Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Teodorico

Propriedade não documentada

Recommended Posts

Olá,

Eu estava estudando um .fla que trabalha com máscara e num determinado momento, verifiquei que um símbolo de clipe de filme (que faz o papel de máscara) tinha o seguinte script anexado a ele:

onClipEvent (load) {	_root.xnew = _root.mask2._x+(2.62-1)*100/2;}onClipEvent (enterFrame) {	_x += (_root.xnew-_x)/10;}

Fiz uma pesquisa através do Movie Explorer, procurei no help, esmiucei todo o .fla e não encontrei nenhuma instância com o nome "xnew". Por acaso "xnew" é alguma propriedade que não está documentada?

Só para ilustrar, o filme é uma espécie de menu onde quando você clica no botão ele desliza horizontalmente (só aparecendo a região da máscara, claro) até chegar no objetivo clicado.

:huh:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

xnew aí no caso, parece que é uma variavel que está no _root , você não achou nada pelos frames?

Esse script é um caminho de matemática inverso, dá uma olhada:

_root.mask2._x + (2.62-1) *100/2

então se for uma variavel, ela vai pegar a posição de mas2 em x, somar 1.62, desse resultado multiplcar por cem, e do cem, dividir por 2, então o resultado disso será o xnew

por exemplo se a mascara estiver na posição 200 em x. ficaria assim:

_root.mask2._x + (2.62-1) *100/2

então fazendo as contas, o resultado sería 319.1

Só que tem umas contas doidas

porque o X vai adiconar o valor de xnew menos o valor de X, tipo se o X tiver em 200, ele vai adicionar

319.1 - 200 que é igual a 119.1 dividido por 10 que vai dar quase 12,

me diga uma coisa, pra que essa conta doida?

Compartilhar este post

Link para o post

Olá,

Para matar a curiosidade e facilitar a solução do problema, coloquei o arquivo para download.

Se alguém encontrar o "xnew" em algum lugar no arquivo fonte (além do script, claro!), por favor, me avise!

Se for mesmo uma variável, o _root.xnew significa que a variável xnew é local, ou seja, só vale para a linha de tempo principal?

;)

Compartilhar este post

Link para o post

Puts, só é Teodorico, faz assim pra testar a variavel, faz um campo de texto dinamico e coloca o nome da var de xnew, coloca ela no palco, e vai clicando nos botões pra ver o que acontece, só japones pra fazer um calculo desse e dar certo, acho que estou enlouquecendo, é hora de parar com tudo ...

abraço,

Carneirinho

Compartilhar este post

Link para o post

Aee pessoal,é o seguinte, esse "xnew" é uma váriavel criada no _root para controlar o movimento do movieclip mascarado, pra que ele faça aquele movimento deslizante, que vai diminuindo a velocidade até parar no lugar certo!Existem outras formas mais simples de se fazer isso, mas o programador, que como o carneirinho disse, devia ser japonês, quis fazer desse jeito. Não sei por que. Talvez com essa matemática aí, se obtenha um melhor resultado.Falow!!! :D

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.