Fábio Borin 0 Denunciar post Postado Fevereiro 7, 2007 Pessoal,Quero pedir desculpa pelas duvidas que estou expondo talvez pareça ser coisa obvia, mas é que ainda nao estou acostumado com o MUNDO Linux.A pouco tempo comecei a estudar firewall com linux e estou com uma dúvida.Para que as maquinas de minha rede interna possam navegar na internet eu preciso ter configurado o Roteamento, certo? entao tendo roteamento funcionando posso aumentar a segurança criando algumas regras com iptables. Mas ai surgiu a duvida para que eu possa fazer um melhor controle de sites acessados, permitir ou não alguns tipos de extensões para download posso fazer isso com o Squid, certo??? Para ter o squid funcionando eu preciso obrigatoriamente ter o IPTABLES configurado tambem ou isso não é regra???Se eu quiser somente ter o proxy, controle de uso da internet, msn e tal... . posso configurar somente o squid???Obrigado a todos. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Fevereiro 7, 2007 Sim, pode ter o proxy SQUID independente de ter um filtro de pacotes configurado pelo iptables. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Fábio Borin 0 Denunciar post Postado Fevereiro 7, 2007 Olá,Mas no caso de ter somente o squid a segurança da minha Lan não fica comprometida de alguma forma???E no caso de ter os dois serviços configurados, o iptables com regras para permitir o encaminhamento de solicitações de http para redes externas e tambem NAT, E ter tambem o squid configurado, qual deles fará o "trabalho" no momento que um cliente interno quiser navegar na internet?? Se usar o proxy configurado no navegador será o squid e se usar somente o gateway configurado sem proxy será o iptables???Obrigado Sim, pode ter o proxy SQUID independente de ter um filtro de pacotes configurado pelo iptables. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Fevereiro 7, 2007 Para este caso você pode configurar um "proxy transparente" que não passa de um redirecionamento de portas. Tudo que é enviado a porta 80, ou seja HTTP, é redirecionado a porta 3128, porta padrão do Squid. O iptables não é bem um serviço como o Squid, ele é apenas uma interface de configuração para aplicar regras de filtro de pacotes nas tabelas do kernel, ou seja, todo GNU/Linux instalado atualmente já vai com a tabela de filtro de pacotes em seu kernel, o que você precisa é usar o iptables para inserir as regras nestas tabelas. Você poderia, por exemplo, bloquear todas as conexões externas destinadas a sua máquina, isto se não houver necessidades de conexões externas. Se for o caso, você pode ir liberando por porta ou protocolo, e assim vai. Artigo sobre proxy transparente: http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verAr....php?codigo=381 Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
luiz humberto 0 Denunciar post Postado Fevereiro 24, 2007 Apenas fazendo um adendo nas respostas acima, o iptables atende todas as requisições das portas referentes aos protocolos tcp, udp e também o imcp, já o squid apenas as atende as portas 80 e 21 tcp. Ou seja, para proteger sua rede é indispensável a utilização do Iptables. Squid é apenas um filtro de url, com ajuda do DansGuard de conteúdo da página. Para finalizar o Iptables está a frente do squid, ou seja, o squid controla usuário internos referente as portas citadas a cima, já o iptables é tanto interno quanto externo.Abraços, Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites