Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

jocamo

Inserir texto em um shape

Recommended Posts

Estou há 2 meses aprendendo através de tutoriais a usar o 3dMax8.Sei que éum programa muito complexo, mas gostaria de fazer um modelo de troféu em acrilico ou vidro, com um texto na base simulando como se este texto tivesse sido escrito com lazer(esculpido). Como faço para aplicar este efeito, ou seja tranformar o shape box com texto em um elemento só para poder aplicar uma animação de rotação para sua visualização de todos os lados.Agradeceria se alguem me indicasse um link ou tutorial sobre isso.Valeu.PS. Instalei o plugin Vray no renderer parameters que dá o efeito de vidro e já sei aplicar isto.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que neste caso é melhor você fazer um mapa de relevo (em preto e branco) com o texto que você quer no Photoshop e aplicar no canal Bump.Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela resposta, mas como salvo esta imagem no photoshop(com que extensão...jpeg?, bmp????)Espero ainda por uma dica de tutorial ou link com este tipo de questão,pois sou iniciante neste mundo de 3d, mas quero aprender.Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Você faz o seguinte: Escreva o texto em preto sobre um brackground branco e pode salvar até em .psd, pois caso queira mudar alguma coisa depois é só editar rapidamente;

Para não precisar fazer um mapeamento complexo pra manter o Bump no seu lugar correto, você vai abrir o Sub-Object Polygon do seu troféu e selecionar as faces de onde terá o texto. Depois de feito isso, troque a ID dessas faces para 2;

Ainda com as faces selecionadas, inverta a seleção (crtl+I) e coloque ID 1.

Criando o material:

Abra o Material Editor (tecla M) e troque o Standard por um Multi/Sub-Object. Araste o seu material de vidro que já está pronto para os dois primeiros slots da lista que abriu e abra o segundo material.

Não conheço o Vray e não faço idéia de onde você irá adicinar o Bump, mas procure um canal com este mesmo nome (bump) e adicine um mapa Bitmap, procure sua imagem e clique em Abrir.

Só uma sugestão, como você disse ser iniciante, não aconselho começar com o Vray. Seria legal você entender as funções e os shaders padrões do Max primeiramente. Ele pode fazer muita coisa sozinho!

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

mas assim, não tem como literalmente "escrever"no Max?

Sim, tem! Mas daria um certo trabalho... Pra escrever, você pode ir em Create>Shapes>Text. Em muitos casos não dá certo, porque frequentemente o texto precisa fazer curvas sobre os objetos.

Estou dizendo que é impossível? De forma alguma... Mas seria bom você criar letra por letra e adicionar um Path Constraint na forma (no "caminho") que elas devem seguir (ou pode simplesmente posicionar as letras com o Move).

Não seria mais fácil fazer com o modificador bend? Infelizmente não! O texto do max não cria uma malha trabalhada, ou seja, o bend deformaria tudo...

Se alguém souber outra forma, compartilhe-a conosco!

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado quist, sou fã dos seus trabalhos em 3d. Se eu fizer dessa forma que você tá falando tem como eu dar um extrude no texto para ele adquirir 3 dimensões? mesmo que não fique perfeito eu gostaria de usar para "entalhar" um texto em outro objeto.

Desde já agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post

Nemesys, pode sim, contanto que o texto não tenha que fazer curvas, você pode digitar a palavra inteira e aplicar um modificador Extrude (ou Bevel, que tem alguma sopções extras, ou até mesmo o Shell).Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.