Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

juniormatrix

"Buscar" apenas a primeira letra do campo

Recommended Posts

Olá

Estou desenvolvendo um pequeno sistema de Lista telefonica online para minha cidade. Naturalmente nos campos da tabela do MySQL existe um campo com os sobrenomes das pessoas, para facilitar a busca pelo numero através do sobrenome.

Neste sistema existe uma busca por ordem alfabética (por sobrenome). na página tem os links em cada letra. abaixo o link da letra A:

"http://www.xxx.com.br/resultado_oa.php?letra=a"

E na página de resultados (resultado_oa.php), no SELECT eu coloquei isso:

"SELECT * FROM lista WHERE lis_sobrenome LIKE '%$letra%' ORDER BY lis_sobrenome ASC";

Ele faz a busca no campo sobrenome, só que eu gostaria que o resultado exibisse apenas os sobrenomes com a letra inicial "a". Neste caso, exibirá também "Silva", pois a letra "a" está contida no sobrenome. Como faço para o MySQL buscar apenas a primeira letra do sobrenome?

Espero que tenham me entendido. Se puderem me ajudar, ficaria grato.

Abraços

Junior

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenta assim "SELECT * FROM lista WHERE lis_sobrenome LIKE '$letra%' ORDER BY lis_sobrenome ASC";

Compartilhar este post

Link para o post

pauloNão é a mesma. No meu código está assim: '%$letra%' e no código que ele me passou foi retirado o %. Ficou assim: '$letra%'ValewsJunior

Compartilhar este post

Link para o post

pauloNão é a mesma. No meu código está assim: '%$letra%' e no código que ele me passou foi retirado o %. Ficou assim: '$letra%'ValewsJunior

Ops... Verdade... Desculpe... (Tá vendo soh o q um simples sinal pode fazer? rsrsrsrs...) Mas deu certo?

Compartilhar este post

Link para o post

hehe foi nada...

Bom, como o juniormatrix não respondeu se deu certo ou não, meu caro Otata, você chegou a testar se isso deu certo? Pq é bom qdo uma solução é postada e a pessoa q está com o problema respondesse dizendo se deu certo ou naum, para podermos dar como "caso encerrado", manja? Pq se deu certo, fica arquivado aki e se algum dia alguém precisar de algo parecido, pelo menos tem uma solução parecida... rsrsrs...

Então, deu certo ou não? rsrsrs... Espero resposta! Abraço!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.