Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

marcio.theis

Cientistas produzem silício supercondutor

Recommended Posts

Pesquisadores franceses conseguiram transformar o silício em material supercondutor.

 

Dada a onipresença do silício nos aparelhos eletrônicos atuais, isso poderá, no futuro, abrir caminho para o uso de supercondutores em computadores e outros equipamentos.

 

O processo consiste basicamente em dopar o silício com boro até que ele atinja a supercondutividade. Essa possibilidade já havia sido prevista na teoria, mas nunca tinha sido demonstrada na prática. Até hoje, ninguém havia conseguido inocular uma quantidade suficiente de átomos de boro.

 

Os pesquisadores do Centre National de la Recherche Scientifique, localizado em Grenoble, na França, criaram uma nova técnica para isso, descrita num artigo recente na revista científica Nature. Eles bombardearam uma lâmina de silício com raio laser pulsante. Ao mesmo tempo, lançaram um jato do gás cloreto de boro contra a superfície.

 

O laser de alta potência derrete o silício, possibilitando a entrada de uma grande quantidade de átomos de boro. Quando a lâmina se solidifica, o boro fica aprisionado, modificando as propriedades elétricas do material.

 

Infelizmente, a supercondutividade só aparece quando o silício dopado é resfriado a 272,8 graus negativos. Os cientistas reconhecem que, para que essa tecnologia possa ser usada na prática, é preciso que a supercondutividade seja obtida numa temperatura bastante mais alta que essa.

 

 

Fonte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Infelizmente, a supercondutividade só aparece quando o silício dopado é resfriado a 272,8 graus negativos.Fonte

Nossa, próxima do zero absoluto. Provável que o custo de produção desse nova liga seja demasiadamente cara, mas o interessante é conseguir comprovar uma teoria....isso é muito bacana.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

muito interessante mesmomas irá demorá para usarmos nos computadorespelo menos eu nao vou usar um supercondutor num lugar mais frio que o lugar mais frio da terra

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.