Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

marvi

quey

Recommended Posts

Ola pessoalÉ o seguinte...Tenho alguns formularios e 3 tabelas, tabela cliente, tabela cursos e tabela matricula e gostaria de cadastrar os clientes na tabela adequada (ja faço isso), cadastrar os cursos (também faço), mas na tabela matricula terá dois campos o codigo do cliente e o codigo do curso para que eu possa relacionar eles nessa tabela matricula, veja como fiz, um exemplo:varcpf = Request.Form("cpf")sqlmatricula = "INSERT INTO cliente (cpf) values ('" & varcpf & "')"' até aí tudo bem....depois fiz o selectsqlselecao = "Select codigo_cliente from clientes where CPF='" & varcpf & "'"' pra fazer uma pesquisa depois e agora queria uma maneira para isso abaixosqlmatricula = "INSERT INTO matricula (codigo_cliente, codigo_curso) values ('" & ?? & "','" & ?? & "')"veja que acima eu quero na tabela matricula ligar o codigo_cliente com a coluna codigo_curso pois na tabela clientes ou cursos tem uma coluna chamada código que é autonumerico e é tb chave primaria...como fazer uma ligação automatica dessas duas chaves...o codigo do cliente que ta na tabela cliente com o codigo do curso que ta na tabela curso e unir na tabela matricula colocar isso automaticamente...pois tava tentando essa sequencia de query acima. Entendem?Obrigado! Preciso!Marcelo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Prezado marvi:Desconheço se é possível efetuar uma consulta no SQL com a cláusula INSERT INTO especificando 2 tabelas simultâneamente.Você não forneceu maiores detalhes da maneira como manipula suas tabelas de clientes e cursos (inserção dos dados no modo folha de dados? execução de consultas manualmente? execução de consultas através de formulários?) mas, para fazer o que pretende, aconselho a criar um formulário de matrícula contendo caixas de combinação (ou de listagem) que exibam as informações sobre clientes e cursos, bastando criar as consultas necessárias e declara-las como "origem da linha" dos componentes mencionados e exibir somente as colunas que interessam ao usuário, ocultando, por exemplo, os campos autonumeração, porém, especificando esses como "coluna acoplada". Fazendo isso, o usuário irá visualizar na combo (ou listBox) apenas o nome do cliente, em outra, somente o nome do curso, porém em ambos o valor real será os códigos respectivos, o que é tudo que precisa para abastecer sua consulta INSERT INTO.Espero que isso ajude a solucionar o seu problema.Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.