Caligola 0 Denunciar post Postado Março 9, 2007 Olá Pessoal Estou ainda no início do aprendizado de algoritmos e estou tentando fazer alguns exercicios para treinar , só que nao estou conseguindo saber onde estou errando nesse que vou colocar abaixo , se vcs puderem me ajudar , nao sei se é erro com as chaves . Elabore um algoritmo que leia 5 numeros , armazena em uma variavel a soma dos numeros positivos em outra a soma dos negativos e em outra o total . No final mostre os valores. var total ; var vet[5]; var somapos; // variavel soma dos positivos varsomaneg; // variavel soma dos negativos para i=0 i< 5 i++ faça { leia vet se (vet >0 ou (vet =0 ) { somapos =somapos + vet [ i]; } imprima (somapos); else { somaneg = somaneg + vet [ i] ; } imprima (somaneg); } total = somapos +somaneg; obrigado pelas sugestões Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Vergil 15 Denunciar post Postado Março 9, 2007 Dá uma olhada na lógica deste algoritmo: algoritmo "Exercicio"// Função : Somar valores// Autor : Vergil// Data : 09/03/2007// Seção de Declarações var total, positivos, negativos, contador : inteiro Numeros : vetor[1..5] de inteiroinicio// Seção de Comandos positivos<-0 negativos<-0 para contador<-1 ate 5 faca leia(Numeros[contador]) se(Numeros[contador] >= 0) entao positivos <- positivos + Numeros[contador] senao negativos <- negativos + Numeros[contador] fimse fimpara total<-positivos + negativos escreva("Soma dos positivos: ", positivos, " Soma dos negativos: ", negativos, " Total: ", total)fimalgoritmo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Sopiseiro 0 Denunciar post Postado Março 16, 2007 Olá Pessoal Estou ainda no início do aprendizado de algoritmos e estou tentando fazer alguns exercicios para treinar , só que nao estou conseguindo saber onde estou errando nesse que vou colocar abaixo , se vcs puderem me ajudar , nao sei se é erro com as chaves . Elabore um algoritmo que leia 5 numeros , armazena em uma variavel a soma dos numeros positivos em outra a soma dos negativos e em outra o total . No final mostre os valores. var total ; var vet[5]; var somapos; // variavel soma dos positivos varsomaneg; // variavel soma dos negativos para i=0 i< 5 i++ faça { leia vet se (vet >0 ou (vet =0 ) { somapos =somapos + vet [ i]; } imprima (somapos); else { somaneg = somaneg + vet [ i] ; } imprima (somaneg); } total = somapos +somaneg; obrigado pelas sugestões Bem o que esta errado em seu algoritmo e bem simples você SO CONSEGUE A SOMA DOS POSITIVOS DEPOIS DE TER VERIFICADO TODOS OS VALORES DO VETOR; Entao você não pode mandar imprimir a variavel somapos enquanto o laço "para" não tiver sido devidamente executado Espero ter ajudado Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites