Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

André Roque

luz(raytrace shadow) + ambient occlusion - mental ray

Recommended Posts

Amigos, há algum tempo venho tentando combinar a suavidade das sombras do ambient occlusion com a criação de uma luz para projetar sombra, mas não tenho conseguido êxito. Também gostaria de criar um brilho tipo specular, o occlusion parece não aceitar. Alguém já tentou fazer isso e conseguiu? Saberiam como posso atingir esse resultado? Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá André! Você teria alguma imagem que represente isso que você quer fazer? Ajudaria bastante a entendermos como você quer que fique, exatamente...Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Quist, sempre presente. Cara, não tenho a imagem não, mas tentarei ser mais claro. Imagine que você visualiza a fachada de uma casa, com o sol se pondo por detrás dela. Como o sol ainda está em cena, ele projeta luz na parte de trás da casa, o que gera uma sombra definida, que vêm na direção da câmera. Além dessa sombra definida, teria com o ambient occlusion um soft sadow para dar realismo a cena. Esse é o efeito. Combinar esses dois estilos de sombra. Sacou?Cara, espero ter conseguido passar a idéia. Valeu aí pela força.

Compartilhar este post

Link para o post

Pô, quist, não poderia ser mais isto do que isto. (risos)É exatamente essa combinação que desejo fazer, meu nobre. Juntando ambient occlusion + uma mr area, por exemplo. É que quando uso a sky light, para gerar radiosidade com fg, fica muito pesada a cena. Além do mais, não sei se é por falta de intimidade, mas sempre acho que as sombras da sky light ficam falsas demais. Fiz a loucura de pegar uma luz fotométrica com area light e abri-la por sobre toda a extensão da sombra. As sombras ficaram legais, mas precisaria aumentar muito o sample da luz para retirar os pontilhados que ficam. Foi então que parti para ambient occlusion + alguma luz direcional. Se você souber juntar esses dois elementos e tiver como passar, vai quebrar um galhaço, camarada.Abração e até mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Q linnndo esse contra luz Quist!caraca!!!! você manja msmo da parada!!!!!!mó papo de alto nivel aki e eu me metendo.. rsrsrSHOW cara!queria entender um pouco de 3D pra usar ans minhas artes!!ainda consigo!!

Compartilhar este post

Link para o post

Hehe.. vlw Pantoja! Essa cena é bem antiga, um dos primeiros contests do Imasters q rendeu.André... Tentei de td aqui e não consegui nada satisfatório. Infelizmente mesmo o occlusion precisa de uma fonte de luz secundária pra aparecer no render. Tentei até com Dirty Map, mas nd. Parece que o jeito é usar Sky com Fg mesmo ou int usar o Occlusion da maneira q você fez, com uma luz sobre toda a cena.Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Hehe.. vlw Pantoja! Essa cena é bem antiga, um dos primeiros contests do Imasters q rendeu.André... Tentei de td aqui e não consegui nada satisfatório. Infelizmente mesmo o occlusion precisa de uma fonte de luz secundária pra aparecer no render. Tentei até com Dirty Map, mas nd. Parece que o jeito é usar Sky com Fg mesmo ou int usar o Occlusion da maneira q você fez, com uma luz sobre toda a cena.Abraços

mas quist pelo q entendi ele quer EXATAMENTE assim como a cena q postou!ali voce usou o q?PS. fico aki so poescando mas to antenado em tudo... hehe qdo eu começar mesmo a mexer com 3D ja terei "a base" hehehhe

Compartilhar este post

Link para o post

É isso aí, Pantoja. Disse tudo. O efeito que desejava, Quist, era exatamente esse que você fez, sendo que as soft shadows geradas pelo ambient occlusion, sacou?

Tive que finalizar a imagem da outra maneira mesmo. Gasta um bom tempo pra renderar em 800x600. Cerca de 40 minutos.

A dramaticidade que você deu, deixando a frente da casa na penumbra eu não podia fazer. Esse cenariozinho tem um cunho didático. Serão aplicados personagens 2D sobre ele e, por isso, precisava estar todo bem iluminado. O trampo foi no custo benefício mesmo. Dêem uma olhada como ficou. Ah, o estilo é pra ser bem simplezinho mesmo. Abraços.

http://www.andreroque.com.br/casa_teste.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Saaalve pessoal, esse quist eh PHO... pois eh XD! c's estão cada vez melhores! parabens pra todos daqui do 3D iM.abração procês!jD

Compartilhar este post

Link para o post

Ahuaha... tava sumido, Juca!Pois é André, pra esse tipo de trabalho não podia ficar escuro daquele jeito mesmo. Parece que o único jeito que simula a realidade é com FG mesmo =/Demora, mas fazer o q né?A propósito, curti o trabalho!Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu, meus amigos. Uma hora ou outra a gente acha o pulo do gato e consegue o que estamos procurando. Um forte abraço e valeu pela busca conjunta.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.