Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Claudio Escudero

jsf

Recommended Posts

Oi,Eu trabalhei +/- 2 anos em java para Desktop e nunca programei java para WEB.E aqui na empresa estão com um projeto novo para Web e estou querendo fazer em JSF (ouvi falar muito bem dele).Mas para ter certeza que estou indo no caminho certo, o que eu preciso para criar um "Aló Mundo" em JSF? Somente um TomCat e mais o q?O que eu estou começando a fazer aqui: Instalando o TomCat e depois procurar os Jars do JSF para colocar no classpath?Preciso mais de alguma coisa??Fora os plugins para o eclipse que vou procurar algum bom. Se alguem souber de algum para me recomendar.OBS: Eu tenho experiencia com Apache, não sei se ajuda em alguma coisa.Abraços,Claudio Escudero

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Claudio...

http://www.guj.com.br/content/articles/jsf/jsf.pdf

Acredito que este documento solucione todas as suas dúvidas...

A principio, você precisará do Tomcat, J2SE e as libs do JSF, o link para download esta no PDF.

Compartilhar este post

Link para o post

Todas as configurações de bibliotecas são no proprio Tomcat, apesar de você poder colocar nas variáveis de ambiente do sistema também.

Como você já deve saber, a instalação do Java tem um caminho para bibliotecas, mas o Tomcat também tem um caminho para bibliotecas, além das do Java, isto que pode acabar confundir um pouco.

O JSF é apenas um conjunto de bibliotecas, ou seja, é só copiar os arquivos dentro do diretório lib e... blaw.

Para entender melhor o funcionamento do JSF seria interessante que primeiro você escrevesse alguns códigos usando JSP, para usar o JSP basta ter o Tomcat instalado.

Daí é só desenvolver... Quanto a um plugin para o Eclipse, não conheço um gratuito que seja realmente bom.

Compartilhar este post

Link para o post

Todas as configurações de bibliotecas são no proprio Tomcat, apesar de você poder colocar nas variáveis de ambiente do sistema também.Como você já deve saber, a instalação do Java tem um caminho para bibliotecas, mas o Tomcat também tem um caminho para bibliotecas, além das do Java, isto que pode acabar confundir um pouco.O JSF é apenas um conjunto de bibliotecas, ou seja, é só copiar os arquivos dentro do diretório lib e... blaw.Para entender melhor o funcionamento do JSF seria interessante que primeiro você escrevesse alguns códigos usando JSP, para usar o JSP basta ter o Tomcat instalado.Daí é só desenvolver... Quanto a um plugin para o Eclipse, não conheço um gratuito que seja realmente bom.

:(Tem o WTP que é uma atualização do ecplise com novos recursos para Desenvolver p/ Web, incluindo JSF (só que não tem parte visual, pelo menos ainda não encontrei ehehehe) mas dá uma força com auto-complementação do código, ajuda bastante.Mas até agora não encontrei nada gratuito também...Cara, eu comprei um livro o Core JavaServer Faces do David Geary e Cay Horstmann editora Alta Books, tbm estou começando com este JSF e o livro tem ajudado bastante tbm.Se alguem conhecer um outro livro que tenha a integração de JSF com Ajax, ou só JSF, posta ae beleza?

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.