calcado na Técnica do Debate, a fim de desenvolver o espírito de pesquisa e o pensamento crítico.

Uma simples avaliação escolar escrita vai medir o quê ? Mostra apenas o que o aluno não sabe, mas não o que ele sabe.

Vou contar outro caso para vocês muito interessante. :mellow:

Tive um amigo americano, que veio passar 3 anos no Brasil em uma missão governamental. O seu filho de 12 anos de idade fora estudar numa escola no Rio de Janeiro de altíssimo padrão. O americano e sua esposa passaram a reclamar do nosso ensino, pois o jovem era obrigado a estudar um grande volume de conhecimento; além disso, quando ia para casa levava muitos deveres. Resultado, a criança começou a ter pavor (trauma) de estudar, pois mal tinha tempo para brincar com seus amiguinhos. Nos EUA a criança tinha prazer de ir para a escola, e no nosso país, pavor.

O referido americano avaliou o nosso ensino como totalmente equivocado, pois entupia a criança de conhecimento, que na prática deveria ser acessado de livros e da internet, além de não desenvolver o raciocínio lógico, crítico, criativo. Aprender a pensar, como ele me afirmou.

Como sugestão, as Universidades Brasileiras deveriam repensar o seu Sistema Educacional, ministrando anualmente seminários e palestras sobre esse tema tão importante. Evidentemente, que todos os professores deveriam ser obrigados a assisti-las (rs...).

Professor de universidade deve ter uma didática de ensino bastante aprimorada; é o que se espera.

Para finalizar, gostaria de dizer que "O Aluno é o Rei", e não o professor. E vou até mais longe: Os professores reprovadores de alunos deviam passar por um curso de requalificação de Didática de Ensino, pois não sabem bem ensinar e /ou avaliar.

Professor bom, as avaliações de seus alunos deve ser acima de 6, caso contrário o objetivo educacional não foi alcançado, e a culpa do fracasso deve ser sempre do professor, pois o aluno é o cliente. O professor deve procurar se amoldar aos alunos, na minha opinião.

O professor conhece a Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner ? É Importante aplicar isso na prática.

O ensino em que participei, como aluno e professor, durante 38 anos da minha vida, os professores eram fiscalizados e cobrados pelos Técnicos de Ensino, e como. O Plano de Aula era sempre obrigatório e tinha que ter técnicas de motivação etc.

Outras sugestões para a Universidade: :P

- Implantação duma Divisão de Pesquisa.

O professor, além de ministrar aulas, deve desenvolver pesquisas científicas para a Universidade.

Vamos valorizar os mestres pesquisadores e criativos, assim como fazem os americanos.

Dá pra fazer isso sem problemas; sei disso porque já trabalhei nessa área, juntamente com pedagogos, psicólogos, estatísticos. Chagamos até a desenvolver um Manual de Ensino, bastante sofisticado para a época.

- Ensino à Distância via Internet- também tive uma boa experiência nessa área.

Até pessoal.

Dandolo - Estudante do Curso de Propaganda e Marketing. :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tive uma formação educacional rígida, dentro de certos princípios, além disso fui professor por vários anos e pesquisador da área educacional.Vou fazer aqui uma crítica construtiva referente ao ensino brasileiro.Não sou o dono da verdade e estou aqui dando apenas uma humilde opinião.Sou totalmente contra a qualquer tipo de reprovação de aluno, a não ser em casos excepcionais. Por exemplo: o aluno é louco e / ou indisciplinado. Mas para isso, a universidade deve adotar o Sistema de Recuperação em forma de aulas e trabalhos.O aluno não aprendeu o suficiente? Vai ter aulas extras, inclusive pagando por elas, evidentemente.Todas as provas devem ser com consulta - livre, pois quem decora é papagaio, psicopata ou altista.Pegadinhas em provas ? É uma palhaçada, sem dúvida, pois o objetivo da escola é de bem-ensinar o que interessa ao futuro profissional.Uma escola moderna não deve se preocupar em transmitir grandes volumes de conhecimentos aos seus alunos, pois estes se tornam logo obsoletos, e as bibliotecas e a internet estão aí mesmo para nos suprir do conteúdo necessário quando necessitarmos.Qual é missão da escola moderna ?Ensinar o aluno a :1) Aprender a aprender e ser autodidata;2) Aprender a desaprender;3) Quebrar os velhos paradigmas;4) Pensar logicamente;5) Desenvolver a criatividade e pensar intuitivamente;6) Interagir com o grupo na confecção de tarefas;7) Pensar criticamente;8) Argumentar, persuadir;9) Falar em público;10) Ser teórico-prático;11) Pesquisar, etc.O conteúdo programático acaba sendo assimilado naturalmente.E como o professor avaliaria os seus alunos ?Trabalhos em grupos; através da participação nas aulas (conceito) ; provas escritas de raciocínio com consulta - livre, mas sem pegadinhas.O grau ? Conceitos A, B, C e D. Quem for D, vai para a recuperação. E não precisa nem de prova na recuperação. Não vejo necessidade.Quem for criativo deve receber uma menção especial, pois temos que estimular esse aspecto no país.Nunca ganhamos um Prêmio Nobel. Que vergonha !O MEC é um problema muito sério, pois não orienta bem as nossas universidades, na minha opinião.Outra coisa, a universidade tem que estimular mais os seus alunos a se utilizarem do ambiente virtual(fórum, e-mail, bate-papo). Eu, como coordenador da minha turma estou tentando fazer isso.Para finalizar, gostaria de dizer que "O Aluno é o Rei", e não o professor. Em princípio, o Professor é sempre o culpado pelo não aprendizado de seus alunos. Não existe turma ruim, mas professores incompetentes.Professor que não sabe dar aula, tem que passar por um curso de didática de ensino, pelo amor de Deus!Tem professor que sabe muito para ele, mas tem dificuldade de transmitir o seu conhecimento. Fala rápido, em voz baixa, a turma não consegue acompanhar o seu raciocínio, não utiliza técnicas para motivar a turma, permitindo que os alunos durmam, deixam que os alunos coloquem seus os pés encima das carteiras, etc. Horrível !Aluno meu que colocasse os pés encima de carteiras eu expulsaria da sala. Moral e disciplina na sala de aula faz parte da formação. A sala de aula é um ambiente sagrado.O professor moderno deve ser um facilitador e um aluno mais experiente, pois o aluno pode saber eventualmente mais do que ele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.