Coin 0 Denunciar post Postado Agosto 26, 2006 Seguinte... Tenho uma maquina em minha rede, dedicada ao compartilhamento de arquivos. Ou seja, ela serve apenas como armazenamento, e as outras ficam lendo os arquivos dela. Porém o trafego é muito grande. Gostaria de saber qual a melhor distro do linux para isso. Detalhe importante, os computadores da rede são Windows, e isso não pode ser mudado. Eu estava usando o Windows XP SP2 apenas para testar este meu sistema, mas vi que ele tem um limite de cerca de 10 conexões, e não posso me prender a este limite. Alguem poderia me indicar a melhor distro para atender a estas minhas nescessidades? recaptulando: [*]Compartilhamento de arquivos em uma rede Windows [*]O computador será dedicado apenas a isso, ficará ocioso e sem nenhum programa instalado [*]Preciso de desempenho e estabilidade nesta tarefa. [*]Não pode ter limite de conexões. Desde já agradeço. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Coin 0 Denunciar post Postado Agosto 27, 2006 eu postei na sessão correta? ou deveria ter postado isso em redes, ou em outro canto?sou inexperiente nisso =/ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Agosto 27, 2006 Postou correto. :) Qualquer distribuição GNU/Linux pode resolver seu problema, o negócio esta no serviço que você vai instalar, no caso, para compartilhar arquivos com o Windows você precisa do servidor SAMBA. Distribuições indicadas: - Debian - Ubuntu Server - Fedora Core Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Coin 0 Denunciar post Postado Agosto 29, 2006 Nossa, nunca pensei que teria tantaaaa dor de cabeça com algo tão simples. Primeiro eu instalei o Ubuntu Server, foi até engraçado, pq eu simplesmente não fazia ideia de por onde começar já que se tratava de um simples console. Um amigo me aconselhou pegar um com interface gráfica, então peguei o Ubuntu Desktop. Apanhei muito mais do que esperava, mas no final após muito sacrificio encontrei os tutoriais certos para as coisas hiper simples que eu precisava fazer. Mas tudo bem, é de se esperar pois é a primeira vez que lido com Linux, sem falar nas diversas falhas minhas, até ai tudo bem. O problema mesmo foi no Samba ;\ esse ai eu lutei, lutei, pedi ajuda fiz tudo mas não deu =/ Nenhuma maquina conseguia acessar a maquina que tava com o Linux, alias conseguia sim mas pedia login e senha, e eu não fazia ideia do que por lá. E quanto a tentar acessar as maquinas Windows pelo Linux, eu nem faço ideia de como fazer isso. O comando "ping" funcionava perfeitamente, então dava pra saber que ela tava em rede. No fim das contas a LAN ficou parada por dois dias, e agora eu tou instalando o "Windows 2000 PRO" lá pra quebrar o galho ;\ Não... eu não desisti do Linux, ainda acredito que tenho mto a crescer e desenvolver junto com esse sistema, o unico problema foi que confiei nos comentarios como "Linux é muito mais facil de instalar que Windows" ou "Linux com interface gráfica tem tudo igual ao Windows e muito mais", bom as pessoas exageram e eu acabei me dando mal com isso por causa das expectativas. Não vejo a hora de me livrar de meu banco de dados "MSSQL" e migrar de uma vez pro Linux pra me dedicar ao sistema. Mas até lá, preciso de ajuda bem mastigada e que me der resultados rapidos pras coisas simples que preciso, como a rede nesse caso. Tudo que preciso é uma pasta compartilhada pela rede no Linux, para os PCs com Windows acessarem diretamente, sem por login nem senha e podendo fazer qualquer tipo de alteração na pasta sem a nescessidade de login ou qualquer permissão especial. o nome do grupo de trabalho é HOT, o IP do PC com Linux é 192.168.0.123 (sim, precisa ser esse) e o IP do Server da rede Windows é 192.168.0.1. Quero que todas as maquinas com IP 192.168.0.x (lá ficaria escrito 192.168.0.) possam acessar a tal pasta sem maiores burocracias, lembrando que todas elas estão no grupo de trabalho HOT. Se alguem poder me ajudar, eu fico extremamente grato, estou precisando MUITO disso, já que o Windows só permite 10 conexões simultaneas. Ah e como citei no post anterior, o numero de conexões precisa ser ilimitado, ou pelo menos um numero bem elevado. Desde já agradeço. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Coin 0 Denunciar post Postado Setembro 1, 2006 ...Se alguem poder me adicionar pra falar a respeito então... coin@hotmu.com.brabraços... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
MatheusWC 0 Denunciar post Postado Setembro 13, 2006 Olha cara, não tem muito segredo não.para tirar o pedir senha tem que alterar uma linha...muda a linha 'security = user' para 'securty = share' Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
gustavor 0 Denunciar post Postado Setembro 14, 2006 as coisas são simples, acontece q muita gente, na ânsia de enfiar linux em todo mundo, acabam fazendo demasiados elogios a ele e críticas a outros sistemas sem ter segurança do q falam.Sugiro q você instale um utilitário para o samba chamado "swat": ele é uma interace WEB q permite a configuração do samba. Assim, você pode modificar as configurações dele em qualquer computador da rede.Além do q o colega falou, você deve escolher um usuário q será o guest (convidado, q acessará a pasta indicada sem login nem senha). Esses conceitos tbem existem no Windows. A configuração do smb.conf ficaria mais ou menos assim:[global] netbios name = NOMEDASUAMAQUINA workgroup = SEUGRUPODETRABALHO security = SHARE guest account = root create mask = 0777 directory mask = 0777[pasta_compartilhada] path = /path/da/pasta read only = No guest ok = YesA configuração acima possivelmente é a mais absurda do ponto de vista da segurança, mas se estiver numa rede onde confidencialidade dos dados não é pré-requisito, isso aí funciona perfeitamente. É importante q você estude tutoriais do samba, ok?[]'s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites