Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Caligola

Soma dos positivos ,negativos e total com o uso do for

Recommended Posts

Olá Pessoal

Estou ainda no início do aprendizado de algoritmos e estou tentando fazer alguns exercicios para treinar , só que nao estou conseguindo saber onde estou errando nesse que vou colocar abaixo , se vcs puderem me ajudar , nao sei se é erro com as chaves .

Elabore um algoritmo que leia 5 numeros , armazena em uma variavel a soma dos numeros positivos em outra a soma dos negativos e em outra o total . No final mostre os valores.

var total ;

var vet[5];

var somapos; // variavel soma dos positivos

varsomaneg; // variavel soma dos negativos

para i=0 i< 5 i++ faça {

leia vet

se (vet >0 ou (vet =0 ) {

somapos =somapos + vet [ i];

}

imprima (somapos);

else {

somaneg = somaneg + vet [ i] ;

}

imprima (somaneg);

}

total = somapos +somaneg;

obrigado pelas sugestões

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dá uma olhada na lógica deste algoritmo:

algoritmo "Exercicio"// Função : Somar valores// Autor :  Vergil// Data : 09/03/2007// Seção de Declarações var   total, positivos, negativos, contador : inteiro   Numeros : vetor[1..5] de inteiroinicio// Seção de Comandos    positivos<-0   negativos<-0   para contador<-1 ate 5 faca		leia(Numeros[contador])				se(Numeros[contador] >= 0) entao			 positivos <- positivos + Numeros[contador]		senao			 negativos <- negativos + Numeros[contador]		fimse   fimpara      total<-positivos + negativos      escreva("Soma dos positivos: ", positivos, " Soma dos negativos: ", negativos, " Total: ", total)fimalgoritmo

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Pessoal

Estou ainda no início do aprendizado de algoritmos e estou tentando fazer alguns exercicios para treinar , só que nao estou conseguindo saber onde estou errando nesse que vou colocar abaixo , se vcs puderem me ajudar , nao sei se é erro com as chaves .

Elabore um algoritmo que leia 5 numeros , armazena em uma variavel a soma dos numeros positivos em outra a soma dos negativos e em outra o total . No final mostre os valores.

var total ;

var vet[5];

var somapos; // variavel soma dos positivos

varsomaneg; // variavel soma dos negativos

para i=0 i< 5 i++ faça {

leia vet

se (vet >0 ou (vet =0 ) {

somapos =somapos + vet [ i];

}

imprima (somapos);

else {

somaneg = somaneg + vet [ i] ;

}

imprima (somaneg);

}

total = somapos +somaneg;

obrigado pelas sugestões

Bem o que esta errado em seu algoritmo e bem simples

você SO CONSEGUE A SOMA DOS POSITIVOS DEPOIS DE TER VERIFICADO TODOS OS VALORES DO VETOR;

Entao você não pode mandar imprimir a variavel somapos enquanto o laço "para" não tiver sido devidamente executado

Espero ter ajudado

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.