Aclaudios 0 Denunciar post Postado Dezembro 26, 2006 Olá pessoal. Estou implementando um sistema de acessibilidade como projeto de finalização de curso e achei interessante usar o algorítimo de predição baseado no T9, aqueles utilizados em celular, visto que o usuário não precisa soletrar a palavra, basta um toque numa tecla e uma das três ou quatro letras da mesma será usada e ao fim, por meio de predição, quase sempre a palavra desejada é montada de forma rápida. Esse algorítimo poderia reduzir o número de teclas a serem utilizadas por pessoas portadoras de necessidades especiais. Quem desejar dar uma olhada, veja uma demonstração em: http://www.t9.com/portuguese/ A cada toque de tecla caracteres loucos são gerados e ao fim da digitação a palavra desejada geralmente aparece. Gostaria de conhecer esse algorítimo. Agradeço desde já a atenção. Obs.: Já criei um banco de dados com mais de 30.000 palavras pra ser usado. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Rafael D 0 Denunciar post Postado Dezembro 26, 2006 Nó vei, muito doido esses sistema, ele só não acertaria as palavras mais incomuns, mto doido msm.Tb gostaria de ver o algoritmo no site n tem n?Esse T9 deve usar algum algoritmo de combinação, já que em uma tecla você pega todas as letras possiveis, com alguma consulta em bd das iniciais que você obteve na combinação... só uma teoria.. mas se alguem achar uma explicação ou um algoritmo bom, mandae pra nois ve Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Aclaudios 0 Denunciar post Postado Dezembro 27, 2006 Nó vei, muito doido esses sistema, ele só não acertaria as palavras mais incomuns, mto doido msm.Tb gostaria de ver o algoritmo no site n tem n?Esse T9 deve usar algum algoritmo de combinação, já que em uma tecla você pega todas as letras possiveis, com alguma consulta em bd das iniciais que você obteve na combinação... só uma teoria.. mas se alguem achar uma explicação ou um algoritmo bom, mandae pra nois veExatamente, você está certo. Esse negócio funciona levando em consideração a frequência com que as letras do nosso alfabeto ocorrem nas palavras do nosso idioma.Fiz um script vba do word para inserir num banco access todas as palavras existentes em documentos abertos. Daí submeti a este processos uma série de documentos com textos 'confiáveis'. No momento tem mais de 40.000 palavras no bd inclusive com a contagem de ocorrencias de cada uma. Uso esse parâmetro para a lista de sugestões.Como você falou o T9 usa mostra a palavra mais provável e provavelmente usa a frequencia de ocorrência de letras como um parâmetro. Por exemplo, obviamente "a", "e" e "o" devem ser as letras mais utilizadas na língua portuguesa do Brasil.Ainda estou interessado em usar isso, agradeço a todos mais sugestões. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Rafael D 0 Denunciar post Postado Dezembro 27, 2006 é mesmo, havia me esquecido das probabilidades. Mas não se pode esquecer que no caso do de 3 letras, ele n pega a mais provavel e sim todas as letras, faz algum calculo de combinação com as letras anteriores e a partir disso com algum calculo de probabilidade e consultas ao banco ele descobre a palavra. O problema é ficar fazendo toda hora as combinações sem perder a eficiencia. Ou ele faria as combinações baseado na probabilidade?Se bem que pensando bem, as vezes ele n pega as palavras e sim o número correspondente, por exemplo, a palavra "arroz" é o número 27769. Então baseado no numero da tecla e nas probabilidades de ocorrencia das palavras ele deve conseguir completar elas. tipo quando vocÊ digitar 277 ele já vai ver que "arroz" é uma possibilidade... acho que assim faz mais sentido Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
mainkiller 0 Denunciar post Postado Dezembro 10, 2008 oi amigos o meu prof de programação pediu me exactamente um programa igual a esse n ha maniera de me paxerem exe programa ??? vou deixar aqui o meu mail para adicionarem ou para me enviar desde ja obrigado cumprimentos bruno brunoperas_69@hotmail.com Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites