Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Rafael Correa

Tempo de exposição / Velocidade do obturador

Recommended Posts

Para dar um início ao nosso novo Sub-Fórum, vou falar rapidamente sobre Tempo de Exposição, também chamado de Velocidade do Obturador.Basicamente, é o tempo em que o obturador da sua câmera fica aberto recebendo a luz, que vai formar a imagem.O tempo de exposição é determinado pela quantidade de tempo, em segundos, aliás, para ser mais exato em décimos, centésimos e até milésimos de segundo.É conhecido por uma fração, e pela letra "f", em minúsculo mesmo. Por exemplo, uma exposição lenta, de meio segundo, é conhecida por f/2, f=1/2 ou Tempo de Exposição = 1/2. Por outro lado, uma exposição rápida, pode ser uma de f/400 ou f=1/400.Em relação à nomenclatura, alguns costumam confundir. Um tempo maior de exposição, nos traz uma menor velocidade do obturador. Explique-se: se o obturador abre e fecha em uma velocidade maior, o tempo de exposição será menor. E se ele abre e fecha de forma mais demorada, o tempo de exposição será maior. Prefiro utilizar "tempo de exposição", pois fica mais fácil o entendimento prático, pois o resultado é em unidade de tempo: segundos.Esta regulagem, às vezes, não é tão fácil de ser encontrada em algumas câmeras compactas. Há câmeras que te disponibilizam de cara essa regulagem. Mas em outras, você deve ir testando algumas regulagens manuais, como por exemplo: foto noturna (geralmente uma lua), foto de paisagem (uma montanha), foto de fogos de artifício, foto de pessoa com paisagem noturna, etc... Todas essas regulagens utilizam tempos de exposição diferenciados.Vá testando essas opções, sempre olhando no Exif da foto o tempo de exposição. Se tiver dúvidas, olhe o manual de sua máquina, ou pergunte aqui que o pessoal pode ajudar. A regulagem automática da câmera, resolve nos casos mais simples, mas se você já tiver um conhecimento um pouco mais apurado, vai querer regular de forma manual...Seguem algumas dicas:1 - Se for fotografar paisagem à noite, ou algo que não esteja ao alcance do seu flash, pode ser que a câmera capte pouca luz. A esse fenômeno, damos o nome de "subexposição". Para evitar que isso aconteça, normalmente a primeira coisa a se fazer é aumentar o tempo de exposição. Mas também será preciso fixar a câmera, para que evitar as famosas tremidas.2 - Se for fotografar de dia, com bastante iluminação natural, ou artificial, o ideal é ajustar um tempo de exposição baixo, para evitar que a foto fique muito clara, com excesso de luz, ou "superexposta", em uma melhor linguagem. 3 - Se for fotografar objetos em movimento, se quiser uma foto bem estática dele, deverá ajustar um baixo tempo de exposição. Observe que se precisar fotos de objetos em movimento com pouca luz, terá de efetuar outros ajustes, como ISO, por exemplo.4 - Se quiser fotos em movimento, com aquela sensação de movimento mesmo, use um tempo de exposição compatível com a velocidade do "assunto" a ser fotografado. Há diversas técnicas, que podem ser debatidas em outro tópico mais adiante.5 - Pode-se explorar este recurso para composições diferentes, como por exemplo a visão da janela de sua casa à noite. Faça diversas fotos e veja como a simples mudança do tempo de exposição muda radicalmente as cores e o aspecto da fotografia.6 - Tenha um tripé. Há mini-tripés a menos de R$ 10,00. Assim como há tripés muito bons, com regulagens de altura, inclinação, rotação etc por cerca de R$ 60,00 a R$ 80,00. Mas se não quiser gastar, use objetos de sua casa como apoio, mas cuidado para a câmera não cair e quebrar. O barato pode sair caro.7 - Aquelas fotos noturnas com os rastros dos faróis dos carros, é feita com tempo de exposição alto. Faça testes e poste no Fórum de Exposição de Fotografias os seus resultados.8 - Para evitar fotos tremidas (com o simples apertar do disparador), utilize também o extensor do disparador, ou use o temporizador, aquele timer que todo nós já usamos para tirar fotos próprias, de vez em quando... :)9 - Para ajustar a intensidade da luz, a fim de evitar fotos "superexpostas" ou "subexpostas", utilize uma regulagem que a grande maioria das câmeras têm, chamada de Ajuste de Exposição, Valor de Exposição, Exposure Value, ou simplesmente EV. Trata-se de uma regulagem que vai de 2 a -2. Se a foto estiver subexposta, com pouca luz, regule o EV para números positivos, acima de ZERO. Ao ocntrário, se a foto estiver com muita luz, tente regular diminuindo o valor do EV para número negativo.10 - Só tome cuidado para não confundir o "f" do tempo de exposição, com o "F" da Abertura do Diafragma. Algumas pessoas acabam confundindo e regulando de forma indevida. Sobre este outro tema, abordaremos em outro artigo.Bom, acho que inicialmente já dá para dar uma esclarecida.Quem tiver mais dicas e sugestões, poste aqui que a gente pode editar o texto, adicionando sua contribuição.Comente, às vezes um comentário simples pode sanar a dúvida de outro colega...AbraçosRafael Correa

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

muitooooo bom.....abriu um pouco mais meu horizontel..... eu ja tinha lido algo antes e talmais muitos termos tecnicos.. ai fodeaqui nao tu explicou em uma linguagem muito fácil de entenderparabens 1

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente, a linguagem usada foi o legal.Rafael, e nas máquinas que não tem como eu "alterar" a abertura manualmente, qual a dica para eu poder utilizá-la ?

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro agradeço os elogios... Acreditem, eu fiz de coração, hahahahaha...Walace, aí que está a grande "problemática" da questão...Na grande maioria das máquinas compactas não temos esse tipo de regulagem manual.Então? Qual a saída? hehehe... É o seguinte, não vai ser aplicado a todos os casos, pois o tipo de regulagem muda em cada marca de câmera...Vou falar sobre como fazer regulagens de tempo de exposição da minha Sony T9... Pode ser que outras Sony seja diferente. Pode ser que um ou outro detalhe se assemelhe com outras marcas. Esse tipo de opção está disponível no mesmo lugar onde optamos por "Auto" (foto totalmente automática), Manual (mas não com regulagens diretas de tempo de exposição) e há também diversas figuras, exemplificando cenários ou situações de foto.Bom, vamos por exemplos...1 - A T9 tem uma opção que é a de tirar fotos de fogos de artifício. Neste tipo de foto, consegui chegar a tempos de exposição de f2", ou seja, consegui deixar o obturador aberto por 2 segundos. Regulando o EV, consegui chegar a uma marca de f8", ou seja, 8 segundos com o obturador aberto. Com esta regulagem consegui tirar fotos de rastro de faróis (sim, aquelas famosas), mas ainda não ficaram boas, pois minha máquina quando coloco nesta regulagem, ela coloca o foco automaticamente para o "infinito". Logo, só fotos à muita distância teoricamente ficarão boas.2 - Existe uma regulagem que é um bonequinho com um taco de golfe na mão. Com esta regulagem, o tempo de exposição fica muito curto, sendo que a velocidade do obturador fica bem rápida. Assim, exige-se que o ambiente esteja bem iluminado, pois o tempo de captação de luz fica bem curto. Consegui f=1/250, ou seja, o tempo de exposição foi de 0,004 segundos (4 milésimos de segundo).Com esta regulagem, consegue-se fotos de objetos em movimento, como veículos, animais, esportistas, etc. Mas lembre-se de fotografar com iluminação abundante, como dias claros, por exemplo, sob risco de a foto sair "subexposta".Basicamente, esses são dois exemplos fáceis de perceber mais ou menos do que a câmera é capaz.Uma boa sugestão, é desligar o Flash automático. Se você desligar o flash (raio com um traço no meio), a câmera vai jogar um tempo de exposição maior, pois irá "pensar" que a luminosidade do ambiente será menor.Outra boa sugestão é a de colocar um pedaço de papel preto, ou algum objeto preto ou escuro dentro do "quadradinho", no meio da tela, que mede a luminosidade e a distância para focar. Assim, a máquina interpreta que o ambiente está escuro, e necessita de um tempo maior de exposição. Atente para o detalhe que o objeto deverá estar na mesma distância do "assunto" a ser fotografado, assim, engana-se somente a leitura da luminosidade, deixando o foco no local correto... Mas treine bastante, quem sabe os resultados não começam a aparecer rápido...Na realidade eu tenho muita teoria, mas na prática acabo ficando "preguiçoso" de aplicar algumas boas técnicas... Espero ter ajudadoAbraçosRafael Correa

Compartilhar este post

Link para o post

ah da pra fazer fotos bacanas com as compact mesmo sem configurações manuais....eu sei bem pq eu fazia o com a minha Olympus D-390 (2.1 mpxl) =Deu fazia bem desse jeito que o rafael disse.... mais sem saber toda essa teoria do que era... XD.... saia umas fotos bem bacanas.... pena que perdi todas na epoca.... ^^

Compartilhar este post

Link para o post

Hey! Pessoalmente, discordo da utilização da nomenclatura de "f" para o tempo de exposição.. é preferível usar apenas "500 avos de segundo", ou 1/500 segundos... Torna-se mais simples, uma vez que pode induzir em erro! De resto, está uma explicação simples e prática para quem está a iniciar! =)Sou estudante de fotografia! e um verdadeiro apaixonado pelo tema! =)Boas fotos a todos!

Compartilhar este post

Link para o post

eu tenho uma canon powershot is3, aonde nas configuracoes eu vejo isso dela? Ooo manual ta em ingles... e como meu ingles nao eh la essas coisas...

Compartilhar este post

Link para o post

olá erishk, eu tenho uma S3 IS tbm

pra tirar fotos ajustando os valores de abertura e exposição, coloque no modo M (manual) ai você muda a abertura apertando nas setas pra cima e pra baixo ( ^ diminui, V aumenta), pros lados você aumenta ou diminui o tempo de exposição ( < aumenta, > diminui).

pra VISUALIZAR essas informaçoes de abertura, iso, etc de uma foto que você já tirou (e ainda está na camera), selecione o modo pra visualizar as fotos, selecione a foto que você quer ver os detalhes e aperte DISP.

espero ter ajudado

abs

Compartilhar este post

Link para o post

olá erishk, eu tenho uma S3 IS tbm

pra tirar fotos ajustando os valores de abertura e exposição, coloque no modo M (manual) ai você muda a abertura apertando nas setas pra cima e pra baixo ( ^ diminui, V aumenta), pros lados você aumenta ou diminui o tempo de exposição ( < aumenta, > diminui).

pra VISUALIZAR essas informaçoes de abertura, iso, etc de uma foto que você já tirou (e ainda está na camera), selecione o modo pra visualizar as fotos, selecione a foto que você quer ver os detalhes e aperte DISP.

espero ter ajudado

abs

CARA EU TE AMO!!!!!

hauehuauhea tu nao so me ensinou como me ensinou mais ainda!!!!!!!! valeu mesmo manow!!! agora eh sair testando! :)

Compartilhar este post

Link para o post

relendo a materia depois de 6 meses.....eu estava confundidando o 'F' da abertura com o 'F' da velocidadepra mim o 'F' era somente para abertura e não pra velocidadeuma dúvida..... eu tenho uma Panasonic FZ-15.. ela não possui sapata então só uso o flash interno delapara fotos de dia sai uma beleza as fotoscomo ando fotografando alguns shows de algumas bandas na região, geralmente showssão em casas noturnas ... ou seja, escuro, iluminação colorida de palco, ambiente fechadoe minhas fotos estão ficando ruins, muito ruinsjá tentei varias regulagens e nada.... a unica que consegui foi usando ISO 400 mais ai fica com muito ruidotipo se eu aumento o tempo de exposição a foto sai nas cores como eu quero só que sai tremida, já que superexposiçãoé necessario um tripé, mais não da pra ficar andando com tripé no meio do show , convenhamosse eu baixo a velocidade a foto sai boa então, mais sai lavada sem capturar aquuuuuueeelllas coresgostaria de saber como regular melhor isso ?

Compartilhar este post

Link para o post

relendo a materia depois de 6 meses.....

eu estava confundidando o 'F' da abertura com o 'F' da velocidade

pra mim o 'F' era somente para abertura e não pra velocidade

Não vá continuar confundindo. O "f" minúsculo é tempo de exposição e o "F" maiúsculo é abertura.

10 - Só tome cuidado para não confundir o "f" do tempo de exposição, com o "F" da Abertura do Diafragma. Algumas pessoas acabam confundindo e regulando de forma indevida. Sobre este outro tema, abordaremos em outro artigo.

uma dúvida.....

eu tenho uma Panasonic FZ-15.. ela não possui sapata então só uso o flash interno dela

para fotos de dia sai uma beleza as fotos

como ando fotografando alguns shows de algumas bandas na região, geralmente shows

são em casas noturnas ... ou seja, escuro, iluminação colorida de palco, ambiente fechado

e minhas fotos estão ficando ruins, muito ruins

já tentei varias regulagens e nada.... a unica que consegui foi usando ISO 400 mais ai fica com muito ruido

tipo se eu aumento o tempo de exposição a foto sai nas cores como eu quero só que sai tremida, já que superexposição

é necessario um tripé, mais não da pra ficar andando com tripé no meio do show , convenhamos

se eu baixo a velocidade a foto sai boa então, mais sai lavada sem capturar aquuuuuueeelllas cores

gostaria de saber como regular melhor isso ?

Fotos noturnas com compactas são complicadas, mesmo. A melhor opção é colocar a câmera em prioridade de abertura e colocar a opção mais aberta possível (acho que na tua é 2,8). Aí, a câmera vai escolher a velocidade ideal. Outra opção é colocar em modo manual e abertura grande (2,8) e velocidade que você consegue sem tremer. Mesmo que fique um pouco escura, em casa, PS nela pra clarear. Eu descobri uma maneira bem legal de clarear a foto sem afetar os pixels. Eu sei que você manda bem em PS, mas qq coisa eu posto pra você ver.

Essa do ISO, na Panasonic é ruim mesmo, acima de 200. Na minha também. Ouvi dizer que as Fuji são bem melhores. Dá uma olhada nas configurações da tua câmera pra ver se tem possibilidade de configurar o tratamento do ruído. Na minha tem. Se tiver, aumenta o tratamento pra ver o que dá.

Compartilhar este post

Link para o post

uma dúvida..... eu tenho uma Panasonic FZ-15.. ela não possui sapata então só uso o flash interno delapara fotos de dia sai uma beleza as fotoscomo ando fotografando alguns shows de algumas bandas na região, geralmente showssão em casas noturnas ... ou seja, escuro, iluminação colorida de palco, ambiente fechadoe minhas fotos estão ficando ruins, muito ruinsjá tentei varias regulagens e nada.... a unica que consegui foi usando ISO 400 mais ai fica com muito ruidotipo se eu aumento o tempo de exposição a foto sai nas cores como eu quero só que sai tremida, já que superexposiçãoé necessario um tripé, mais não da pra ficar andando com tripé no meio do show , convenhamosse eu baixo a velocidade a foto sai boa então, mais sai lavada sem capturar aquuuuuueeelllas coresgostaria de saber como regular melhor isso ?

Fotos noturnas com compactas são complicadas, mesmo. A melhor opção é colocar a câmera em prioridade de abertura e colocar a opção mais aberta possível (acho que na tua é 2,8). Aí, a câmera vai escolher a velocidade ideal. Outra opção é colocar em modo manual e abertura grande (2,8) e velocidade que você consegue sem tremer. Mesmo que fique um pouco escura, em casa, PS nela pra clarear. Eu descobri uma maneira bem legal de clarear a foto sem afetar os pixels. Eu sei que você manda bem em PS, mas qq coisa eu posto pra você ver.Essa do ISO, na Panasonic é ruim mesmo, acima de 200. Na minha também. Ouvi dizer que as Fuji são bem melhores. Dá uma olhada nas configurações da tua câmera pra ver se tem possibilidade de configurar o tratamento do ruído. Na minha tem. Se tiver, aumenta o tratamento pra ver o que dá.
é eu tentei tirar no modo 'A' no ambiente mais como ela escolhe a velocidade acaba tentando compensar e joga 1/4 dando já qualquer RESPIRADA uma bela tremidafui fotografar um show esse fim de semana e usei 2.8 com várias velocidades mais as que ficaram boas ficaram LAVADAS, sei que da pra tratar depois mais nada com uma foto natural.......ai fuçando na camera e lendo outros (poucos) que tem a FZ15 vi um fotografo que ja teve uma falando que só usava 64 de ISO..... testei e deu um resultado muito bomtestei com ISO64.... abertura 2.8 e velocidade variando de 1/15 até 1.6 e ficou uma fotos melhoresah encontrei a opção que tu disse de diminuir ruidos.......ajudou tb.....

Compartilhar este post

Link para o post

é eu tentei tirar no modo 'A' no ambiente mais como ela escolhe a velocidade acaba tentando compensar e joga 1/4 dando já qualquer RESPIRADA uma bela tremida

Agora que você comentou em "compensar", lembrei que existe tb uma opção pra "compensar" a exposição. Eu nunca usei, mas eu sei que é bem comum nas câmeras. Você compensa "pontos" de exposição. Dá uma procurada que na tua câmera deve ter, pois até numa A75 de 3 MP que eu tinha, tinha essa opção.

Compartilhar este post

Link para o post

é eu procurei logo deposi que fiz o posta anterior.... sai fuçando denovo na câmera de 'cabo a rabo'e achei o Compensação de Exposição (+EV/-EV)ajudou bastante pq com iso baixo fica mais claro... agora se passar de ISO200 ai já granula muito, mesmo com aumentando o sharpenfutucando é que se aprende XDagora é esperar próximo show pra clicar

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.