Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Guiga

ScrollPane......

Recommended Posts

beleza galera!!! Eu to querendo colocar umas fotos em um scrollpane (porque tem muita foto e eu nao quero lotar a tela inteira de fotos), mas eu nao sei como fazer isso ...... Tipo sao miniaturas que ao clickar em alguma delas aparece ela maior no meio!!!!! Thanks!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faz assim, monta sua foto na sua telinha aí, como você quiser que ela apareça dentro do scrollpane, pode juntar fotos, textos, simbolos, e tudo mais.

Feito tudo isso, você seleciona todo o conteudo e aperta a tecla F8 pra transformar tudo em um movieclip, daí vai abrir uma caixinha, você habilita lá o movieclip, e antes de clicar em OK, você vai ver uma caixinha lá "Export for action script" daí você ativa ela, e vai aparecer uma caixa lá como o nome de "linkage" pra você digitar algo, então voce pode escrever alí "menu_fotografias" (sem aspas), daí sim você salva o movieclip.

Depois disso você já pode deletar ele do palco, porque ele está armazenado na biblioteca, então você vai em window/ components, e abre a caixa de componentes.

Puxa o ScrollPane pro palco, dá um clique nele pra abrir as caixas de propriedades e a primeira linha dele será "Scroll content" (Se ele estiver triste, nem faça nada), daí nesse scroll content, você digita o nome que deu ao movieclip no linkage (menu_fotografias).

Daí você testa seu filme e o movieclip estará dentro do seu scrollpane.

Informações adicionais:

pra mudar cor da sua barra de scroll, definir fontes e etc, use essa action no frame, daí é só alterar as cores pelos valores numéricos.

globalStyleFormat.textSize = 10;

globalStyleFormat.textFont = "Verdana";

globalStyleFormat.textColor = 0x006600;

// Esses alteram a formatação de texto de um radioButton, por exemplo

globalStyleFormat.background = 0xEAFFEA;

globalStyleFormat.backgroundOutline = 0x006600;

globalStyleFormat.backgroundDisabled = 0x99CC99;

//

globalStyleFormat.face = 0x99CC99;

globalStyleFormat.scrollTrack = 0xEAFFEA;

globalStyleFormat.arrow = 0xFFFF66;

globalStyleFormat.selection = 0x669966;

globalStyleFormat.selectionUnfocused = globalStyleFormat.selectionDisabled=0x99CC99;

//

globalStyleFormat.highlight = 0x99FF99;

globalStyleFormat.shadow = 0x99FF99;

//

globalStyleFormat.darkshadow = 0xCCCCCC;

globalStyleFormat.highlight3D = 0xCCCCCC;

//

globalStyleFormat.applyChanges();

abraço,

Carneirinho

Compartilhar este post

Link para o post

Mas depois como é que eu vou fazer pra transformar cada miniatura em um botão pra quando eu clickar em qualquer uma ela abra a grande? :huh: Thanks!!

Compartilhar este post

Link para o post

Você já conseguiu fazer o Scrollpane?

Pra transformar em um botão, você clica na foto no palco, aperta F8 e transforma ela em simbolo de botão, pra jogar elas no palco, você coloca um movieclip vazio no palco, na posição que você quer que a foto seje descarregada, e dá o nome de instancia pra ele de "carregar" (sem aspas), então você faz um loadmovie normal, faz uma pasta no seu servidor, com o nome de imagens, por exemplo, daí no botão você coloca a seguinte ação:

on (release) {

loadMovie("\"./imagens/imagem.jpg\"", "_root.carregar");

}

então a imagem será descarregada a partir da parte superior esquerda, ou seja, a ponta decima, do lado esquerdo da imagem ficará colocada no movieclip vazio.

qquer coisa poste aí novamente.

abraço,

Carneirinho

Compartilhar este post

Link para o post

Mas as fotos estao dentro do MC e ele esta na biblioteca, certo?\Pra eu fazer isso que você disse eu teria que editar esse MC.... e pra isso eu teria que criar uma instancia dele no palco. Pois quando eu vou na biblioteca e clicko em editar esse MC, ele nao deixa eu ver todas as fotos...O que eu faço?? :(

Compartilhar este post

Link para o post

Arrasta o movieclip pro palco, o movieclip do linkage, num tem instancia, instancia num é linkage.

Daí você arrasta ele, e dá dois cliques pra editar, alí vão aparecer as fotos, clica em cada uma e transforma em botão, daí volte pro palco e pode deletar seu movieclip, porque ele estará editado na biblioteca, entendeu?

abraço,

Carneirinho

Compartilhar este post

Link para o post

Olha carneiro, eu transformei as figuras em botoes mas o esquema é o seguinte: O scrollPane está dentro de um MC("aparecer"), que está na Cena...e dentro deste MC está também um outro MC("carregar"), onde estão as fotos grandes que irão aparecer quando eu clickar nas miniaturas..... Então como eu faria o "on (release)" de um destes botões pra eu poder carregar estas figuras grandes... Tipo dentro do MC "carregar" cada foto está num frame, certo?! Então eu tava tentando fazer com gotoAndStop(), mas tem que ter o caminho certo pro flash achar onde estao as fotos né?Please Help me!!!!!!! Thanks!!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, pode deixar que eu já resolvi o problema.... De qualquer forma obrigado por tudo!!Qualquer dúvida eu te falo, valeu.....! Thanks!! B)

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, vou te dar uma explicação rápida da sua duvida, mesmo sabendo que você já resolveu.

No action script, o flash reconhece a timeline principal como "_root", então quando você quiser fazer um goto, pra um movieclip, mesmo estando em outro, você dá um nome de instancia pra ele e dá o caminho assim

_root.nomedainstancia.ação, se você usa o painel de ações no modo normal, você terá que digitar isso na mão, pra isso você faz um evaluate pressionando ESC + EV (esc primeiro depois ev) daí ele vai formar uma linha em branco no seu código, já como o sinal de ; no fim da linha, então você só digita lá _root.seumoviceclip.gotoAndStop(numerodoframe), entendeu?

qquer coisa poste aí novamente Guiga.

abraço,

Carneirinho

Compartilhar este post

Link para o post

Carnerinho,

você sabe me dizer como faço um scrollpane, no qual a pessoa só de passar o mouse sobre a flexa de rolagem o scrollpane desça e suba automaticamente?

Pq tipo, nao sei nem se eh scrollpane na verdade....mais vi um que nao tem fundo nem a barra de rolagem...sao umas fotos na esquerda e uma flexa para cima e outra para baixo à direita! e só de passar o mouse ja funciona a rolagem manja?!

Espero ter ficado claro,

grato

RedASaga http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.