Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

edunai

relacionamento entre tabelas

Recommended Posts

Pessoa, estou desenvolvendo um sistema para video locadora de dvd e estou com uma duvida. Eu tenho uma tabela (CATEGORIAS ) que tem os campos cat_id, cat_nome e cat_valor e uma outra tabela (DVDs) com campos dvd_id, dvd_titulo e dvd_valor_locacao. Como faço para ao mudar o valor do campo cat_valor da tabela CATEGORIAS mudar automaticamente o campo dvd_valor_locacao da tabela DVDs? Por exemplo tem uma categoria chamada "Lancamentos" e ao mudar o valor de cat_valor, alterasse automaticamente o valor de dvd_valor_locacao de todos os registros de DVDs que fazem parte dessa categoria.Tem como fazer isso? Como?Obs: Estou usando Delphi 7 + Firebird 2.0 e componentes IBX

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

edunai,Primeiro você tem que ter um relacionamento entre as duas tabelas. Por exemplo: o cat_id é chave estrangeira na tabela DVDs pois, elas tem um relacionamento 1:N (UMA categoria tem N dvds, mais UM dvd tem tem UMA categoria). Uma duvida: o cat_valor tem o mesmo valor do que o dvd_valor_locacao?Se tiver o mesmo valor, não é necessario ter esse dois campos é só na hora da consulta puxar o valor pela categoria ou pelo dvd.Qualquer coisa estou ai.Vanessa

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.