Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

p1r4t4

Quando devo utilizar Programação Orientada a Objeto?

Recommended Posts

Usei algumas vezes com intuito de aprender, porém eu não consigo ver a situação que realmente devo utilizar a programação orientada a objetos... um motivo claro que me leve a fazer essa escolha ao invés de uma função por exemplo.Se poderem me ajudar com dicas e exemplos eu agradeço.Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso vai ser relativo tb a linguagem de programação que você irá seguir, no caso de utilizar java por exemplo, precisa-se usar a POO, no caso do delphi pode-se aplicar POO mas na grande maioria dos casos não se utiliza...E se você quiser programar sempre OO pode programar, escolha sua, sempre precisa se ver o caso... dizem que o melhor é o POO... mas cada caso é um caso...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma grande vantagem da POO (entre outras) é a reutilização de código. Você pode criar uma classe e utilizá-la em vários outros programas e(ou) projetos. Também outros programadores vão poder utilizar suas classes.Você poderia criar uma classe de validação de cadastro, onde ela verificaria os campos de um formulário e depois mandaria as informações pro banco. Assim, sempre que tivesse uma situação onde precisaria verificar campos de formulário antes de dar um insert ou um update, você não precisaria criar códigos pra verificação, simplesmente criaria um objeto daquela classe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre há vantagens em usar OO, seja a linguagem que for (a não ser que esta não tenha suporte).

 

Em alguns casos, pode ser mais produtivo você fazer um projeto sem OO, mas quando você começa a implementar sua própria biblioteca ou até mesmo um Framework para os seus trabalhos rotineiros, sua produtividade vai ser bem maior do que desenvolver estruturado.

 

Vantagens reais:

- modelagem da aplicação;

- documentação;

- desenvolvimento em equipe;

- reutilização de código;

- padrões de projetos;

 

Na maioria das vezes, iniciar um projeto OO é sempre mais complicado, por isto, muitos acabam nunca desenvolvendo seus projetos OO e ficam sempre escrevendo os mesmos projetos, N vezes... quando "você" vê que esta repetidamente fazendo as mesmas coisas, talvez, seja o momento de gastar um pouco mais de tempo e escrever seus projetos OO.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.