Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

alexandref

Outdoor?! Qual a resolução?!

Recommended Posts

Olá!Possuo uma camera Canon Rebel XT de 8 Megapixels, e gostaria de saber se consigo imprimir um outdoor padrão com uma resolução de 350dpi (com 37cm x 24cm) dos 8 mgpixels.Ou eu tenho que exportar uma imagem para 600dpi ou mais, para conseguir um melhor resultado?! Se alguém puder me dar uma luz...ficarei grato!Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

37cm x 24cm em 350DPI?certeza?geralmente impressões de outdoor usam menos DPI... as vezes 100, as vezes 72. você precisa verificar isso com o pessoal que vai fazer a impressão.agora, se a XT vai dar conta de um outdoor desses, creio que sim. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

li um artigo recentemente que diz que é preciso no mínimo uma resolução de 225 dpi, mas é aconselhável uns 300 dpi, mas acima disso não vejo grande diferença...o esquema é o seguinte:8 mp, é resultado da multiplicação de 3456 x 2304 px, que vai dar 7.962.624 pixels, a unidade mega significa milhão... por isso fica arredondado para 8 megapixel.agora.. para dpi, o esquema é o o seguinte.primeiro dpi é dots per inch, pontos por polegada. para ver a dimensão máxima que se pode chegar com 300 dpi o cálculo é o seguinte:3456 / 300 e 2304 / 300aqui será garantindo que haverá 300 pontos por polegada, garantindo uma imagem de alta resolução...essa conta vai dar o seguinte resultado:11,52 x 7,68, mas esse valor está em polegadas...convertendo 1 polegada = 2,54 centímetros:29,2608 x 19,5072 cm30 x 20 cm.... aproximadamente....o que não chega na medida que você gostaria....mas vamos fazer o caminho inverso:você tem 8 mp e precisa de 37cm x 24cm...14,56 x 9,44 em polegadas....agora...3456 / 14,56 e 2304 / 9,44dará:uma resolução aproximada de 250dpique já supera os 225 mínimos...acho que dá para fazer uma impressão bem razoável....espero ter ajudado...

Compartilhar este post

Link para o post

legal as contas carmolin ;)

mas olha, para impressão de outdoor grande... não sei se usam 225DPI não.

é muito para um outdoor.

a minha camera tem resolução de 6.2MP. O maximo que imprimi até hoje, foi fotos de 30x20cm, aí sim, usei em 300DPI, pois eram fotos...

mas em outdoor, axo que vão usar no máximo em 150DPI.

um colega meu, que tem uma 20D (8mp), imprimiu um cartaz, de uns 1x2metros e ficou muito bom.

O mais aconselhável, seria ir em uma grafica dessas que fazem a impressão dos outdoors, e ver em quantos DPI eles imprimem...

Compartilhar este post

Link para o post

em outro forum que participo um membro tava com uma duvida parecida e tal..... !

fabio lody

Bom, outdoors, banners, painéis por exemplo, devem ser previamente conversados com o fornecedor. Todos estes casos podem ser montados de formas diferentes. Muitos fornecedores de outdoor, por exemplo, preferem o arquivo em escala (16 x 48cm, se não me engano) à 300dpi. Outros recebem em 72dpi com outra escala...

Fora que podera variar inclusive a relação PPI, DPI e LPI

o ultimo que fiz ( de um cadidato ) utilizei 72

coxao prigunta

me diz o milagre que tu fez entao !

lody-tanga responde:

bom...vamos la..em media um outdoor em chapas galvanizadas tanto por estrutura de madeira ou metálicas é impresso em 32 ou 16 folhas de papel que são coladas em seqüência, formando assim uma unidade de imagem. Esse seria aquele modelo arcaico que alias em paises de primeiro mundo nao se usa mais...mas vamos la...a resolução de um escaneamento para materiais de sinalização como o outdoor...está diretamente relacionada com a distância de visualização do painel pelo leitor.

Então...quanto maior a distância a que o leitor está do painel, menor poderá ser a resolução da imagem.

aham... rs

Não há uma clara percepção de melhoria de qualidade quando se aumenta a resolução do escaneamento mais do que o necessário...fora que o arquivo fica pesado e há um aumento do tempo de processamento que, conseqüentemente, acarreta em aumento de custos da impressão do trabalho.

mas basicamente ..depende do teu fornecedor e do tipo de mákina q ele trabalha, é sempre melhor consultá-lo...

espero ter ajudado...

abraççç

ao so uma coisa..eu encontrei uma tabelinha na net..

pra auxiliar com relacao a distancia como comentei:

Distância Resolução(dpi)

1 metro 36

2 metro 24

3,5 metro 18

5 metro 12

8 metro 9

+ que 8 metros 6

embora alguns fornecedores tenham um padrao de fechamento..envio de arquivo..como eu falei independente da distancia do outdoor...

converse com o fornecedor

eu achei bem interessante essa parada de MT x DPI !!!

bom espero ter ajudo com ajuda de outro heahehae !

Compartilhar este post

Link para o post

Po galera, valew mto mesmo...jah aliviou a minha preocupação...mas ainda sinto que não chegamos em um ponto final...acho que essa historia de resolução digital ainda está muito nova...os problemas vão desde de fabricantes diferenciados até distâncias a serem visualizadas...sei lah...mas penso assim...mas mesmo assim valew pelas pessoas que tiveram paciencia!!abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Sei que este topico jah eh de tempo, mas soh pra contar....Sempre que mando fazer impressoes de outdoors, eu mando na maior resolução da maquina SEM INTERPOLAÇÂO!ou seja, o arquivo não fica muito grande e eles podem alterar lah no tamanho q eles trabalham, pois cada grafica, tem uma solicitação...Salvo as exeções como nosso cliente que foi a Couromoda, As duas vezes que fizemos as fotos( 2006 e 2007), eles me pediram a foto em 42x60cm em 300dpi (se não me engano), porem com a imagem eles fizeram catalogos, fotos, tudo....mas soh por isto! se fosse soh pra outdoor, geralmente pedem para mim QUE SEJA 10% DO TAMANHO FINAL DA IMAGEM EM 300 DPI!ou seja, uma imagem de um outdoor de 3M por 2M, tenho que enviar uma foto 30cmx20cm em 300 dpiespero ter ajudado...abraço

Compartilhar este post

Link para o post

pra mandar em 300 dpi só se for em arquivo fechado...se mandar um JPG vai ficar gigantelembrando que nem toda grafica possui computadores ULTRA RAPIDOS pra abrir uma imagem de outdoor em 300dpio que acontece qndo você manda 30x20 é que eles interpolam o que acaba sendo 6 por meia duzia do que mandar ja cropado em 2M com dpi menor^^

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.